A implantação da gestão integrada de riscos em uma instituição pública de ensino: uma análise no Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Josiane Fernandes de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35495
Resumo: O presente estudo trata da implantação da gestão integrada de riscos em uma instituição pública de ensino, por meio de uma análise no Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Para tanto, realizou-se um estudo de campo de caráter exploratório, do tipo qualitativo, em que a unidade de análise principal foi o IFNMG e, de forma secundária, os Institutos Federais de Educação. Considerou-se a determinação contida na IN 01/2016 CGU/MPOG, a qual define que todos os órgãos e entidades do Poder Executivo federal deverão fazer a gestão de riscos, e a auditoria do TCU, realizada em 2018, que indicou que as instituições públicas de ensino encontram-se em grau de exposição à riscos entre intermediário e muito alto. O objetivo geral deste trabalho é identificar e analisar as barreiras e os benefícios que uma instituição pública de ensino superior encontra ao implantar a gestão integrada de riscos. Este estudo foi fundamentado a partir da teoria de agência (agency), governança e gestão de riscos sobre a ótica do serviço público. Em relação à metodologia empregada, lançou-se mão do estudo de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com os servidores da alta gestão, e de pesquisa documental, a partir da análise do Relatório de Gestão do Exercício 2019 (do IFNMG e outros IFs), bem como de outros documentos institucionais relacionados ao IFNMG. Os dados coletados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Deste modo, pode-se identificar que as principais barreiras ou pontos a serem superados pelas instituições públicas de ensino superior, especificamente os Institutos Federais de Educação, envolvem a priorização e conhecimento pela alta gestão, a realização de capacitações e ações de disseminação da cultura de riscos entre os servidores, a instituição de sistemas informatizados, a necessidade de ações conjuntas que possibilitem a gestão descentralizada e multicampi dos IFs desenvolverem institucionalmente um processo integrado, sistemático e contínuo de gestão de riscos. O estudo também evidenciou a existência de benefícios, sendo demonstrado que, mesmo não estando devidamente implementado o gerenciamento de riscos, alguns setores e IFs já estão obtendo benefícios que refletem em decisões mais seguras, redução de exposição à riscos, potencialização do alcance dos objetivos e padronização de atividades. Dessa forma, pode-se formar o diagnóstico de que as instituições de ensino superior, apesar das muitas limitações, estão avançando no processo de implantação da gestão integrada de riscos. E, com isso, pode se concluir que a gestão integrada de riscos é um instrumento promissor e que, se bem implantado, irá contribuir com as instituições públicas de ensino superior no atingimento dos seus objetivos e da sua missão, agregando valor às instituições e ao serviço prestado à sociedade. Como limitação, por ser um trabalho com foco nos Institutos Federais de Educação, as conclusões devem ser observadas levando em consideração as peculiaridades dessas instituições. Sugere-se, para trabalhos futuros, a avaliação dos resultados da gestão integrada de riscos nas instituições públicas de ensino superior; e a investigação de soluções para alavancar o processo de gestão integrada de riscos nas instituições públicas de ensino superior.
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O objetivo geral deste trabalho é identificar e analisar as barreiras e os benefícios que uma instituição pública de ensino superior encontra ao implantar a gestão integrada de riscos. Este estudo foi fundamentado a partir da teoria de agência (agency), governança e gestão de riscos sobre a ótica do serviço público. Em relação à metodologia empregada, lançou-se mão do estudo de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com os servidores da alta gestão, e de pesquisa documental, a partir da análise do Relatório de Gestão do Exercício 2019 (do IFNMG e outros IFs), bem como de outros documentos institucionais relacionados ao IFNMG. Os dados coletados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Deste modo, pode-se identificar que as principais barreiras ou pontos a serem superados pelas instituições públicas de ensino superior, especificamente os Institutos Federais de Educação, envolvem a priorização e conhecimento pela alta gestão, a realização de capacitações e ações de disseminação da cultura de riscos entre os servidores, a instituição de sistemas informatizados, a necessidade de ações conjuntas que possibilitem a gestão descentralizada e multicampi dos IFs desenvolverem institucionalmente um processo integrado, sistemático e contínuo de gestão de riscos. O estudo também evidenciou a existência de benefícios, sendo demonstrado que, mesmo não estando devidamente implementado o gerenciamento de riscos, alguns setores e IFs já estão obtendo benefícios que refletem em decisões mais seguras, redução de exposição à riscos, potencialização do alcance dos objetivos e padronização de atividades. Dessa forma, pode-se formar o diagnóstico de que as instituições de ensino superior, apesar das muitas limitações, estão avançando no processo de implantação da gestão integrada de riscos. E, com isso, pode se concluir que a gestão integrada de riscos é um instrumento promissor e que, se bem implantado, irá contribuir com as instituições públicas de ensino superior no atingimento dos seus objetivos e da sua missão, agregando valor às instituições e ao serviço prestado à sociedade. Como limitação, por ser um trabalho com foco nos Institutos Federais de Educação, as conclusões devem ser observadas levando em consideração as peculiaridades dessas instituições. Sugere-se, para trabalhos futuros, a avaliação dos resultados da gestão integrada de riscos nas instituições públicas de ensino superior; e a investigação de soluções para alavancar o processo de gestão integrada de riscos nas instituições públicas de ensino superior.This study deals with the implementation of integrated risk management in a public educational institution, through an analysis at the Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais (IFNMG). To this end, an exploratory and qualitative field study was carried out, in which the main unit of analysis was the IFNMG and, in a secondary way, other institutes with the same specificities. It was considered the determination contained in IN 01/2016 CGU/MPOG, which defines that all the organs and entities of the federal Executive Branch must carry out risk management, and the Brazilian Federal Court of Auditors audit, carried out in 2018, which indicated that the public educational institutions are at a level of risk exposure between intermediate and very high. The general objective of this work is to identify and analyze the barriers and benefits that a public institution of higher education finds when implementing integrated risk management. This study was based on the theory of agency, on governance and risk management from the perspective of public service. In relation to the methodology used, field studies were used, through semi-structured interviews with senior management employees, and documentary research, based on the analysis of the Management Report for Exercise 2019 (from IFNMG and other FIs) , as well as other institutional documents related to the IFNMG. The collected data were treated through content analysis. In this way, it can be identified that the main barriers or points to be overcome by public institutions of higher education, specifically the Federal Institutes of Education, involve prioritization and knowledge by senior management, carrying out training and actions to disseminate the culture of risks among servers, the institution of computerized systems, the need for joint actions that enable the decentralized and multicampi management of the IFs to institutionally develop an integrated, systematic and continuous risk management process. The study also showed the existence of benefits, demonstrating that, even if risk management is not properly implemented, some sectors and FIs are already obtaining benefits that reflect in safer decisions, reduction of risk exposure, enhancement of the achievement of objectives and standardization of activities. Thus, it is possible to form the diagnosis that higher education institutions, despite the many limitations, are advancing in the process of implementing integrated risk management. And with that, it can be concluded that integrated risk management is a promising instrument and that, if well implemented, it will contribute to public higher education institutions in achieving their objectives and mission, adding value to institutions and to the service provided to society. As a limitation, as it is a work focused on Federal Institutes of Education in Brazil, the conclusions must be observed taking into account the peculiarities of these institutions. It is suggested, for future work, the evaluation of the results of integrated risk management in public institutions of higher education; and the investigation of solutions to leverage the integrated risk management process in public institutions of higher education.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2022-06-10T16:49:59Z No. of bitstreams: 1 Josiane Fernandes de Oliveira.pdf: 1458076 bytes, checksum: 07480afd10878f36622b359c036ccbe5 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2022-06-13T09:28:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Josiane Fernandes de Oliveira.pdf: 1458076 bytes, checksum: 07480afd10878f36622b359c036ccbe5 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-13T09:28:14Z (GMT). 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