Formação técnica em enfermagem nas escolas do SUS
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37616 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa que objetivou analisar como ocorre a formação técnica em enfermagem nas Escolas Técnicas do SUS da região Nordeste, Brasil, bem como caracterizar os cursos técnicos em enfermagem destas escolas e conhecer o Projeto Político Pedagógico e Planos de Ensino dos referidos cursos. Teve como lócus, portanto, as seis Escolas Técnicas do SUS da região Nordeste que ofertam o curso técnico em enfermagem e como fonte de dados, seus Projetos Políticos Pedagógicos e os Planos de ensino dos cursos técnicos em enfermagem. Para a coleta de dados, foram utilizados três roteiros estruturados constituídos de questões alusivas à caracterização dos cursos e aos aspectos pedagógicos da formação. A sistematização e análise dos dados ocorreu a partir da análise de conteúdo, na modalidade temática, conforme referencial de Franco, 2012. Emergiram três categorias, as quais sinalizaram que a formação técnica em enfermagem ocorre através da abordagem integrativa, a qual se constitui como tendência pedagógica, abordagem problematizada, configurando-se como caminho metodológico para o processo de ensino aprendizagem e avaliação qualificativa, que se conformou como potencializadora para o alcance das competências profissionais exigidas. Tal formação aponta para o compromisso com o SUS e a excelência profissional, à medida que fortalece a integração entre ensino-serviço comunidade, incentiva o estudante a ser proativo na busca pela construção do conhecimento, referencia o processo de ensinar-aprender nas reais demandas da população e do sistema de saúde e potencializa a aquisição e aprimoramento das competências necessárias para o exercício profissional. A pesquisa ainda assinalou que os cursos possuem características convergentes entre si, contudo, os documentos pedagógicos apresentaram fragilidade significativa no que concerne aos seus detalhamentos. Sugere-se que novos estudos sejam desenvolvidos, a fim de aprofundamento da temática e compreensão do objeto a partir de outras perspectivas. Ademais, ressalva-se o quanto é imperativo pesquisar e discutir sobre a formação técnica em enfermagem, uma vez que a enfermagem representa o maior contingente de trabalhadores do setor saúde e o técnico em enfermagem, em específico, corresponde a maior força de trabalho nesta área e é um dos principais responsáveis por prestar assistência direta ao indivíduo-família-comunidade. |
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2023-08-09T10:13:37Z2023-08-09T10:13:37Z2018-01-31https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37616Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa que objetivou analisar como ocorre a formação técnica em enfermagem nas Escolas Técnicas do SUS da região Nordeste, Brasil, bem como caracterizar os cursos técnicos em enfermagem destas escolas e conhecer o Projeto Político Pedagógico e Planos de Ensino dos referidos cursos. Teve como lócus, portanto, as seis Escolas Técnicas do SUS da região Nordeste que ofertam o curso técnico em enfermagem e como fonte de dados, seus Projetos Políticos Pedagógicos e os Planos de ensino dos cursos técnicos em enfermagem. Para a coleta de dados, foram utilizados três roteiros estruturados constituídos de questões alusivas à caracterização dos cursos e aos aspectos pedagógicos da formação. A sistematização e análise dos dados ocorreu a partir da análise de conteúdo, na modalidade temática, conforme referencial de Franco, 2012. Emergiram três categorias, as quais sinalizaram que a formação técnica em enfermagem ocorre através da abordagem integrativa, a qual se constitui como tendência pedagógica, abordagem problematizada, configurando-se como caminho metodológico para o processo de ensino aprendizagem e avaliação qualificativa, que se conformou como potencializadora para o alcance das competências profissionais exigidas. Tal formação aponta para o compromisso com o SUS e a excelência profissional, à medida que fortalece a integração entre ensino-serviço comunidade, incentiva o estudante a ser proativo na busca pela construção do conhecimento, referencia o processo de ensinar-aprender nas reais demandas da população e do sistema de saúde e potencializa a aquisição e aprimoramento das competências necessárias para o exercício profissional. A pesquisa ainda assinalou que os cursos possuem características convergentes entre si, contudo, os documentos pedagógicos apresentaram fragilidade significativa no que concerne aos seus detalhamentos. Sugere-se que novos estudos sejam desenvolvidos, a fim de aprofundamento da temática e compreensão do objeto a partir de outras perspectivas. Ademais, ressalva-se o quanto é imperativo pesquisar e discutir sobre a formação técnica em enfermagem, uma vez que a enfermagem representa o maior contingente de trabalhadores do setor saúde e o técnico em enfermagem, em específico, corresponde a maior força de trabalho nesta área e é um dos principais responsáveis por prestar assistência direta ao indivíduo-família-comunidade.This is a descriptive and exploratory documentary research with a qualitative approach that aimed to analyze how the nursing technical training occurs in the Technical Schools of SUS in the Northeast region, Brazil, as well as to characterize the nursing technical courses of these schools and to know the Political Pedagogical Project and Teaching Plans of these courses. Therefore, the study had as locus, the six Technical Schools of SUS of the Northeast region that offered the technical course in nursing and as data source, their Political Pedagogical Projects and the Teaching plans of the technical courses in nursing. For data collection, three structured scripts were used, consisting of questions related to the characterization of the courses and the pedagogical aspects of the training. The systematization and analysis of the data occurred from the content analysis, in the thematic modality, as referential of Franco, 2012. Three categories emerged, which indicated that the nursing technical training occurs through the integrative approach, which constitutes a pedagogical tendency, a problematized approach, being configured as a methodological path for the teaching-learning process and qualification evaluation, which conformed as a intensifier for achieving the required professional skills. This training points to the commitment with SUS and professional excellence, as it strengthens the integration between teaching-service-community, encourages the student to be proactive in the search for knowledge construction, reference the process of teaching-learning in the real demands of the population and of the health system and potentiates the acquisition and improvement of the necessary competences for the professional practice. The research also pointed out that the courses have convergent characteristics among them, however, the pedagogical documents presented significant fragility regarding their details. It is suggested that further studies be developed in order to deepen the theme and understanding of the object from different perspectives. In addition, it is important to research and discuss nursing technical training, since nursing represents the largest contingent of workers in the health sector and the nursing technician, in particular, corresponds to the largest work force in this field and is one of the main responsibles for providing direct assistance to the individual-family-communitySubmitted by Juliana Costa Ribeiro Barbosa (juliana.ribeiro@ufrb.edu.br) on 2023-08-07T15:58:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Dissertação EEUFBA - Juliana Costa Ribeiro Barbosa.pdf: 2764060 bytes, checksum: c96eeaeab27ade6b444e461299fb0aa0 (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2023-08-09T10:13:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação EEUFBA - Juliana Costa Ribeiro Barbosa.pdf: 2764060 bytes, checksum: c96eeaeab27ade6b444e461299fb0aa0 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-09T10:13:37Z (GMT). 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Juliana Barbosa.txtDissertação. Juliana Barbosa.txtExtracted texttext/plain225208https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37616/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Juliana%20Barbosa.txtbe3592cafa82102e56147427a229bb43MD54ORIGINALDissertação. Juliana BarbosaDissertação. 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