As concepções de corpo na associação bloco carnavalesco ilê aiyê: um estudo a partir da história do bloco e das práticas pedagógicas das escolas banda erê e mâe Hilda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Anália de Jesus
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13621
Resumo: Este é um trabalho sobre as concepções de corpo na Associação Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê e tem como proposta central discutir como o corpo é levado a contribuir para a afirmação da entidade. O caminho percorrido envolve um estudo de caso por meio de uma pesquisa do tempo presente que visa também levantar dados históricos sobre a construção do Ilê Aiyê e as formas por meio das quais esta entidade adquiriu tanta importância para os debates mais atuais sobre a problemática social e cultural na maior diáspora negra da América Latina, a cidade do Salvador. Para levantar os dados entram em foco a história do Ilê Aiyê e as práticas pedagógicas da Escola Mãe Hilda e da Escola Banda Erê. O objetivo foi desvelar que corpo é este que, encaixado em uma base de ancestralidade, move-se em direção a cultura, a educação e ao social, fazendo acontecer a diferença por via do lazer e das ações educativas. Trata-se de uma leitura do Ilê Aiyê e de seus compromissos herdados da luta do movimento negro ao longo dos tempos, tendo o corpo como elemento central e estratégico por via de práticas pedagógicas e compromissos históricos do Bloco.
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Para levantar os dados entram em foco a história do Ilê Aiyê e as práticas pedagógicas da Escola Mãe Hilda e da Escola Banda Erê. O objetivo foi desvelar que corpo é este que, encaixado em uma base de ancestralidade, move-se em direção a cultura, a educação e ao social, fazendo acontecer a diferença por via do lazer e das ações educativas. Trata-se de uma leitura do Ilê Aiyê e de seus compromissos herdados da luta do movimento negro ao longo dos tempos, tendo o corpo como elemento central e estratégico por via de práticas pedagógicas e compromissos históricos do Bloco.Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2013-11-12T18:39:20Z No. of bitstreams: 1 TESE DE ANALIA DE JESUS MOREIRA.pdf: 2062249 bytes, checksum: d94e0ac746fb3871544c516922e3316a (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles (rodrigomei@ufba.br) on 2013-11-12T19:05:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE DE ANALIA DE JESUS MOREIRA.pdf: 2062249 bytes, checksum: d94e0ac746fb3871544c516922e3316a (MD5)Made available in DSpace on 2013-11-12T19:05:47Z (GMT). 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