Adaptação e validação transcultural do Orpheus Business Personality Inventory para o contexto brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23887 |
Resumo: | A literatura em Psicologia indica a carência de uma medida nacional que leve em consideração a personalidade do indivíduo no ambiente de trabalho. Considerando a qualidade psicométrica do teste dentro do contexto em que foi validado, o propósito deste estudo foi validar o Orpheus Business Personality Inventory (OBPI) para a população brasileira. Este teste foi desenvolvido especialmente para o ambiente organizacional e pode ser usado sob diversos propósitos, como seleção, promoção e desenvolvimento de colaboradores. O teste é composto por 190 itens, distribuídos em 16 escalas: cinco escalas maiores, sete escalas menores e quatro escalas de checagem. As escalas maiores, baseadas no modelo Big Five de personalidade, são Companheirismo, Autoridade, Conformidade, Emoção e Detalhe. As escalas menores, por sua vez, avaliam a integridade e foram baseadas nos traços do teste Giotto, são elas: Proficiência, Orientação para o trabalho, Paciência, Imparcialidade, Lealdade, Transparência e Iniciativa. Por fim, as escalas desenvolvidas para checagem de respostas contaminadas são: Dissimulação, Ambivalência, Desânimo e Falta de atenção. A coleta de dados foi realizada através da plataforma de testagem computadorizada Concerto, desenvolvida pela Universidade de Cambridge. Participaram deste estudo 938 indivíduos para a fase de testagem e 98 para a etapa de reteste. A validação de conteúdo contou com a participação de cinco juízes. Para a validade de construto, utilizou-se a Full Information Factor Analysis sob os pressupostos da Teoria de Resposta ao Item Multidimensional. O alfa de Cronbach e o coeficiente Omega foram calculados para medir a consistência interna de todas as escalas. Também foram avaliadas medidas de misfit de acordo com o modelo Rasch. Os resultados indicaram um conjunto de itens que apresentaram cargas fatoriais baixas, mas existem evidências de validade transcultural que podem ser 13 verificadas através dos resultados da validade de conteúdo e da fidedignidade do teste. A versão brasileira do OBPI não só suprirá uma lacuna na área de Avaliação Psicológica, como também auxiliará no desenvolvimento de um instrumento que seja multicultural em sua essência. Espera-se que em mão dos resultados aqui apresentados, estudos futuros possam encontrar evidências adicionais de validade de construto. |
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Lozado, Jersica AssisMenezes, Igor GomesRust, JohnAlchieri, João CarlosMagalhães, Mauro de Oliveira2017-08-08T13:45:53Z2017-08-08T13:45:53Z2017-08-082017-04-12http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23887A literatura em Psicologia indica a carência de uma medida nacional que leve em consideração a personalidade do indivíduo no ambiente de trabalho. Considerando a qualidade psicométrica do teste dentro do contexto em que foi validado, o propósito deste estudo foi validar o Orpheus Business Personality Inventory (OBPI) para a população brasileira. Este teste foi desenvolvido especialmente para o ambiente organizacional e pode ser usado sob diversos propósitos, como seleção, promoção e desenvolvimento de colaboradores. O teste é composto por 190 itens, distribuídos em 16 escalas: cinco escalas maiores, sete escalas menores e quatro escalas de checagem. As escalas maiores, baseadas no modelo Big Five de personalidade, são Companheirismo, Autoridade, Conformidade, Emoção e Detalhe. As escalas menores, por sua vez, avaliam a integridade e foram baseadas nos traços do teste Giotto, são elas: Proficiência, Orientação para o trabalho, Paciência, Imparcialidade, Lealdade, Transparência e Iniciativa. Por fim, as escalas desenvolvidas para checagem de respostas contaminadas são: Dissimulação, Ambivalência, Desânimo e Falta de atenção. A coleta de dados foi realizada através da plataforma de testagem computadorizada Concerto, desenvolvida pela Universidade de Cambridge. Participaram deste estudo 938 indivíduos para a fase de testagem e 98 para a etapa de reteste. A validação de conteúdo contou com a participação de cinco juízes. Para a validade de construto, utilizou-se a Full Information Factor Analysis sob os pressupostos da Teoria de Resposta ao Item Multidimensional. O alfa de Cronbach e o coeficiente Omega foram calculados para medir a consistência interna de todas as escalas. Também foram avaliadas medidas de misfit de acordo com o modelo Rasch. Os resultados indicaram um conjunto de itens que apresentaram cargas fatoriais baixas, mas existem evidências de validade transcultural que podem ser 13 verificadas através dos resultados da validade de conteúdo e da fidedignidade do teste. A versão brasileira do OBPI não só suprirá uma lacuna na área de Avaliação Psicológica, como também auxiliará no desenvolvimento de um instrumento que seja multicultural em sua essência. Espera-se que em mão dos resultados aqui apresentados, estudos futuros possam encontrar evidências adicionais de validade de construto.The literature in Psychology indicates the need for a national instrument that takes into consideration individual personality inside the workplace. Given the psychometric quality of this test within its validation context, the purpose of this study was to validate the Orpheus Business Personality Inventory to the Brazilian population. This test has been developed specially to the organizational environment and can be used under several purposes, such as selection, promotion and development of employees. The test is composed of 190 items divided through 16 scales: five major scales, seven minor scales and four audit scales. The major scales, based on the Big Five personality model, are Fellowship, Authority, Conformity, Emotion and Detail. The minor scale are a measure of integrity and were based on the traits stated on the Giotto test, they are: Proficiency, Work orientation, Patience, Fair-Mindedness, Loyalty, Disclosure and Initiative. Finally, the scales created to audit invalid responses are Dissimulation, Ambivalence, Despondency and Inattention. The data was collected through Concerto platform, developed by the University of Cambridge. In this study, participated 938 individuals for the testing phase and 98 for the retest phase. For the content validity study, five experts participated. For the construct valitidy study, a Full Information Factor Analysis was performed under the Multidimensional Item Response Theory underlying assumptions. Cronbach’s alpha and the Omega coefficient were calculated to evaluate the internal consistency for all scales. Misfit measurement were also investigated, according to the Rasch Model. The results indicated that a group of items presented low factor loadings, although cross-cultural validity can be inferred from the results for the content validity and reliability of the test. The Brazilian version of OBPI will not only fill a gap in the area of Psychological Evaluation, but will also assist the 15 development of an instrument that is multicultural in its essence. It is expected that further studies will support the results presented here with additional construct validity evidences.Submitted by Jersica Lozado (jersicaassis@gmail.com) on 2017-04-24T17:06:57Z No. of bitstreams: 1 Dissertation_final_version (com ficha).pdf: 1617520 bytes, checksum: 41749c8d72ffae94a71ee15d63b2239e (MD5)Approved for entry into archive by Hozana Azevedo (hazevedo@ufba.br) on 2017-08-08T13:45:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertation_final_version (com ficha).pdf: 1617520 bytes, checksum: 41749c8d72ffae94a71ee15d63b2239e (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-08T13:45:53Z (GMT). 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