Representação da periferia na televisão uma análise do programa Central na Periferia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Freire da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30313
Resumo: Esse trabalho consiste na descrição de um fenômeno que corresponde aos modos de representação da periferia na mídia, principalmente na televisiva. Para isso, lança mão da análise do programa Central da Periferia, exibido pela Rede Globo no ano de 2006, pela inserção de uma nova modalidade de se representar a periferia, agora levando-se em consideração outros aspectos que não o lado negativo desses espaços sociais. Como referencial teórico do fenômeno, afirma-se a posição adotada pelos estudos culturais como precursor de uma elevação da visibilidade das camadas mais populares e do multiculturalismo da sociedade para análise das novas configurações sociais. Na interseção entre os estudos culturais e elementos do programa, destaca-se a oposição dos discursos que colocam as culturas populares como “inferiores” às ditas mais elevadas e hegemônicas. Contextualizando-se o fenômeno da publicização da periferia e suas produções culturais, vêse a disposição das classes centrais, em também valorizar à periferia, a partir de seus próprios critérios, para compreensão da demanda de dois públicos do programa: tantos as classes do centro, quanto às da periferia.
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