Palhaços de rua: transcorpografia na performance de dois vendedores de rua em Salvador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9615 |
Resumo: | 210f. |
id |
UFBA-2_6b70cf45ad67e04aea488b4827fb14f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/9615 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Araújo, Fábio César Lobato deAraújo, Fábio César Lobato deMartins, Suzana Maria Coelho2013-04-10T13:37:29Z2013-04-10T13:37:29Z2006http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9615210f.Esta dissertação atingiu três objetivos. O primeiro deles consistiu na tentativa em definir a atividade de vendedores ambulantes de rua como Performance do cotidiano. Para tal, buscouse fazer um paralelo da performance desses vendedores com a do Palhaço de Circo, a do Clown e a do Cômico dell? Arte do início do Século XVI. O segundo objetivo compreendeu a descrição e análises das performances de dois vendedores de rua da Cidade de Salvador. Finalmente apresentou-se um processo metodológico pertinente à abordagem artística do trabalho, pois a dissertação teve um caráter teórico-prático. Construiu-se um processo metodológico próprio para o desenvolvimento do trabalho de campo, a qual foi nomeada de Transcorpografia. Foi através da Etnografia que se fez a descrição da performance dos vendedores, levando-se em consideração o corpo, a voz e a música em seus trabalhos. Foi também através desse recurso que se fez a descrição da performance do pesquisador desenvolvendo a Transcorpografia, no habitat de trabalho dos vendedores pesquisados e no palco no espetáculo ?Uma Trilogia Baiana?. A pesquisa em fontes primárias e secundárias resultou no conhecimento de que esses artistas populares criam o seu próprio repertório de trabalho e que sua criatividade é utilizada como recurso de destaque para chamar a atenção do cliente-público. Percebeu-se igualmente, que a utilização de recursos como a Teatralidade e a Espetacularidade em suas Performances são essenciais para que este vendedor consiga vender mais, obtendo um lucro maior que outros vendedores que apresentam o mesmo produto. É a Teatralidade que transforma a performance desses vendedores ambulantes num ato espetacular.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-25T15:47:36Z No. of bitstreams: 1 DissertacaoComSeg.pdf: 4396853 bytes, checksum: ffaaf2d42a10a2bc4a850f7052435154 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães(ednaide@ufba.br) on 2013-04-10T13:37:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DissertacaoComSeg.pdf: 4396853 bytes, checksum: ffaaf2d42a10a2bc4a850f7052435154 (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-10T13:37:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DissertacaoComSeg.pdf: 4396853 bytes, checksum: ffaaf2d42a10a2bc4a850f7052435154 (MD5) Previous issue date: 2006SalvadorEtnografiaVendedor de RuaPerformancePalhaçoClownCômico dell'ArteTeatralidadeEspetacularidadeBaianedadeEtnocorpografiaPalhaços de rua: transcorpografia na performance de dois vendedores de rua em Salvadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação. Fábio AraújoDissertação. Fábio Araújoapplication/pdf4396853https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9615/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20F%c3%a1bio%20Ara%c3%bajoffaaf2d42a10a2bc4a850f7052435154MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9615/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTDissertacaoComSeg.pdf.txtDissertacaoComSeg.pdf.txtExtracted texttext/plain468968https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9615/3/DissertacaoComSeg.pdf.txtb14b71bb8b506b459e043c71fd64beecMD53ri/96152023-11-21 10:53:58.133oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-11-21T13:53:58Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Palhaços de rua: transcorpografia na performance de dois vendedores de rua em Salvador |
title |
Palhaços de rua: transcorpografia na performance de dois vendedores de rua em Salvador |
spellingShingle |
Palhaços de rua: transcorpografia na performance de dois vendedores de rua em Salvador Araújo, Fábio César Lobato de Etnografia Vendedor de Rua Performance Palhaço Clown Cômico dell'Arte Teatralidade Espetacularidade Baianedade Etnocorpografia |
title_short |
Palhaços de rua: transcorpografia na performance de dois vendedores de rua em Salvador |
title_full |
Palhaços de rua: transcorpografia na performance de dois vendedores de rua em Salvador |
title_fullStr |
Palhaços de rua: transcorpografia na performance de dois vendedores de rua em Salvador |
title_full_unstemmed |
Palhaços de rua: transcorpografia na performance de dois vendedores de rua em Salvador |
title_sort |
Palhaços de rua: transcorpografia na performance de dois vendedores de rua em Salvador |
author |
Araújo, Fábio César Lobato de |
author_facet |
Araújo, Fábio César Lobato de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Fábio César Lobato de Araújo, Fábio César Lobato de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Suzana Maria Coelho |
contributor_str_mv |
Martins, Suzana Maria Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnografia Vendedor de Rua Performance Palhaço Clown Cômico dell'Arte Teatralidade Espetacularidade Baianedade Etnocorpografia |
topic |
Etnografia Vendedor de Rua Performance Palhaço Clown Cômico dell'Arte Teatralidade Espetacularidade Baianedade Etnocorpografia |
description |
210f. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-10T13:37:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-04-10T13:37:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9615 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9615/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20F%c3%a1bio%20Ara%c3%bajo https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9615/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9615/3/DissertacaoComSeg.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ffaaf2d42a10a2bc4a850f7052435154 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 b14b71bb8b506b459e043c71fd64beec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459427539320832 |