As concepções de corpo na associação bloco carnavalesco ilê aiyê: um estudo a partir da história do bloco e das práticas pedagógicas das escolas banda erê e mâe Hilda.
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13621 |
Resumo: | Este é um trabalho sobre as concepções de corpo na Associação Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê e tem como proposta central discutir como o corpo é levado a contribuir para a afirmação da entidade. O caminho percorrido envolve um estudo de caso por meio de uma pesquisa do tempo presente que visa também levantar dados históricos sobre a construção do Ilê Aiyê e as formas por meio das quais esta entidade adquiriu tanta importância para os debates mais atuais sobre a problemática social e cultural na maior diáspora negra da América Latina, a cidade do Salvador. Para levantar os dados entram em foco a história do Ilê Aiyê e as práticas pedagógicas da Escola Mãe Hilda e da Escola Banda Erê. O objetivo foi desvelar que corpo é este que, encaixado em uma base de ancestralidade, move-se em direção a cultura, a educação e ao social, fazendo acontecer a diferença por via do lazer e das ações educativas. Trata-se de uma leitura do Ilê Aiyê e de seus compromissos herdados da luta do movimento negro ao longo dos tempos, tendo o corpo como elemento central e estratégico por via de práticas pedagógicas e compromissos históricos do Bloco. |
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Para levantar os dados entram em foco a história do Ilê Aiyê e as práticas pedagógicas da Escola Mãe Hilda e da Escola Banda Erê. O objetivo foi desvelar que corpo é este que, encaixado em uma base de ancestralidade, move-se em direção a cultura, a educação e ao social, fazendo acontecer a diferença por via do lazer e das ações educativas. 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