E, cinco, seis, sete, oito. Crise enquanto composição em dança.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emilio, Douglas de Camargo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32489
Resumo: As diferenças e as complementaridades entre composição e configuração em Dança são discutidas, neste trabalho, evidenciando a relação e o incessante fluxo entre corpo e ambiente. Os instanciáveis processos contaminatórios da Dança demonstram que a transitoriedade, entendida enquanto crise, é para a permanência, uma das características mais pertinentes às mudanças ocorridas nos corpos que dançam. Sendo esses corpos coevolutivos. Foram mobilizadas ainda, as noções de coreografia e de discurso para embasar as ocorrências sobre composição/configuração. Por meio da ótica organizacional/estrutural, os entendimentos discorridos permitem construir as possibilidades de análise e questionar: quais as ocorrências que operam nas composições em Dança a serem pensadas, reorganizadas e/ou auto-organizadas? - Tais composições estabelecem desestabilização e/ou conservação das lógicas configurativas, trabalhando a desorganização e a reorganização a partir de distintos modos de lidar com a crise, propondo compreender o corpo e a coreografia em seus fluxos relacionais e sistêmicos. Neste trânsito relacional que não se esgota, toda composição está em movimento. Uma vez lançadas ao mundo, tornam-se mundo e são irreversíveis e, portanto, lidam ininterruptamente com suas crises. O aporte teórico, bem como a argumentação estão fundamentados nas teorias evolutivas propostas inicialmente pelo evolucionista Richard Dawkins (1996, 2001) e posteriormente desenvolvidas por outros autores. Margulis (2001), Katz e Greiner (2005, 2007, 2010), Machado (2001, 2005, 2012, 2014), Prigogine (1996, 1997), Maturana e Varela (1997, 2001). Pautados, principalmente, nos conceitos de Corpomídia, Autopoiese e Permanência.
id UFBA-2_6f361935def3e7908770c09217743d88
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/32489
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Emilio, Douglas de CamargoEmilio, Douglas de CamargoMoura, GilsamaraMachado, Adriana BittencourtGreiner, Christine2020-12-16T01:16:05Z2020-12-16T01:16:05Z2020-12-152019http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32489As diferenças e as complementaridades entre composição e configuração em Dança são discutidas, neste trabalho, evidenciando a relação e o incessante fluxo entre corpo e ambiente. Os instanciáveis processos contaminatórios da Dança demonstram que a transitoriedade, entendida enquanto crise, é para a permanência, uma das características mais pertinentes às mudanças ocorridas nos corpos que dançam. Sendo esses corpos coevolutivos. Foram mobilizadas ainda, as noções de coreografia e de discurso para embasar as ocorrências sobre composição/configuração. Por meio da ótica organizacional/estrutural, os entendimentos discorridos permitem construir as possibilidades de análise e questionar: quais as ocorrências que operam nas composições em Dança a serem pensadas, reorganizadas e/ou auto-organizadas? - Tais composições estabelecem desestabilização e/ou conservação das lógicas configurativas, trabalhando a desorganização e a reorganização a partir de distintos modos de lidar com a crise, propondo compreender o corpo e a coreografia em seus fluxos relacionais e sistêmicos. Neste trânsito relacional que não se esgota, toda composição está em movimento. Uma vez lançadas ao mundo, tornam-se mundo e são irreversíveis e, portanto, lidam ininterruptamente com suas crises. O aporte teórico, bem como a argumentação estão fundamentados nas teorias evolutivas propostas inicialmente pelo evolucionista Richard Dawkins (1996, 2001) e posteriormente desenvolvidas por outros autores. Margulis (2001), Katz e Greiner (2005, 2007, 2010), Machado (2001, 2005, 2012, 2014), Prigogine (1996, 1997), Maturana e Varela (1997, 2001). Pautados, principalmente, nos conceitos de Corpomídia, Autopoiese e Permanência.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2020-12-15T12:47:12Z No. of bitstreams: 1 Dissertação DOUGLAS EMILIO.pdf: 1872982 bytes, checksum: 10aeae18ffb7b3d757ec5b5063e2d1f3 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-12-16T01:16:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação DOUGLAS EMILIO.pdf: 1872982 bytes, checksum: 10aeae18ffb7b3d757ec5b5063e2d1f3 (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-16T01:16:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação DOUGLAS EMILIO.pdf: 1872982 bytes, checksum: 10aeae18ffb7b3d757ec5b5063e2d1f3 (MD5)DançaDançaCorpoCoreografia - ComposiçãoCoreografia - ConfiguraçãoCrise.E, cinco, seis, sete, oito. Crise enquanto composição em dança.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de DançaPrograma de Pós - Graduação em DançaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação DOUGLAS EMILIO.pdfDissertação DOUGLAS EMILIO.pdfapplication/pdf1872982https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32489/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20DOUGLAS%20EMILIO.pdf10aeae18ffb7b3d757ec5b5063e2d1f3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32489/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTDissertação DOUGLAS EMILIO.pdf.txtDissertação DOUGLAS EMILIO.pdf.txtExtracted texttext/plain327048https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32489/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20DOUGLAS%20EMILIO.pdf.txt1a507bbadb5f6f8d0185351e0f04ce62MD53ri/324892022-06-29 14:54:10.02oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:54:10Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv E, cinco, seis, sete, oito. Crise enquanto composição em dança.
title E, cinco, seis, sete, oito. Crise enquanto composição em dança.
spellingShingle E, cinco, seis, sete, oito. Crise enquanto composição em dança.
Emilio, Douglas de Camargo
Dança
Dança
Corpo
Coreografia - Composição
Coreografia - Configuração
Crise.
title_short E, cinco, seis, sete, oito. Crise enquanto composição em dança.
title_full E, cinco, seis, sete, oito. Crise enquanto composição em dança.
title_fullStr E, cinco, seis, sete, oito. Crise enquanto composição em dança.
title_full_unstemmed E, cinco, seis, sete, oito. Crise enquanto composição em dança.
title_sort E, cinco, seis, sete, oito. Crise enquanto composição em dança.
author Emilio, Douglas de Camargo
author_facet Emilio, Douglas de Camargo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Emilio, Douglas de Camargo
Emilio, Douglas de Camargo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Gilsamara
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Machado, Adriana Bittencourt
Greiner, Christine
contributor_str_mv Moura, Gilsamara
Machado, Adriana Bittencourt
Greiner, Christine
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Dança
topic Dança
Dança
Corpo
Coreografia - Composição
Coreografia - Configuração
Crise.
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Corpo
Coreografia - Composição
Coreografia - Configuração
Crise.
description As diferenças e as complementaridades entre composição e configuração em Dança são discutidas, neste trabalho, evidenciando a relação e o incessante fluxo entre corpo e ambiente. Os instanciáveis processos contaminatórios da Dança demonstram que a transitoriedade, entendida enquanto crise, é para a permanência, uma das características mais pertinentes às mudanças ocorridas nos corpos que dançam. Sendo esses corpos coevolutivos. Foram mobilizadas ainda, as noções de coreografia e de discurso para embasar as ocorrências sobre composição/configuração. Por meio da ótica organizacional/estrutural, os entendimentos discorridos permitem construir as possibilidades de análise e questionar: quais as ocorrências que operam nas composições em Dança a serem pensadas, reorganizadas e/ou auto-organizadas? - Tais composições estabelecem desestabilização e/ou conservação das lógicas configurativas, trabalhando a desorganização e a reorganização a partir de distintos modos de lidar com a crise, propondo compreender o corpo e a coreografia em seus fluxos relacionais e sistêmicos. Neste trânsito relacional que não se esgota, toda composição está em movimento. Uma vez lançadas ao mundo, tornam-se mundo e são irreversíveis e, portanto, lidam ininterruptamente com suas crises. O aporte teórico, bem como a argumentação estão fundamentados nas teorias evolutivas propostas inicialmente pelo evolucionista Richard Dawkins (1996, 2001) e posteriormente desenvolvidas por outros autores. Margulis (2001), Katz e Greiner (2005, 2007, 2010), Machado (2001, 2005, 2012, 2014), Prigogine (1996, 1997), Maturana e Varela (1997, 2001). Pautados, principalmente, nos conceitos de Corpomídia, Autopoiese e Permanência.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-16T01:16:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-16T01:16:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32489
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Dança
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós - Graduação em Dança
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32489/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20DOUGLAS%20EMILIO.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32489/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32489/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20DOUGLAS%20EMILIO.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 10aeae18ffb7b3d757ec5b5063e2d1f3
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
1a507bbadb5f6f8d0185351e0f04ce62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459618991472640