A queimada da palhinha no Vale do Itamboatá: a permanencia de uma prática do catolicismo popular na região metropolitana de Salvador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Mônica Maria de Souza
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10806
Resumo: 132f.
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spelling Silveira, Mônica Maria de SouzaSilveira, Mônica Maria de SouzaMoura, Milton Araújo2013-05-10T16:50:44Z2013-05-10T16:50:44Z2009http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10806132f.A Queimada da Palhinha, prática cultural tradicional que encerra o ciclo natalino do catolicismo popular brasileiro, permanece acontecendo na comunidade de Palmares, em Simões Filho, Bahia. É uma festa religiosa popular, centenária nesta região do entorno de Salvador, que em meados do século XX sofreu grandes transformações, com o avanço da urbanidade e da industrialização. Um breve apanhado histórico das celebrações em homenagem ao Senhor Deus Menino na Europa e no Brasil – pastoris, lapinhas, presepes, queimadas da palhinha – a partir do século XVI realiza a contextualização da festa em estudo num universo mais amplo. A descrição de aspectos da celebração de Palmares busca destacar os diálogos entre a tradição e a modernidade e compreender as suas atuais configurações. O samba de roda é importante na análise da permanência desta Queimada da Palhinha. Levando em conta elementos da globalização cultural contemporânea, o escopo maior desta pesquisa é perceber os fatores que configuram a existência atual da festa, os novos sentidos produzidos, o lugar contemporâneo que a festa ocupa na atual comunidade de Palmares e a liminaridade deste grupo de ética e imaginário camponeses. As abordagens teóricas sobre cultura, cultura popular, globalização cultural, religião e liminaridade na colonialidade moderna, permitem constituir o terreno teórico que fundamenta a análise da permanência desta festa nos dias atuais. A festa religiosa tradicional, local, historicamente periférica e rural, hoje na liminaridade em vários sentidos, não vem conseguindo dialogar com vetores do capitalismo global, não conseguiu traduzir a alteridade nem se traduzir para o outro. Esta festa ainda pode existir? O presente estudo busca refletir estas questões levando em consideração os embates entre a homogeneização cultural e a diferença cultural contemporâneas. O papel das políticas públicas – especialmente do Ministério da Cultura/Governo Federal –, das redes culturais e das ONGs no Brasil contemporâneo é importante na discussão da valorização e da reprodução destas práticas.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-05-09T18:13:19Z No. of bitstreams: 1 dissert_Mônica Silveira.pdf: 1886455 bytes, checksum: 55564663aae2d734bb9f7823929e711d (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva(sivalda@ufba.br) on 2013-05-10T16:50:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissert_Mônica Silveira.pdf: 1886455 bytes, checksum: 55564663aae2d734bb9f7823929e711d (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-10T16:50:44Z (GMT). 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