Daquestes putos que S'Andan fodendo: estudo sobre a conceptualização da relação entre homens em cantigas de escárnio e maldizer
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22565 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da conceptualização da relação sexual entre homens em cantigas de escárnio e maldizer galego-portuguesas. Examinam-se textos medievais satíricos pertencentes à poesia galego-portuguesa para analisar e compreender os domínios cognitivos utilizados na construção dos significados acerca da sodomia, em textos medievais que compõem os corpora editados e presentes no Projeto Littera, edição, atualização e preservação do patrimônio literário medieval português. Os pressupostos teórico-metodológicos encontram-se embasados pela Linguística Cognitiva, mais precisamente, na Semântica Cognitiva, partindo do trabalho seminal de Lakoff e Johnson (2002 [1980]) até autores mais contemporâneos, como Feltes (2007). Tal proposta teórica defende que o pensamento humano é organizado de forma metafórica (base para a Teoria da Metáfora Conceptual). O significado é, então, construído e interpretado com base no experiencialismo e na mente corporificada. Estabelece-se diálogo, também, com a Linguística Histórica, a partir da perspectiva desenvolvida por Mattos e Silva (2008), em que se consideram fatores sociais, cumprindo uma das premissas da Linguística Cognitiva que é a perspectiva interdisciplinar. É aplicada, no estudo, uma abordagem de cunho qualitativo, de natureza bibliográfica, descritiva e interpretativa. Após as etapas metodológicas, como a pesquisa, leitura e seleção das cantigas nos corpora do site do projeto Littera, realizou-se uma revisão da literatura sobre a Linguística e a Semântica Cognitivas e da literatura atinente à História Medieval e a Linguística Histórica, para buscar contribuições que permitissem as elaborações acerca da conceptualização da sodomia no corpus escolhido. Com o estudo do corpus, verifica-se que encontram-se metáforas, metonímias e esquemas imagéticos atribuídos a modelos cognitivos idealizados que, de forma geral, correspondem à conceptualização sempre negativa da homossexualidade como doença ou causa de doenças, entre outras possibilidades. |
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Tal proposta teórica defende que o pensamento humano é organizado de forma metafórica (base para a Teoria da Metáfora Conceptual). O significado é, então, construído e interpretado com base no experiencialismo e na mente corporificada. Estabelece-se diálogo, também, com a Linguística Histórica, a partir da perspectiva desenvolvida por Mattos e Silva (2008), em que se consideram fatores sociais, cumprindo uma das premissas da Linguística Cognitiva que é a perspectiva interdisciplinar. É aplicada, no estudo, uma abordagem de cunho qualitativo, de natureza bibliográfica, descritiva e interpretativa. Após as etapas metodológicas, como a pesquisa, leitura e seleção das cantigas nos corpora do site do projeto Littera, realizou-se uma revisão da literatura sobre a Linguística e a Semântica Cognitivas e da literatura atinente à História Medieval e a Linguística Histórica, para buscar contribuições que permitissem as elaborações acerca da conceptualização da sodomia no corpus escolhido. Com o estudo do corpus, verifica-se que encontram-se metáforas, metonímias e esquemas imagéticos atribuídos a modelos cognitivos idealizados que, de forma geral, correspondem à conceptualização sempre negativa da homossexualidade como doença ou causa de doenças, entre outras possibilidades.Submitted by Colegiado de Letras Vernáculas 401 (ccletras@ufba.br) on 2017-05-11T12:53:48Z No. of bitstreams: 1 TCC COMPLETO VERSÃO BIBILIOTECA.pdf: 876411 bytes, checksum: ebd3964bd0aa94f29637247a7d2d8325 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Barroso (pbarroso@ufba.br) on 2017-05-23T21:16:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC COMPLETO VERSÃO BIBILIOTECA.pdf: 876411 bytes, checksum: ebd3964bd0aa94f29637247a7d2d8325 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-23T21:16:04Z (GMT). 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