Do Teatro Vila Velha à Universidade livre: uma história da educação, corpo, cultura e liberdade no tempo presente
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36528 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar as possíveis relações entre as obras artísticas produzidas pelo Teatro Vila Velha no campo da linguagem do Teatro até o presente momento, em que abriga a Universidade Livre do Teatro Vila Velha considerando os elementos: Corpo, Cultura e Identidade e relacionando-os com a perspectiva da formação de cidadãos emancipados através de uma educação pautada na experiência construída a partir da cena teatral. Busca ainda identificar se há o desenvolvimento de um protagonismo do aluno/artista/cidadão, por meio de práxis pedagógicas, para que desenvolvam senso crítico, habilidades manuais e corporais, fomentando a tomada de atitudes práticas na perspectiva de uma mudança e da construção de questionamentos qualificados de paradigmas sociais e políticos que extrapolam a cena. Essas possíveis relações foram levantadas em entrevistas realizadas com atores e diretores que atuaram na produção artística e de formação do Teatro Vila Velha e que, por consequência, participaram da construção ideológica do espaço, além de professores, alunos e ex-alunos que atuam ou atuaram na Universidade Livre do Teatro Vila Velha, tendo por base a História Oral temática e algumas informações coletadas de documentos do próprio Teatro, que conta com matérias de jornais, vídeos, encartes, cartas, dentre outros, mas que sofre restrição nesse período de pandemia. A complexidade do universo de saberes que envolve o Teatro Vila Velha, não só como espaço artístico, mas também de formação, sem que isso necessariamente tivesse sido pensado de forma intencional, tem como pilar uma perspectiva histórica, que envolve os anseios dos fundadores na forma como enxergavam a arte e como queria apresentá-la, o ambiente político cultural dos últimos 55 anos, principalmente do momento de sua fundação, e a apropriação que foi realizada pelo público frequentador e usuário do espaço ao longo de sua existência, que é visto como um espaço com identidade própria, produção vanguardista e disruptiva. |
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Essas possíveis relações foram levantadas em entrevistas realizadas com atores e diretores que atuaram na produção artística e de formação do Teatro Vila Velha e que, por consequência, participaram da construção ideológica do espaço, além de professores, alunos e ex-alunos que atuam ou atuaram na Universidade Livre do Teatro Vila Velha, tendo por base a História Oral temática e algumas informações coletadas de documentos do próprio Teatro, que conta com matérias de jornais, vídeos, encartes, cartas, dentre outros, mas que sofre restrição nesse período de pandemia. A complexidade do universo de saberes que envolve o Teatro Vila Velha, não só como espaço artístico, mas também de formação, sem que isso necessariamente tivesse sido pensado de forma intencional, tem como pilar uma perspectiva histórica, que envolve os anseios dos fundadores na forma como enxergavam a arte e como queria apresentá-la, o ambiente político cultural dos últimos 55 anos, principalmente do momento de sua fundação, e a apropriação que foi realizada pelo público frequentador e usuário do espaço ao longo de sua existência, que é visto como um espaço com identidade própria, produção vanguardista e disruptiva.This research aims to identify and analyze the possible relationships between the artistic works produced by Teatro Vila Velha in the field of Theater language from its inauguration to the present time, which now, host the Universidade Livre do Teatro Vila Velha, considering the elements: Body, Culture and Freedom relating to the perspective of educate emancipated citizens through an education based on the experience built from the theatrical scene. It also seeks to identify whether there is the development of a protagonism of the student/artist/citizen, through pedagogical praxis, so that they develop critical sense, manual and bodily skills, encouraging practical attitudes in the perspective of a change and the construction of questions qualified of social and political paradigms that move beyond the scene to develop emancipation, freedom. These possible relationships will be carried out in interviews with actors and directors who worked in the artistic production and formation field of Teatro Vila Velha and the Universidade Livre do Teatro Vila Velha and who, consequently, contributed to the ideological construction of the space, based on Oral History and some information collected from documents from the Theater. The complexity of the universe of knowledge that involves Teatro Vila Velha, not only as an artistic space, but also as an educational place, is something that involves the wishes of the founders in the way they understand art and how they would like to present it, the political and cultural environment of the last few 60 years, and, above all, the construction of its images, which is seen as a space with its own identity, avant-garde and disruptive production.Esta investigación tiene como objetivo identificar y analizar las posibles relaciones entre las obras artísticas producidas por el Teatro Vila Velha en el campo del lenguaje teatral desde su inauguración hasta la actualidad, que ahora acoge la Universidade Livre de Teatro Vila Velha, considerando los elementos: Cuerpo, Cultura y Libertad en la perspectiva de educar ciudadanos emancipados a mediante de una educación basada en la experiencia construida desde la escena teatral. También busca identificar si existe el desarrollo de un protagonismo del estudiante / artista / ciudadano, a mediante de la praxis pedagógica, para que desarrolle el sentido crítico, las habilidades manuales y corporales, fomentando actitudes prácticas en la perspectiva de un cambio y la construcción de Cuestiones calificadas de paradigmas sociales y políticos que trascienden el escenario para desarrollar la emancipación, la libertad. Estas posibles relaciones se llevarán a cabo en entrevistas con actores y directores que trabajaron en el campo de la producción y formación artística del Teatro Vila Velha y la Universidade Livre de Teatro Vila Velha y que, en consecuencia, contribuyeron a la construcción ideológica del espacio, a partir de Historia Oral y alguna información recopilada de documentos del Teatro. La complejidad del universo del conocimiento que envuelve al Teatro Vila Velha, no solo como espacio artístico, sino también como lugar educativo, es algo que involucra los deseos de los fundadores en la forma en que entienden el arte y cómo les gustaría presentarlo, el entorno político y cultural de los últimos 60 años y, sobre todo, la construcción de sus imágenes, que se ve como un espacio con identidad propia, producción vanguardista y disruptiva.Submitted by Tiago Basto Cardoso (contato@tiagobasto.com) on 2023-01-19T23:08:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Dissertação de Mestrado - Tiago Basto Cardoso - Teatro, Corpo, Liberdade e Educação.pdf: 1484492 bytes, checksum: 79d50c1478463948d8b32322121fdf82 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2023-01-20T11:55:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação de Mestrado - Tiago Basto Cardoso - Teatro, Corpo, Liberdade e Educação.pdf: 1484492 bytes, checksum: 79d50c1478463948d8b32322121fdf82 (MD5) license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-20T11:55:59Z (GMT). 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O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar as possíveis relações entre as obras artísticas produzidas pelo Teatro Vila Velha no campo da linguagem do Teatro até o presente momento, em que abriga a Universidade Livre do Teatro Vila Velha considerando os elementos: Corpo, Cultura e Identidade e relacionando-os com a perspectiva da formação de cidadãos emancipados através de uma educação pautada na experiência construída a partir da cena teatral. Busca ainda identificar se há o desenvolvimento de um protagonismo do aluno/artista/cidadão, por meio de práxis pedagógicas, para que desenvolvam senso crítico, habilidades manuais e corporais, fomentando a tomada de atitudes práticas na perspectiva de uma mudança e da construção de questionamentos qualificados de paradigmas sociais e políticos que extrapolam a cena. Essas possíveis relações foram levantadas em entrevistas realizadas com atores e diretores que atuaram na produção artística e de formação do Teatro Vila Velha e que, por consequência, participaram da construção ideológica do espaço, além de professores, alunos e ex-alunos que atuam ou atuaram na Universidade Livre do Teatro Vila Velha, tendo por base a História Oral temática e algumas informações coletadas de documentos do próprio Teatro, que conta com matérias de jornais, vídeos, encartes, cartas, dentre outros, mas que sofre restrição nesse período de pandemia. A complexidade do universo de saberes que envolve o Teatro Vila Velha, não só como espaço artístico, mas também de formação, sem que isso necessariamente tivesse sido pensado de forma intencional, tem como pilar uma perspectiva histórica, que envolve os anseios dos fundadores na forma como enxergavam a arte e como queria apresentá-la, o ambiente político cultural dos últimos 55 anos, principalmente do momento de sua fundação, e a apropriação que foi realizada pelo público frequentador e usuário do espaço ao longo de sua existência, que é visto como um espaço com identidade própria, produção vanguardista e disruptiva. |
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