A PALAVRA E O GESTO DA TORQUATÁLIA MELANCOLIA E RESISTÊNCIA NA POÉTICA DE TORQUATO NETO
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28725 |
Resumo: | Estudo da obra de Torquato Neto, direcionado pela hipótese de que os incursos melancólicos presentes em sua poética constituem mecanismo de resistência aos acontecimentos da época, oposição à vertiginosa violência do regime ditatorial e reação a um presente inapropriado. A leitura constata que não há superação das perdas e sim o seu reconhecimento. A melancolia que seria, a priori, vivenciada no íntimo do indivíduo, explode para uma extensão social a partir do chamado ao outro para ocupar espaços, saindo da experiência particular para a experiência coletiva, já que indivíduo e sociedade vivem à beira da dissolução. Procura-se evidenciar que, no atrito com o seu tempo histórico, o artista dedicou-se ativamente à cena cultural brasileira, como poeta, cronista, compositor e intelectual amador, desenvolvendo sua obra com a expressão das tensões vivenciadas pelo sujeito, que lúcido, caminha para seu fim, o que não deixa de ser paradoxal, uma vez que, nessa caminhada, deixa seus escritos como escapes, como modo de sobrevivência. Observa-se que a produção torquatiana oferece conhecimento da experiência histórica vivenciada por ele e por seus contemporâneos e dos desacertos do país, levando o leitor a reconhecer as formas artísticas dadas a essa complexa matéria. Nesse sentido, é feita uma sondagem da imagem da noite nos textos poéticos e sua relação com o sujeito cindido e com o contexto histórico, traduzindo os efeitos da melancolia numa produção convulsionada que lhe faculta o gesto da resistência. Resistência esta que também é representada por meio do experimentalismo presente nas crônicas produzidas no período de maior horror e censura aos meios artísticos e culturais que houve no Brasil, bem como por sua participação efetiva no movimento Tropicalista. |
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Procura-se evidenciar que, no atrito com o seu tempo histórico, o artista dedicou-se ativamente à cena cultural brasileira, como poeta, cronista, compositor e intelectual amador, desenvolvendo sua obra com a expressão das tensões vivenciadas pelo sujeito, que lúcido, caminha para seu fim, o que não deixa de ser paradoxal, uma vez que, nessa caminhada, deixa seus escritos como escapes, como modo de sobrevivência. Observa-se que a produção torquatiana oferece conhecimento da experiência histórica vivenciada por ele e por seus contemporâneos e dos desacertos do país, levando o leitor a reconhecer as formas artísticas dadas a essa complexa matéria. Nesse sentido, é feita uma sondagem da imagem da noite nos textos poéticos e sua relação com o sujeito cindido e com o contexto histórico, traduzindo os efeitos da melancolia numa produção convulsionada que lhe faculta o gesto da resistência. Resistência esta que também é representada por meio do experimentalismo presente nas crônicas produzidas no período de maior horror e censura aos meios artísticos e culturais que houve no Brasil, bem como por sua participação efetiva no movimento Tropicalista.This work is guided by a reading of Torquato Neto texts, through which the study of melancholy incurred in his poetry, as a resistance mechanism to historical events, as opposed to the vertigo of a violent dictatorial regime, and as a reaction to the inappropriate present time, however, without overcoming the losses, but recognizing them. Melancholy, would be experienced in the individual’s intimate, explodes for a social extension from calling each other to occupy spaces, leaving the particular to the collective experience, both – individual and society – living on the dissolution brink. It seeks to show that the friction with its historical time, the artist dedicated himself actively to the Brazilian cultural scene, as poet, columnist, song’s writer and amateur intellectual, developing his work with the expression of the tensions experienced by the subject, that lucid, lets his writings as a survivor means. It is observed in Torquato’s production a means of knowledge of historical experience lived by him and his contemporaries and of the country's blunders, leading us to recognize what artistic forms given by the poet in this complex matter. In this sense, a survey of the night image in poetic texts and their relationship to the subject split and the historical context is made, reflecting the effects of a melancholy convulsed production that provides the resistance gesture. This resistance is also represented by the experimentalism present in chronic produced in greater horror period and censorship of artistic and cultural circles that there was in Brazil, as well as for their effective participation in the Tropicália movement.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-02-22T19:53:43Z No. of bitstreams: 1 TESE DOUTORADO ESMERALDA BARBOSA CRAVANÇOLA.pdf: 2969890 bytes, checksum: 46478c58a8e289d450b9712ff6994132 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-02-22T20:02:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE DOUTORADO ESMERALDA BARBOSA CRAVANÇOLA.pdf: 2969890 bytes, checksum: 46478c58a8e289d450b9712ff6994132 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-22T20:02:20Z (GMT). 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