Estresse ocupacional do gestor escolar na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31626 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Estudos referem que professores vivenciam, cotidianamente, situações de estresse e apresentam elevado adoecimento psíquico com destaque para sintomas de cansaço mental e nervosismo. Os gestores escolares, embora compartilhem o espaço da escola com os professores, ainda permanecem invisíveis no que se refere à análise das relações entre o trabalho exercido e sua saúde. OBJETIVO: Analisar o estresse ocupacional, os fatores estressores no trabalho do gestor escolar na educação infantil da rede particular de ensino, bem como as suas formas de enfrentamento do estresse. METODOLOGIA: Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando técnica de entrevista semiestruturada e observação não participante e como tratamento de dados foi realizada a análise de conteúdo. Participaram do estudo oito gestores da rede privada de ensino de escolas localizadas na Península de Itapagipe, em Salvador, Bahia. Brasil. RESULTADOS: Os fatores estressores estavam diretamente relacionados com: (a) complexa relação com a família; (b) gestão financeira, constituiu problema relevante considerando processo de crescente inadimplência, gerada pelo cenário político e econômico do país, e (c) relação com os professores. A religiosidade foi mencionada como forma de enfrentamento aos eventos estressores. |
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METODOLOGIA: Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, utilizando técnica de entrevista semiestruturada e observação não participante e como tratamento de dados foi realizada a análise de conteúdo. Participaram do estudo oito gestores da rede privada de ensino de escolas localizadas na Península de Itapagipe, em Salvador, Bahia. Brasil. RESULTADOS: Os fatores estressores estavam diretamente relacionados com: (a) complexa relação com a família; (b) gestão financeira, constituiu problema relevante considerando processo de crescente inadimplência, gerada pelo cenário político e econômico do país, e (c) relação com os professores. 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