LUDICIDADE DO PALHAÇO CONTRIBUIÇÕES E CONVERGÊNCIAS COM A DANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Denise
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16541
Resumo: Elabora-se neste trabalho uma compreensão de ludicidade como estados do corpo e uma reflexão sobre a utilização de ambos conceitos em práticas de dança. Estados do corpo são referenciados no entendimento de Antônio Damásio (2011), e impulsionada a discussão de estado de ludicidade a partir do entendimento de Cipriano Luckesi (2005). Adota-se o(s) ―estado(s) de palha o‖ e os processos de forma ão nessa arte, como referência e articulação. A escolha se justifica em decorrência das experiências de forma ão em palha o que permitem reconhecer ―estados de ludicidade‖ na pesquisa artístico-pedagógica. Questiona-se de quais maneiras os estados ludicidade do palhaço podem contribuir na construção de proposições de ludicidade para criação em dança. A fim de esclarecer o entendimento de palhaçaria que referencia a pesquisa, apresenta-se um breve panorama sobre palhaços formados pela tradição do circo e palhaços oriundos de situações de aprendizado que se configuram como um processo mais recente. Uma importante referência em metodologia de formação foi o trabalho desenvolvido e registrado pelo Lume Teatro, junto ao aporte conceitual elaborado por Luis Otávio Burnier (2009), uma vez que se configuram como um dos principais responsáveis na disseminação de novas formas de ensino-aprendizagem desta arte no Brasil. A partir do contexto gerado compreende-se a capacidade de jogar e a atitude profanadora como componentes da ludicidade do palhaço, sendo então, esses dois componentes definidos como eixos de pesquisa do palhaço para a dança, bem como se espera que resultem em material profícuo para o desenvolvimento da dança como área de conhecimento.
id UFBA-2_6bc568f94c4b14b6a3f24bc46f29ecab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/16541
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Soares, DeniseSoares, DeniseRengel, Lenira PeralCastro, Fátima Campos Daltro deReis, Demian2014-11-11T17:44:12Z2014-11-11T17:44:12Z2014-11-112014-03-17http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16541Elabora-se neste trabalho uma compreensão de ludicidade como estados do corpo e uma reflexão sobre a utilização de ambos conceitos em práticas de dança. Estados do corpo são referenciados no entendimento de Antônio Damásio (2011), e impulsionada a discussão de estado de ludicidade a partir do entendimento de Cipriano Luckesi (2005). Adota-se o(s) ―estado(s) de palha o‖ e os processos de forma ão nessa arte, como referência e articulação. A escolha se justifica em decorrência das experiências de forma ão em palha o que permitem reconhecer ―estados de ludicidade‖ na pesquisa artístico-pedagógica. Questiona-se de quais maneiras os estados ludicidade do palhaço podem contribuir na construção de proposições de ludicidade para criação em dança. A fim de esclarecer o entendimento de palhaçaria que referencia a pesquisa, apresenta-se um breve panorama sobre palhaços formados pela tradição do circo e palhaços oriundos de situações de aprendizado que se configuram como um processo mais recente. Uma importante referência em metodologia de formação foi o trabalho desenvolvido e registrado pelo Lume Teatro, junto ao aporte conceitual elaborado por Luis Otávio Burnier (2009), uma vez que se configuram como um dos principais responsáveis na disseminação de novas formas de ensino-aprendizagem desta arte no Brasil. A partir do contexto gerado compreende-se a capacidade de jogar e a atitude profanadora como componentes da ludicidade do palhaço, sendo então, esses dois componentes definidos como eixos de pesquisa do palhaço para a dança, bem como se espera que resultem em material profícuo para o desenvolvimento da dança como área de conhecimento.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2014-10-30T13:46:27Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Denise Torraca.pdf: 827956 bytes, checksum: 0c762114123ede611f3ad87e2e58a46a (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2014-11-11T17:44:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Denise Torraca.pdf: 827956 bytes, checksum: 0c762114123ede611f3ad87e2e58a46a (MD5)Made available in DSpace on 2014-11-11T17:44:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Denise Torraca.pdf: 827956 bytes, checksum: 0c762114123ede611f3ad87e2e58a46a (MD5)FAPESBLudicidadePalhaçoDançaLUDICIDADE DO PALHAÇO CONTRIBUIÇÕES E CONVERGÊNCIAS COM A DANÇAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de DançaPrograma de Pós Graduação em DançaPPGDANCA-UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação Denise Torraca.pdfDissertação Denise Torraca.pdfapplication/pdf827956https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16541/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Denise%20Torraca.pdf0c762114123ede611f3ad87e2e58a46aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16541/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTDissertação Denise Torraca.pdf.txtDissertação Denise Torraca.pdf.txtExtracted texttext/plain234347https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16541/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Denise%20Torraca.pdf.txta8d88762250b649b537ac6801017d126MD53ri/165412022-06-29 14:37:37.962oai:repositorio.ufba.br:ri/16541VGVybW8gZGUgTGljZW4/YSwgbj9vIGV4Y2x1c2l2bywgcGFyYSBvIGRlcD9zaXRvIG5vIFJlcG9zaXQ/cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZCQS4KCiBQZWxvIHByb2Nlc3NvIGRlIHN1Ym1pc3M/byBkZSBkb2N1bWVudG9zLCBvIGF1dG9yIG91IHNldSByZXByZXNlbnRhbnRlIGxlZ2FsLCBhbyBhY2VpdGFyIAplc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2VuP2EsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdD9yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkYSBCYWhpYSAKbyBkaXJlaXRvIGRlIG1hbnRlciB1bWEgYz9waWEgZW0gc2V1IHJlcG9zaXQ/cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YT8/by4gCkVzc2VzIHRlcm1vcywgbj9vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnQ/bSBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvci9jb3B5cmlnaHQsIG1hcyBlbnRlbmRlIG8gZG9jdW1lbnRvIApjb21vIHBhcnRlIGRvIGFjZXJ2byBpbnRlbGVjdHVhbCBkZXNzYSBVbml2ZXJzaWRhZGUuCgogUGFyYSBvcyBkb2N1bWVudG9zIHB1YmxpY2Fkb3MgY29tIHJlcGFzc2UgZGUgZGlyZWl0b3MgZGUgZGlzdHJpYnVpPz9vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2VuP2EgCmVudGVuZGUgcXVlOgoKIE1hbnRlbmRvIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCByZXBhc3NhZG9zIGEgdGVyY2Vpcm9zLCBlbSBjYXNvIGRlIHB1YmxpY2E/P2VzLCBvIHJlcG9zaXQ/cmlvCnBvZGUgcmVzdHJpbmdpciBvIGFjZXNzbyBhbyB0ZXh0byBpbnRlZ3JhbCwgbWFzIGxpYmVyYSBhcyBpbmZvcm1hPz9lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHU/P28gY2llbnQ/ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3RyaT8/ZXMgaW1wb3N0YXMgcGVsb3MgZWRpdG9yZXMgZGUgcGVyaT9kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2E/P2VzIHNlbSBpbmljaWF0aXZhcyBxdWUgc2VndWVtIGEgcG9sP3RpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVwP3NpdG9zIApjb21wdWxzP3Jpb3MgbmVzc2UgcmVwb3NpdD9yaW8gbWFudD9tIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBtYXMgbWFudD9tIGFjZXNzbyBpcnJlc3RyaXRvIAphbyBtZXRhZGFkb3MgZSB0ZXh0byBjb21wbGV0by4gQXNzaW0sIGEgYWNlaXRhPz9vIGRlc3NlIHRlcm1vIG4/byBuZWNlc3NpdGEgZGUgY29uc2VudGltZW50bwogcG9yIHBhcnRlIGRlIGF1dG9yZXMvZGV0ZW50b3JlcyBkb3MgZGlyZWl0b3MsIHBvciBlc3RhcmVtIGVtIGluaWNpYXRpdmFzIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:37:37Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv LUDICIDADE DO PALHAÇO CONTRIBUIÇÕES E CONVERGÊNCIAS COM A DANÇA
title LUDICIDADE DO PALHAÇO CONTRIBUIÇÕES E CONVERGÊNCIAS COM A DANÇA
spellingShingle LUDICIDADE DO PALHAÇO CONTRIBUIÇÕES E CONVERGÊNCIAS COM A DANÇA
Soares, Denise
Ludicidade
Palhaço
Dança
title_short LUDICIDADE DO PALHAÇO CONTRIBUIÇÕES E CONVERGÊNCIAS COM A DANÇA
title_full LUDICIDADE DO PALHAÇO CONTRIBUIÇÕES E CONVERGÊNCIAS COM A DANÇA
title_fullStr LUDICIDADE DO PALHAÇO CONTRIBUIÇÕES E CONVERGÊNCIAS COM A DANÇA
title_full_unstemmed LUDICIDADE DO PALHAÇO CONTRIBUIÇÕES E CONVERGÊNCIAS COM A DANÇA
title_sort LUDICIDADE DO PALHAÇO CONTRIBUIÇÕES E CONVERGÊNCIAS COM A DANÇA
author Soares, Denise
author_facet Soares, Denise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Denise
Soares, Denise
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rengel, Lenira Peral
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Castro, Fátima Campos Daltro de
Reis, Demian
contributor_str_mv Rengel, Lenira Peral
Castro, Fátima Campos Daltro de
Reis, Demian
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Palhaço
Dança
topic Ludicidade
Palhaço
Dança
description Elabora-se neste trabalho uma compreensão de ludicidade como estados do corpo e uma reflexão sobre a utilização de ambos conceitos em práticas de dança. Estados do corpo são referenciados no entendimento de Antônio Damásio (2011), e impulsionada a discussão de estado de ludicidade a partir do entendimento de Cipriano Luckesi (2005). Adota-se o(s) ―estado(s) de palha o‖ e os processos de forma ão nessa arte, como referência e articulação. A escolha se justifica em decorrência das experiências de forma ão em palha o que permitem reconhecer ―estados de ludicidade‖ na pesquisa artístico-pedagógica. Questiona-se de quais maneiras os estados ludicidade do palhaço podem contribuir na construção de proposições de ludicidade para criação em dança. A fim de esclarecer o entendimento de palhaçaria que referencia a pesquisa, apresenta-se um breve panorama sobre palhaços formados pela tradição do circo e palhaços oriundos de situações de aprendizado que se configuram como um processo mais recente. Uma importante referência em metodologia de formação foi o trabalho desenvolvido e registrado pelo Lume Teatro, junto ao aporte conceitual elaborado por Luis Otávio Burnier (2009), uma vez que se configuram como um dos principais responsáveis na disseminação de novas formas de ensino-aprendizagem desta arte no Brasil. A partir do contexto gerado compreende-se a capacidade de jogar e a atitude profanadora como componentes da ludicidade do palhaço, sendo então, esses dois componentes definidos como eixos de pesquisa do palhaço para a dança, bem como se espera que resultem em material profícuo para o desenvolvimento da dança como área de conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-03-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-11T17:44:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-11-11T17:44:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16541
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Dança
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Dança
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGDANCA-UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16541/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Denise%20Torraca.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16541/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16541/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Denise%20Torraca.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0c762114123ede611f3ad87e2e58a46a
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900
a8d88762250b649b537ac6801017d126
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459489379090432