POESIA EM FORMA DE BLUES: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-AMERICANA EM POEMAS MUSICAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Solidade, Luana Lise Carmo da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17150
Resumo: Este trabalho consiste na análise de canções clássicas de blues norte-americanas produzidas na primeira metade do século XX (até a década de 1950) através do estudo da teoria da lírica afro-americana e do mapeamento da genealogia do blues como ritmo musical importante na construção identitária afro-americana. São analisados aqui o conceito de nação e a formação do discurso nacional estadunidense a partir de seu duplo elo (através da identidade e da diferença) com a construção do contra-discurso de um grupo subalterno. O documentário de Scorsese, The Blues (2003) é utilizado como ferramenta em busca de rastros para uma possível genealogia. A discussão é atravessada pelos estudos culturais e pela problematização pós-estruturalista acerca do conceito de representação: entender como as práticas culturais são construções que estão articuladas através de relações de poder. O corpus é constituído por oito canções, que foram escolhidas a partir de afinidades temáticas e estéticas entre as letras, em busca de registros de construção identitária e de uma narrativa nacional que foi invisibilizada pela perspectiva historicista. O recorte temporal da pesquisa busca estudar o fluxo cultural que posteriormente possibilitou o acontecimento e eclosão do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos.
id UFBA-2_6be4686b6f39dd068e5e2ef346f642f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/17150
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Solidade, Luana Lise Carmo daSolidade, Luana Lise Carmo daFrança, Denise Carrascosa2015-03-12T17:26:39Z2015-03-12T17:26:39Z2015-03-122014-12TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17150Este trabalho consiste na análise de canções clássicas de blues norte-americanas produzidas na primeira metade do século XX (até a década de 1950) através do estudo da teoria da lírica afro-americana e do mapeamento da genealogia do blues como ritmo musical importante na construção identitária afro-americana. São analisados aqui o conceito de nação e a formação do discurso nacional estadunidense a partir de seu duplo elo (através da identidade e da diferença) com a construção do contra-discurso de um grupo subalterno. O documentário de Scorsese, The Blues (2003) é utilizado como ferramenta em busca de rastros para uma possível genealogia. A discussão é atravessada pelos estudos culturais e pela problematização pós-estruturalista acerca do conceito de representação: entender como as práticas culturais são construções que estão articuladas através de relações de poder. O corpus é constituído por oito canções, que foram escolhidas a partir de afinidades temáticas e estéticas entre as letras, em busca de registros de construção identitária e de uma narrativa nacional que foi invisibilizada pela perspectiva historicista. O recorte temporal da pesquisa busca estudar o fluxo cultural que posteriormente possibilitou o acontecimento e eclosão do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos.Submitted by Colegiado de Letras - Língua Estrangeira Moderna ou Clássica 403 (cl403@ufba.br) on 2015-03-12T12:09:17Z No. of bitstreams: 1 TCC COMPLETO FINAL.pdf: 464146 bytes, checksum: ec7b954ba1ce0abef544fcf319cfbc65 (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2015-03-12T17:26:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC COMPLETO FINAL.pdf: 464146 bytes, checksum: ec7b954ba1ce0abef544fcf319cfbc65 (MD5)Made available in DSpace on 2015-03-12T17:26:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC COMPLETO FINAL.pdf: 464146 bytes, checksum: ec7b954ba1ce0abef544fcf319cfbc65 (MD5)LetrasBluesPoesiaEscrita de siNaçãoIdentidade Afro-americanaPOESIA EM FORMA DE BLUES: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-AMERICANA EM POEMAS MUSICAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisInstituto de LetrasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC COMPLETO FINAL.pdfTCC COMPLETO FINAL.pdfapplication/pdf464146https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17150/1/TCC%20COMPLETO%20FINAL.pdfec7b954ba1ce0abef544fcf319cfbc65MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17150/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTCC COMPLETO FINAL.pdf.txtTCC COMPLETO FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain175711https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17150/3/TCC%20COMPLETO%20FINAL.pdf.txt56ddf2c4ba44f0482fbc15019ed5f132MD53ri/171502022-07-05 14:03:35.262oai:repositorio.ufba.br:ri/17150VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc++/vW8gZGUgZG9jdW1lbnRvcywgbyBhdXRvciBvdSBzZXUgcmVwcmVzZW50YW50ZSBsZWdhbCwgYW8gYWNlaXRhciAKZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIApvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2Ye+/ve+/vW8uIApFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gCmNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnvv73vv71vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vu77+9YSAKZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8KcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHvv73vv71lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3Ryae+/ve+/vWVzIGltcG9zdGFzIHBlbG9zIGVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2Hvv73vv71lcyBzZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVw77+9c2l0b3MgCmNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW5077+9bSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byAKYW8gbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8KIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:35Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv POESIA EM FORMA DE BLUES: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-AMERICANA EM POEMAS MUSICAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
title POESIA EM FORMA DE BLUES: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-AMERICANA EM POEMAS MUSICAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
spellingShingle POESIA EM FORMA DE BLUES: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-AMERICANA EM POEMAS MUSICAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Solidade, Luana Lise Carmo da
Letras
Blues
Poesia
Escrita de si
Nação
Identidade Afro-americana
title_short POESIA EM FORMA DE BLUES: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-AMERICANA EM POEMAS MUSICAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
title_full POESIA EM FORMA DE BLUES: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-AMERICANA EM POEMAS MUSICAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
title_fullStr POESIA EM FORMA DE BLUES: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-AMERICANA EM POEMAS MUSICAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
title_full_unstemmed POESIA EM FORMA DE BLUES: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-AMERICANA EM POEMAS MUSICAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
title_sort POESIA EM FORMA DE BLUES: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-AMERICANA EM POEMAS MUSICAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
author Solidade, Luana Lise Carmo da
author_facet Solidade, Luana Lise Carmo da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Solidade, Luana Lise Carmo da
Solidade, Luana Lise Carmo da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv França, Denise Carrascosa
contributor_str_mv França, Denise Carrascosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras
topic Letras
Blues
Poesia
Escrita de si
Nação
Identidade Afro-americana
dc.subject.por.fl_str_mv Blues
Poesia
Escrita de si
Nação
Identidade Afro-americana
description Este trabalho consiste na análise de canções clássicas de blues norte-americanas produzidas na primeira metade do século XX (até a década de 1950) através do estudo da teoria da lírica afro-americana e do mapeamento da genealogia do blues como ritmo musical importante na construção identitária afro-americana. São analisados aqui o conceito de nação e a formação do discurso nacional estadunidense a partir de seu duplo elo (através da identidade e da diferença) com a construção do contra-discurso de um grupo subalterno. O documentário de Scorsese, The Blues (2003) é utilizado como ferramenta em busca de rastros para uma possível genealogia. A discussão é atravessada pelos estudos culturais e pela problematização pós-estruturalista acerca do conceito de representação: entender como as práticas culturais são construções que estão articuladas através de relações de poder. O corpus é constituído por oito canções, que foram escolhidas a partir de afinidades temáticas e estéticas entre as letras, em busca de registros de construção identitária e de uma narrativa nacional que foi invisibilizada pela perspectiva historicista. O recorte temporal da pesquisa busca estudar o fluxo cultural que posteriormente possibilitou o acontecimento e eclosão do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-12T17:26:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-12T17:26:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17150
dc.identifier.other.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17150/1/TCC%20COMPLETO%20FINAL.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17150/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17150/3/TCC%20COMPLETO%20FINAL.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ec7b954ba1ce0abef544fcf319cfbc65
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
56ddf2c4ba44f0482fbc15019ed5f132
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459494659719168