Máscaras: transformações em “Doroteia” de Nelson Rodrigues
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27042 |
Resumo: | RESUMO Este trabalho trata máscara-objeto e máscara-maquiagem como meiode transformação dos atores no espetáculo “Doroteia”, de Nelson Rodrigues. A dissertação é constituída a partir de experiências com máscaras, tanto objeto quanto maquiagem, apresentando no percurso das vivências a solidificação e base para a concepção e criação dos elementos cênicos em questão. Essainvestigação tem como objetivo abordar a caracterização visual dos personagens no referido espetáculo, com foco nas máscaras supracitadas, destacando sua importância fundamental para a construção do personagem teatral. Posteriormente, são analisadas as aplicabilidades das referidas máscaras nas cenas do espetáculo. As leituras a partir da percepção do espectador acontecem como consequência da consciência coerente com o todo que o portador estabelece. |
id |
UFBA-2_71744712d8e502d73afd7d26b67ec9a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27042 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Lopes, Alex CerqueiraCosta, Eliene Benício AmâncioCosta, Eliene Benício AmâncioOliveira, Érico José Souza deLopes Neto, Antônio2018-08-23T11:57:22Z2018-08-23T11:57:22Z2018-08-232014-07-21http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27042RESUMO Este trabalho trata máscara-objeto e máscara-maquiagem como meiode transformação dos atores no espetáculo “Doroteia”, de Nelson Rodrigues. A dissertação é constituída a partir de experiências com máscaras, tanto objeto quanto maquiagem, apresentando no percurso das vivências a solidificação e base para a concepção e criação dos elementos cênicos em questão. Essainvestigação tem como objetivo abordar a caracterização visual dos personagens no referido espetáculo, com foco nas máscaras supracitadas, destacando sua importância fundamental para a construção do personagem teatral. Posteriormente, são analisadas as aplicabilidades das referidas máscaras nas cenas do espetáculo. As leituras a partir da percepção do espectador acontecem como consequência da consciência coerente com o todo que o portador estabelece.ABSTRACT This thesis deals with mask-object and mask-make up asinstruments of transformation of the actors at Nelson Rodrigues’ play, “Doroteia”. The dissertation is built over experiences with mask-object and mask-make up, introducing during the process the solidification and basis for conception and creation of the scenic elements being studied. This investigation aims to broach the visual characterization of the characters in the play, focusing on the two previously mentioned masks, emphasizing their fundamental importance for the theatrical character’s construction. Subsequently, the applicability of the masks will be analyzed in the scenes of the play. The readings from the spectator’s perception happen as consequence of the conscience consistent with the whole established by the mask’s wearer.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-21T17:35:40Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO COMPLETA DEFINITIVA.pdf: 3610997 bytes, checksum: d59a5aac864489992f5d1198b5324df4 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-08-23T11:57:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO COMPLETA DEFINITIVA.pdf: 3610997 bytes, checksum: d59a5aac864489992f5d1198b5324df4 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-23T11:57:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO COMPLETA DEFINITIVA.pdf: 3610997 bytes, checksum: d59a5aac864489992f5d1198b5324df4 (MD5)MáscaraMáscara - MaquiagemTeatro – ExperiênciaTeatro – CaracterizaçãoDoroteia – Peça TeatralRodrigues, NelsonTransformaçãoMáscara objetoMaskTransformationMask make-upMask objectExperienceCharacterizationTheatreMáscaras: transformações em “Doroteia” de Nelson Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO COMPLETA DEFINITIVA.pdfDISSERTAÇÃO COMPLETA DEFINITIVA.pdfapplication/pdf3610997https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27042/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20COMPLETA%20DEFINITIVA.pdfd59a5aac864489992f5d1198b5324df4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27042/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDISSERTAÇÃO COMPLETA DEFINITIVA.pdf.txtDISSERTAÇÃO COMPLETA DEFINITIVA.pdf.txtExtracted texttext/plain232224https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27042/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20COMPLETA%20DEFINITIVA.pdf.txtf6bc832c3fb705504e72e74d60c0a8beMD53ri/270422022-03-16 22:04:27.883oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-17T01:04:27Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Máscaras: transformações em “Doroteia” de Nelson Rodrigues |
title |
Máscaras: transformações em “Doroteia” de Nelson Rodrigues |
spellingShingle |
Máscaras: transformações em “Doroteia” de Nelson Rodrigues Lopes, Alex Cerqueira Máscara Máscara - Maquiagem Teatro – Experiência Teatro – Caracterização Doroteia – Peça Teatral Rodrigues, Nelson Transformação Máscara objeto Mask Transformation Mask make-up Mask object Experience Characterization Theatre |
title_short |
Máscaras: transformações em “Doroteia” de Nelson Rodrigues |
title_full |
Máscaras: transformações em “Doroteia” de Nelson Rodrigues |
title_fullStr |
Máscaras: transformações em “Doroteia” de Nelson Rodrigues |
title_full_unstemmed |
Máscaras: transformações em “Doroteia” de Nelson Rodrigues |
title_sort |
Máscaras: transformações em “Doroteia” de Nelson Rodrigues |
author |
Lopes, Alex Cerqueira |
author_facet |
Lopes, Alex Cerqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Alex Cerqueira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Eliene Benício Amâncio |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Costa, Eliene Benício Amâncio Oliveira, Érico José Souza de Lopes Neto, Antônio |
contributor_str_mv |
Costa, Eliene Benício Amâncio Costa, Eliene Benício Amâncio Oliveira, Érico José Souza de Lopes Neto, Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Máscara Máscara - Maquiagem Teatro – Experiência Teatro – Caracterização Doroteia – Peça Teatral Rodrigues, Nelson Transformação Máscara objeto Mask Transformation Mask make-up Mask object Experience Characterization Theatre |
topic |
Máscara Máscara - Maquiagem Teatro – Experiência Teatro – Caracterização Doroteia – Peça Teatral Rodrigues, Nelson Transformação Máscara objeto Mask Transformation Mask make-up Mask object Experience Characterization Theatre |
description |
RESUMO Este trabalho trata máscara-objeto e máscara-maquiagem como meiode transformação dos atores no espetáculo “Doroteia”, de Nelson Rodrigues. A dissertação é constituída a partir de experiências com máscaras, tanto objeto quanto maquiagem, apresentando no percurso das vivências a solidificação e base para a concepção e criação dos elementos cênicos em questão. Essainvestigação tem como objetivo abordar a caracterização visual dos personagens no referido espetáculo, com foco nas máscaras supracitadas, destacando sua importância fundamental para a construção do personagem teatral. Posteriormente, são analisadas as aplicabilidades das referidas máscaras nas cenas do espetáculo. As leituras a partir da percepção do espectador acontecem como consequência da consciência coerente com o todo que o portador estabelece. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-07-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-23T11:57:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-23T11:57:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27042 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27042/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20COMPLETA%20DEFINITIVA.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27042/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27042/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20COMPLETA%20DEFINITIVA.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d59a5aac864489992f5d1198b5324df4 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 f6bc832c3fb705504e72e74d60c0a8be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502652228435968 |