Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38745 |
Resumo: | Transit Oriented Development - TOD, traduzido como Desenvolvimento Orientado ao Transporte Público pode ser definido como o desenvolvimento que ocorre na área de influência de um sistema de transporte público de alta capacidade onde se verifica a combinação de um desenho urbano excelente, uso do solo variado e uma densidade adequada, abrangendo as modalidades não motorizadas. Atrelado a esse conceito, o Brasil conta com uma legislação urbanística com o objetivo de preconizar o pleno desenvolvimento urbano garantindo assim o bem-estar daqueles que vivem nas cidades. Nesse contexto, nasce o Estatuto da Cidade (EC), com grande potencial de transformação urbana através de seus instrumentos, os quais são usados de forma precária ou até equivocada. Desse ponto de vista, o objetivo desta pesquisa é identificar e avaliar estratégias do Desenvolvimento Orientado ao Transporte considerando o potencial contido nos diversos instrumentos do Estatuto da Cidade e na Lei de Mobilidade, visando a promoção de padrões de uso e ocupação do solo, assim como, de mobilidade urbana ditos sustentáveis, na área de influência das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador. A metodologia leva em consideração as duas dimensões que embasam esta investigação (Mobilidade e Microacessibilidade), traduzidos em indicadores específicos, os quais são correlacionados à abordagem TOD a ser aplicada nessa pesquisa. Cada etapa fornecerá subsídios para a elaboração de estratégias de implementação de políticas TOD integradas e espacializadas mediante técnicas de geoprocessamento, identificando as localidades onde se deverá densificar e/ou diversificar o solo urbano, entre outras ações, em função da aplicação dos instrumentos do EC, da Lei da Mobilidade e o instrumento de gestão urbana TUL. Finalmente, os resultados obtidos poderão subsidiar políticas públicas de mobilidade e desenvolvimento urbano integradas. |
id |
UFBA-2_6fca3969e88dbaa6676a3fdc36f3a190 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/38745 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-12-20T16:39:48Z2023-12-20T16:39:48Z2022-06-27https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38745Transit Oriented Development - TOD, traduzido como Desenvolvimento Orientado ao Transporte Público pode ser definido como o desenvolvimento que ocorre na área de influência de um sistema de transporte público de alta capacidade onde se verifica a combinação de um desenho urbano excelente, uso do solo variado e uma densidade adequada, abrangendo as modalidades não motorizadas. Atrelado a esse conceito, o Brasil conta com uma legislação urbanística com o objetivo de preconizar o pleno desenvolvimento urbano garantindo assim o bem-estar daqueles que vivem nas cidades. Nesse contexto, nasce o Estatuto da Cidade (EC), com grande potencial de transformação urbana através de seus instrumentos, os quais são usados de forma precária ou até equivocada. Desse ponto de vista, o objetivo desta pesquisa é identificar e avaliar estratégias do Desenvolvimento Orientado ao Transporte considerando o potencial contido nos diversos instrumentos do Estatuto da Cidade e na Lei de Mobilidade, visando a promoção de padrões de uso e ocupação do solo, assim como, de mobilidade urbana ditos sustentáveis, na área de influência das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador. A metodologia leva em consideração as duas dimensões que embasam esta investigação (Mobilidade e Microacessibilidade), traduzidos em indicadores específicos, os quais são correlacionados à abordagem TOD a ser aplicada nessa pesquisa. Cada etapa fornecerá subsídios para a elaboração de estratégias de implementação de políticas TOD integradas e espacializadas mediante técnicas de geoprocessamento, identificando as localidades onde se deverá densificar e/ou diversificar o solo urbano, entre outras ações, em função da aplicação dos instrumentos do EC, da Lei da Mobilidade e o instrumento de gestão urbana TUL. Finalmente, os resultados obtidos poderão subsidiar políticas públicas de mobilidade e desenvolvimento urbano integradas.Transit Oriented Development - TOD, translated as Public Transport Oriented Development can be defined as the development that occurs in the area of influence of a high capacity public transport system where there is an urban design, varied land use and an adequate density, covering non-motorized modes. Linked to this, Brazil has urban legislation with the objective to be developed with urban development in cities so the full well being that. In this, the City Statute (EC) was born, with great potential for urban transformation through its instruments, which are used in a precarious or even mistaken way. From this point of view, the aim of this research is to identify and evaluate transport-oriented development strategies considering the potential maintained in the various mobility instruments, aiming at promoting patterns of land use and occupation, as well as urban mobility occupied here, in the area of influence of the metropolitan stations of the Metropolitan Region of Salvador. The methodology takes into account the two dimensions that support this investigation (Mobility and Microaccessibility), translated into specificity, which are correlated to the TOD approach to be applied in this research. Each will provide technical steps between devices for the elaboration of integrated TOD urban implementation strategies by means of the identification of the localities where to densify and/or diversify the soil, depending on the application of the EC instruments, the Mobility Management Law and the Instrument of TUL urbanization. Finally, the results obtained can support public policies for integrated mobility and urban development.Submitted by LINIKER BARBOSA (linikerjb@gmail.com) on 2023-12-15T14:07:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) 01_DISSERTACAO MESTRADO_PPEC_LINIKER BARBOSA_2022.pdf: 7053608 bytes, checksum: 8b318d880ba333f061a2bbb9e23c8720 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Engenharia Processamento Técnico (biengproc@ufba.br) on 2023-12-20T16:39:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 01_DISSERTACAO MESTRADO_PPEC_LINIKER BARBOSA_2022.pdf: 7053608 bytes, checksum: 8b318d880ba333f061a2bbb9e23c8720 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-20T16:39:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 01_DISSERTACAO MESTRADO_PPEC_LINIKER BARBOSA_2022.pdf: 7053608 bytes, checksum: 8b318d880ba333f061a2bbb9e23c8720 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Previous issue date: 2022-06-27CNPQporUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPEC) UFBABrasilEscola PolitécnicaCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessTODCity StatuteMobilityUrban DevelopmentENGENHARIAS 1TODEstatuto da CidadeMobilidadeDesenvolvimento UrbanoEstratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de SalvadorMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDelgado, Juan Pedro MorenoPedrasolli, Julio CesarPortugal, Licinio da SilvaMourad, Laila Nazemhttp://lattes.cnpq.br/9811964390733249Barbosa, Liniker de Jesusreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXT01_DISSERTACAO MESTRADO_PPEC_LINIKER BARBOSA_2022.pdf.txt01_DISSERTACAO MESTRADO_PPEC_LINIKER BARBOSA_2022.pdf.txtExtracted texttext/plain202770https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38745/4/01_DISSERTACAO%20MESTRADO_PPEC_LINIKER%20BARBOSA_2022.pdf.txt6c39f577228ed33b9eb785dc522bd149MD54ORIGINAL01_DISSERTACAO MESTRADO_PPEC_LINIKER BARBOSA_2022.pdf01_DISSERTACAO MESTRADO_PPEC_LINIKER BARBOSA_2022.pdfapplication/pdf7053608https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38745/1/01_DISSERTACAO%20MESTRADO_PPEC_LINIKER%20BARBOSA_2022.pdf8b318d880ba333f061a2bbb9e23c8720MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38745/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38745/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/387452023-12-23 22:06:00.239oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-12-24T01:06Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador |
title |
Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador |
spellingShingle |
Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador Barbosa, Liniker de Jesus ENGENHARIAS 1 TOD Estatuto da Cidade Mobilidade Desenvolvimento Urbano TOD City Statute Mobility Urban Development |
title_short |
Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador |
title_full |
Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador |
title_fullStr |
Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador |
title_full_unstemmed |
Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador |
title_sort |
Estratégias TOD e os instrumentos do estatuto da cidade: avaliação da relação transporte e uso do solo no entorno das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador |
author |
Barbosa, Liniker de Jesus |
author_facet |
Barbosa, Liniker de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Delgado, Juan Pedro Moreno |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Pedrasolli, Julio Cesar |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Portugal, Licinio da Silva |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Mourad, Laila Nazem |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9811964390733249 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Liniker de Jesus |
contributor_str_mv |
Delgado, Juan Pedro Moreno Pedrasolli, Julio Cesar Portugal, Licinio da Silva Mourad, Laila Nazem |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ENGENHARIAS 1 |
topic |
ENGENHARIAS 1 TOD Estatuto da Cidade Mobilidade Desenvolvimento Urbano TOD City Statute Mobility Urban Development |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TOD Estatuto da Cidade Mobilidade Desenvolvimento Urbano |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
TOD City Statute Mobility Urban Development |
description |
Transit Oriented Development - TOD, traduzido como Desenvolvimento Orientado ao Transporte Público pode ser definido como o desenvolvimento que ocorre na área de influência de um sistema de transporte público de alta capacidade onde se verifica a combinação de um desenho urbano excelente, uso do solo variado e uma densidade adequada, abrangendo as modalidades não motorizadas. Atrelado a esse conceito, o Brasil conta com uma legislação urbanística com o objetivo de preconizar o pleno desenvolvimento urbano garantindo assim o bem-estar daqueles que vivem nas cidades. Nesse contexto, nasce o Estatuto da Cidade (EC), com grande potencial de transformação urbana através de seus instrumentos, os quais são usados de forma precária ou até equivocada. Desse ponto de vista, o objetivo desta pesquisa é identificar e avaliar estratégias do Desenvolvimento Orientado ao Transporte considerando o potencial contido nos diversos instrumentos do Estatuto da Cidade e na Lei de Mobilidade, visando a promoção de padrões de uso e ocupação do solo, assim como, de mobilidade urbana ditos sustentáveis, na área de influência das estações metroviárias da Região Metropolitana de Salvador. A metodologia leva em consideração as duas dimensões que embasam esta investigação (Mobilidade e Microacessibilidade), traduzidos em indicadores específicos, os quais são correlacionados à abordagem TOD a ser aplicada nessa pesquisa. Cada etapa fornecerá subsídios para a elaboração de estratégias de implementação de políticas TOD integradas e espacializadas mediante técnicas de geoprocessamento, identificando as localidades onde se deverá densificar e/ou diversificar o solo urbano, entre outras ações, em função da aplicação dos instrumentos do EC, da Lei da Mobilidade e o instrumento de gestão urbana TUL. Finalmente, os resultados obtidos poderão subsidiar políticas públicas de mobilidade e desenvolvimento urbano integradas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-20T16:39:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-20T16:39:48Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Acadêmico info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38745 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPEC) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola Politécnica |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38745/4/01_DISSERTACAO%20MESTRADO_PPEC_LINIKER%20BARBOSA_2022.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38745/1/01_DISSERTACAO%20MESTRADO_PPEC_LINIKER%20BARBOSA_2022.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38745/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38745/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c39f577228ed33b9eb785dc522bd149 8b318d880ba333f061a2bbb9e23c8720 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459687568343040 |