LUDICIDADE DO PALHAÇO CONTRIBUIÇÕES E CONVERGÊNCIAS COM A DANÇA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16541 |
Resumo: | Elabora-se neste trabalho uma compreensão de ludicidade como estados do corpo e uma reflexão sobre a utilização de ambos conceitos em práticas de dança. Estados do corpo são referenciados no entendimento de Antônio Damásio (2011), e impulsionada a discussão de estado de ludicidade a partir do entendimento de Cipriano Luckesi (2005). Adota-se o(s) ―estado(s) de palha o‖ e os processos de forma ão nessa arte, como referência e articulação. A escolha se justifica em decorrência das experiências de forma ão em palha o que permitem reconhecer ―estados de ludicidade‖ na pesquisa artístico-pedagógica. Questiona-se de quais maneiras os estados ludicidade do palhaço podem contribuir na construção de proposições de ludicidade para criação em dança. A fim de esclarecer o entendimento de palhaçaria que referencia a pesquisa, apresenta-se um breve panorama sobre palhaços formados pela tradição do circo e palhaços oriundos de situações de aprendizado que se configuram como um processo mais recente. Uma importante referência em metodologia de formação foi o trabalho desenvolvido e registrado pelo Lume Teatro, junto ao aporte conceitual elaborado por Luis Otávio Burnier (2009), uma vez que se configuram como um dos principais responsáveis na disseminação de novas formas de ensino-aprendizagem desta arte no Brasil. A partir do contexto gerado compreende-se a capacidade de jogar e a atitude profanadora como componentes da ludicidade do palhaço, sendo então, esses dois componentes definidos como eixos de pesquisa do palhaço para a dança, bem como se espera que resultem em material profícuo para o desenvolvimento da dança como área de conhecimento. |
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A fim de esclarecer o entendimento de palhaçaria que referencia a pesquisa, apresenta-se um breve panorama sobre palhaços formados pela tradição do circo e palhaços oriundos de situações de aprendizado que se configuram como um processo mais recente. Uma importante referência em metodologia de formação foi o trabalho desenvolvido e registrado pelo Lume Teatro, junto ao aporte conceitual elaborado por Luis Otávio Burnier (2009), uma vez que se configuram como um dos principais responsáveis na disseminação de novas formas de ensino-aprendizagem desta arte no Brasil. A partir do contexto gerado compreende-se a capacidade de jogar e a atitude profanadora como componentes da ludicidade do palhaço, sendo então, esses dois componentes definidos como eixos de pesquisa do palhaço para a dança, bem como se espera que resultem em material profícuo para o desenvolvimento da dança como área de conhecimento.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2014-10-30T13:46:27Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Denise Torraca.pdf: 827956 bytes, checksum: 0c762114123ede611f3ad87e2e58a46a (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2014-11-11T17:44:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Denise Torraca.pdf: 827956 bytes, checksum: 0c762114123ede611f3ad87e2e58a46a (MD5)Made available in DSpace on 2014-11-11T17:44:12Z (GMT). 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Elabora-se neste trabalho uma compreensão de ludicidade como estados do corpo e uma reflexão sobre a utilização de ambos conceitos em práticas de dança. Estados do corpo são referenciados no entendimento de Antônio Damásio (2011), e impulsionada a discussão de estado de ludicidade a partir do entendimento de Cipriano Luckesi (2005). Adota-se o(s) ―estado(s) de palha o‖ e os processos de forma ão nessa arte, como referência e articulação. A escolha se justifica em decorrência das experiências de forma ão em palha o que permitem reconhecer ―estados de ludicidade‖ na pesquisa artístico-pedagógica. Questiona-se de quais maneiras os estados ludicidade do palhaço podem contribuir na construção de proposições de ludicidade para criação em dança. A fim de esclarecer o entendimento de palhaçaria que referencia a pesquisa, apresenta-se um breve panorama sobre palhaços formados pela tradição do circo e palhaços oriundos de situações de aprendizado que se configuram como um processo mais recente. Uma importante referência em metodologia de formação foi o trabalho desenvolvido e registrado pelo Lume Teatro, junto ao aporte conceitual elaborado por Luis Otávio Burnier (2009), uma vez que se configuram como um dos principais responsáveis na disseminação de novas formas de ensino-aprendizagem desta arte no Brasil. A partir do contexto gerado compreende-se a capacidade de jogar e a atitude profanadora como componentes da ludicidade do palhaço, sendo então, esses dois componentes definidos como eixos de pesquisa do palhaço para a dança, bem como se espera que resultem em material profícuo para o desenvolvimento da dança como área de conhecimento. |
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