Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Liniker de Jesus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38745
Resumo: Transit Oriented Development - TOD, traduzido como Desenvolvimento Orientado ao Transporte Público pode ser definido como o desenvolvimento que ocorre na área de influência de um sistema de transporte público de alta capacidade onde se verifica a combinação de um desenho urbano excelente, uso do solo variado e uma densidade adequada, abrangendo as modalidades não motorizadas. Atrelado a esse conceito, o Brasil conta com uma legislação urbanística com o objetivo de preconizar o pleno desenvolvimento urbano garantindo assim o bem-estar daqueles que vivem nas cidades. Nesse contexto, nasce o Estatuto da Cidade (EC), com grande potencial de transformação urbana através de seus instrumentos, os quais são usados de forma precária ou até equivocada. Desse ponto de vista, o objetivo desta pesquisa é identificar e avaliar estratégias do Desenvolvimento Orientado ao Transporte considerando o potencial contido nos diversos instrumentos do Estatuto da Cidade e na Lei de Mobilidade, visando a promoção de padrões de uso e ocupação do solo, assim como, de mobilidade urbana ditos sustentáveis, na área de influência das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador. A metodologia leva em consideração as duas dimensões que embasam esta investigação (Mobilidade e Microacessibilidade), traduzidos em indicadores específicos, os quais são correlacionados à abordagem TOD a ser aplicada nessa pesquisa. Cada etapa fornecerá subsídios para a elaboração de estratégias de implementação de políticas TOD integradas e espacializadas mediante técnicas de geoprocessamento, identificando as localidades onde se deverá densificar e/ou diversificar o solo urbano, entre outras ações, em função da aplicação dos instrumentos do EC, da Lei da Mobilidade e o instrumento de gestão urbana TUL. Finalmente, os resultados obtidos poderão subsidiar políticas públicas de mobilidade e desenvolvimento urbano integradas.
id UFBA-2_6fca3969e88dbaa6676a3fdc36f3a190
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/38745
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-12-20T16:39:48Z2023-12-20T16:39:48Z2022-06-27https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38745Transit Oriented Development - TOD, traduzido como Desenvolvimento Orientado ao Transporte Público pode ser definido como o desenvolvimento que ocorre na área de influência de um sistema de transporte público de alta capacidade onde se verifica a combinação de um desenho urbano excelente, uso do solo variado e uma densidade adequada, abrangendo as modalidades não motorizadas. Atrelado a esse conceito, o Brasil conta com uma legislação urbanística com o objetivo de preconizar o pleno desenvolvimento urbano garantindo assim o bem-estar daqueles que vivem nas cidades. Nesse contexto, nasce o Estatuto da Cidade (EC), com grande potencial de transformação urbana através de seus instrumentos, os quais são usados de forma precária ou até equivocada. Desse ponto de vista, o objetivo desta pesquisa é identificar e avaliar estratégias do Desenvolvimento Orientado ao Transporte considerando o potencial contido nos diversos instrumentos do Estatuto da Cidade e na Lei de Mobilidade, visando a promoção de padrões de uso e ocupação do solo, assim como, de mobilidade urbana ditos sustentáveis, na área de influência das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador. A metodologia leva em consideração as duas dimensões que embasam esta investigação (Mobilidade e Microacessibilidade), traduzidos em indicadores específicos, os quais são correlacionados à abordagem TOD a ser aplicada nessa pesquisa. Cada etapa fornecerá subsídios para a elaboração de estratégias de implementação de políticas TOD integradas e espacializadas mediante técnicas de geoprocessamento, identificando as localidades onde se deverá densificar e/ou diversificar o solo urbano, entre outras ações, em função da aplicação dos instrumentos do EC, da Lei da Mobilidade e o instrumento de gestão urbana TUL. Finalmente, os resultados obtidos poderão subsidiar políticas públicas de mobilidade e desenvolvimento urbano integradas.Transit Oriented Development - TOD, translated as Public Transport Oriented Development can be defined as the development that occurs in the area of influence of a high capacity public transport system where there is an urban design, varied land use and an adequate density, covering non-motorized modes. Linked to this, Brazil has urban legislation with the objective to be developed with urban development in cities so the full well being that. In this, the City Statute (EC) was born, with great potential for urban transformation through its instruments, which are used in a precarious or even mistaken way. From this point of view, the aim of this research is to identify and evaluate transport-oriented development strategies considering the potential maintained in the various mobility instruments, aiming at promoting patterns of land use and occupation, as well as urban mobility occupied here, in the area of influence of the metropolitan stations of the Metropolitan Region of Salvador. The methodology takes into account the two dimensions that support this investigation (Mobility and Microaccessibility), translated into specificity, which are correlated to the TOD approach to be applied in this research. Each will provide technical steps between devices for the elaboration of integrated TOD urban implementation strategies by means of the identification of the localities where to densify and/or diversify the soil, depending on the application of the EC instruments, the Mobility Management Law and the Instrument of TUL urbanization. Finally, the results obtained can support public policies for integrated mobility and urban development.Submitted by LINIKER BARBOSA (linikerjb@gmail.com) on 2023-12-15T14:07:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) 01_DISSERTACAO MESTRADO_PPEC_LINIKER BARBOSA_2022.pdf: 7053608 bytes, checksum: 8b318d880ba333f061a2bbb9e23c8720 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Engenharia Processamento Técnico (biengproc@ufba.br) on 2023-12-20T16:39:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 01_DISSERTACAO MESTRADO_PPEC_LINIKER BARBOSA_2022.pdf: 7053608 bytes, checksum: 8b318d880ba333f061a2bbb9e23c8720 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-20T16:39:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 01_DISSERTACAO MESTRADO_PPEC_LINIKER BARBOSA_2022.pdf: 7053608 bytes, checksum: 8b318d880ba333f061a2bbb9e23c8720 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Previous issue date: 2022-06-27CNPQporUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPEC) UFBABrasilEscola PolitécnicaCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessTODCity StatuteMobilityUrban DevelopmentENGENHARIAS 1TODEstatuto da CidadeMobilidadeDesenvolvimento UrbanoEstratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de SalvadorMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDelgado, Juan Pedro MorenoPedrasolli, Julio CesarPortugal, Licinio da SilvaMourad, Laila Nazemhttp://lattes.cnpq.br/9811964390733249Barbosa, Liniker de Jesusreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXT01_DISSERTACAO MESTRADO_PPEC_LINIKER BARBOSA_2022.pdf.txt01_DISSERTACAO MESTRADO_PPEC_LINIKER BARBOSA_2022.pdf.txtExtracted texttext/plain202770https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38745/4/01_DISSERTACAO%20MESTRADO_PPEC_LINIKER%20BARBOSA_2022.pdf.txt6c39f577228ed33b9eb785dc522bd149MD54ORIGINAL01_DISSERTACAO MESTRADO_PPEC_LINIKER BARBOSA_2022.pdf01_DISSERTACAO MESTRADO_PPEC_LINIKER BARBOSA_2022.pdfapplication/pdf7053608https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38745/1/01_DISSERTACAO%20MESTRADO_PPEC_LINIKER%20BARBOSA_2022.pdf8b318d880ba333f061a2bbb9e23c8720MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38745/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38745/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/387452023-12-23 22:06:00.239oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-12-24T01:06Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador
title Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador
spellingShingle Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador
Barbosa, Liniker de Jesus
ENGENHARIAS 1
TOD
Estatuto da Cidade
Mobilidade
Desenvolvimento Urbano
TOD
City Statute
Mobility
Urban Development
title_short Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador
title_full Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador
title_fullStr Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador
title_full_unstemmed Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador
title_sort Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador
author Barbosa, Liniker de Jesus
author_facet Barbosa, Liniker de Jesus
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Delgado, Juan Pedro Moreno
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pedrasolli, Julio Cesar
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Portugal, Licinio da Silva
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mourad, Laila Nazem
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9811964390733249
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Liniker de Jesus
contributor_str_mv Delgado, Juan Pedro Moreno
Pedrasolli, Julio Cesar
Portugal, Licinio da Silva
Mourad, Laila Nazem
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ENGENHARIAS 1
topic ENGENHARIAS 1
TOD
Estatuto da Cidade
Mobilidade
Desenvolvimento Urbano
TOD
City Statute
Mobility
Urban Development
dc.subject.por.fl_str_mv TOD
Estatuto da Cidade
Mobilidade
Desenvolvimento Urbano
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv TOD
City Statute
Mobility
Urban Development
description Transit Oriented Development - TOD, traduzido como Desenvolvimento Orientado ao Transporte Público pode ser definido como o desenvolvimento que ocorre na área de influência de um sistema de transporte público de alta capacidade onde se verifica a combinação de um desenho urbano excelente, uso do solo variado e uma densidade adequada, abrangendo as modalidades não motorizadas. Atrelado a esse conceito, o Brasil conta com uma legislação urbanística com o objetivo de preconizar o pleno desenvolvimento urbano garantindo assim o bem-estar daqueles que vivem nas cidades. Nesse contexto, nasce o Estatuto da Cidade (EC), com grande potencial de transformação urbana através de seus instrumentos, os quais são usados de forma precária ou até equivocada. Desse ponto de vista, o objetivo desta pesquisa é identificar e avaliar estratégias do Desenvolvimento Orientado ao Transporte considerando o potencial contido nos diversos instrumentos do Estatuto da Cidade e na Lei de Mobilidade, visando a promoção de padrões de uso e ocupação do solo, assim como, de mobilidade urbana ditos sustentáveis, na área de influência das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador. A metodologia leva em consideração as duas dimensões que embasam esta investigação (Mobilidade e Microacessibilidade), traduzidos em indicadores específicos, os quais são correlacionados à abordagem TOD a ser aplicada nessa pesquisa. Cada etapa fornecerá subsídios para a elaboração de estratégias de implementação de políticas TOD integradas e espacializadas mediante técnicas de geoprocessamento, identificando as localidades onde se deverá densificar e/ou diversificar o solo urbano, entre outras ações, em função da aplicação dos instrumentos do EC, da Lei da Mobilidade e o instrumento de gestão urbana TUL. Finalmente, os resultados obtidos poderão subsidiar políticas públicas de mobilidade e desenvolvimento urbano integradas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-20T16:39:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-20T16:39:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38745
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPEC) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola Politécnica
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38745/4/01_DISSERTACAO%20MESTRADO_PPEC_LINIKER%20BARBOSA_2022.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38745/1/01_DISSERTACAO%20MESTRADO_PPEC_LINIKER%20BARBOSA_2022.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38745/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38745/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c39f577228ed33b9eb785dc522bd149
8b318d880ba333f061a2bbb9e23c8720
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459687568343040