Genética humana: sociedade, saúde educação.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10607 |
Resumo: | Esta pesquisa faz uma análise teórica da rapidez dos descobrimentos e avanços da Genética humana e suas implicações na medicina; na construção social dos conceitos de corpo, identidade, individualidade, saúde, doença; nas relações de poder; na economia; na política e na própria ciência, visando assim demonstrar a necessidade premente e indiscutível da difusão deste conhecimento em todos os níveis de ensino. Sendo as profissões de saúde, na sua interface com a educação, as que intermediam esta difusão na área de saúde foi realizada uma pesquisa documental nos cursos de saúde do Nordeste do Brasil visando saber se a genética humana esta sendo elemento significativo na formação dos profissionais de saúde. Foram selecionados 160 cursos nas áreas de Ciências Biológicas (na modalidade bacharelado), Ciências Farmacêuticas, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem, obedecendo a critérios de inicio de funcionamento e atuação direta com a saúde humana. Destes Cursos 102 são oferecidos por instituições públicas e 58 por instituições privadas. Foi desenvolvido um estudo exploratório de caráter quantitativo usando questionários respondidos pelos coordenadores ou responsáveis pelos cursos e usando os portais eletrônicos das Instituições de Ensino superior sobre a existência ou não de uma disciplina de Genética Humana no período de graduação ou sobre a inclusão dos conhecimentos em genética em outras disciplinas. Foram obtidas informações de 26 cursos de forma direta (resposta a questionários) e de 92 cursos de forma indireta (pesquisa nos portais eletrônicos) totalizando 118 cursos dos quais apenas 34,74 % incluem os conhecimentos de genética na sua matriz curricular. É discutida a necessidade de uma melhor distribuição no país dos geneticistas existentes, atualmente concentrados nas regiões Sul e Sudeste, através de incentivos à formação de geneticistas nas outras regiões, da contratação de profissionais na área em universidades locais e da criação de laboratórios. É enfatizada a necessidade de se incluir todos os geneticistas existentes no país (biólogos, enfermeiros e dentistas alem de médicos) no esforço para a difusão do conhecimento nesta área e para exercício da profissão de geneticista. Propõe-se a organização e regulamentação da área de aconselhamento genético como uma profissão específica. Propõe-se também o incentivo ao trabalho em equipe para a melhor aplicação dos conhecimentos nesta área e a realização de um seminário sobre o ensino de genética nas profissões de saúde a ser realizado na Região Nordeste do País. |
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Santos, Maria Concepción NovoaSantos, Maria Concepción NovoaBurnham, Teresinha Fróes2013-05-08T19:05:14Z2013-05-08T19:05:14Z2008http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10607Esta pesquisa faz uma análise teórica da rapidez dos descobrimentos e avanços da Genética humana e suas implicações na medicina; na construção social dos conceitos de corpo, identidade, individualidade, saúde, doença; nas relações de poder; na economia; na política e na própria ciência, visando assim demonstrar a necessidade premente e indiscutível da difusão deste conhecimento em todos os níveis de ensino. Sendo as profissões de saúde, na sua interface com a educação, as que intermediam esta difusão na área de saúde foi realizada uma pesquisa documental nos cursos de saúde do Nordeste do Brasil visando saber se a genética humana esta sendo elemento significativo na formação dos profissionais de saúde. Foram selecionados 160 cursos nas áreas de Ciências Biológicas (na modalidade bacharelado), Ciências Farmacêuticas, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem, obedecendo a critérios de inicio de funcionamento e atuação direta com a saúde humana. Destes Cursos 102 são oferecidos por instituições públicas e 58 por instituições privadas. Foi desenvolvido um estudo exploratório de caráter quantitativo usando questionários respondidos pelos coordenadores ou responsáveis pelos cursos e usando os portais eletrônicos das Instituições de Ensino superior sobre a existência ou não de uma disciplina de Genética Humana no período de graduação ou sobre a inclusão dos conhecimentos em genética em outras disciplinas. Foram obtidas informações de 26 cursos de forma direta (resposta a questionários) e de 92 cursos de forma indireta (pesquisa nos portais eletrônicos) totalizando 118 cursos dos quais apenas 34,74 % incluem os conhecimentos de genética na sua matriz curricular. É discutida a necessidade de uma melhor distribuição no país dos geneticistas existentes, atualmente concentrados nas regiões Sul e Sudeste, através de incentivos à formação de geneticistas nas outras regiões, da contratação de profissionais na área em universidades locais e da criação de laboratórios. É enfatizada a necessidade de se incluir todos os geneticistas existentes no país (biólogos, enfermeiros e dentistas alem de médicos) no esforço para a difusão do conhecimento nesta área e para exercício da profissão de geneticista. Propõe-se a organização e regulamentação da área de aconselhamento genético como uma profissão específica. Propõe-se também o incentivo ao trabalho em equipe para a melhor aplicação dos conhecimentos nesta área e a realização de um seminário sobre o ensino de genética nas profissões de saúde a ser realizado na Região Nordeste do País.Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2013-05-06T12:25:49Z No. of bitstreams: 1 Maria Novoa.pdf: 1561159 bytes, checksum: a8a78da7ea7ddc94aae4c15e5b173cbf (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora Lopes(silopes@ufba.br) on 2013-05-08T19:05:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maria Novoa.pdf: 1561159 bytes, checksum: a8a78da7ea7ddc94aae4c15e5b173cbf (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-08T19:05:14Z (GMT). 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