REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16029 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe o entendimento de registro em dança como um possível ato coreográfico capaz de ações ativadoras/atualizadoras da memória da dança a partir dela mesma. Este estudo deseja ainda perceber a ação do registro coreográfico como uma prática politicamente implicada em seu contexto e em sua história, tendo em vista suas escolhas estéticas e procedimentais. Para o uso da noção de coreografia, bem como para as discussões contemporâneas sobre registro nas artes, foram acessados principalmente textos dos autores Luís Cláudio Costa (2009), Jacques Rancière (2005), Giorgio Agamben (2009) e André Lepecki (2007/2010/2013). Estes conceitos se desenvolvem na análise da obra “Retrospectiva” (2012) do coreógrafo Xavier Le Roy, que reorganizou os seus solos já realizados em uma nova construção compositiva. Metodologicamente, a análise dessa obra vale-se de parâmetros teóricos desenvolvidos pela pesquisadora sérvia Bojana Cvejić (2013), para quem é possível desmembrar a noção de performance em três processos de diferentes durações - o criar, o performar e o assistir - que acarretam experiências distintas entre si. A escolha da criação de Le Roy como foco central desta dissertação se respalda também no fato de o autor desta pesquisa ter se relacionado com a citada obra nas três dimensões propostas por Cvejić - o criar, o performar e o assistir -, sendo possível, nessa perspectiva, potencializar o vínculo teórico e artístico da análise aqui realizada. |
id |
UFBA-2_73948958e9615ec89b71d4dbdcc3fcd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/16029 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Machado Neto, MarioMachado Neto, MarioCastilho, JacyanRodrigues Silva, ElianaRocha, TherezaCastilho, Jacyan2014-09-11T13:06:33Z2014-09-11T13:06:33Z2014-09-112014-03-24CDD 792CDU 793.3http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16029Esta pesquisa propõe o entendimento de registro em dança como um possível ato coreográfico capaz de ações ativadoras/atualizadoras da memória da dança a partir dela mesma. Este estudo deseja ainda perceber a ação do registro coreográfico como uma prática politicamente implicada em seu contexto e em sua história, tendo em vista suas escolhas estéticas e procedimentais. Para o uso da noção de coreografia, bem como para as discussões contemporâneas sobre registro nas artes, foram acessados principalmente textos dos autores Luís Cláudio Costa (2009), Jacques Rancière (2005), Giorgio Agamben (2009) e André Lepecki (2007/2010/2013). Estes conceitos se desenvolvem na análise da obra “Retrospectiva” (2012) do coreógrafo Xavier Le Roy, que reorganizou os seus solos já realizados em uma nova construção compositiva. Metodologicamente, a análise dessa obra vale-se de parâmetros teóricos desenvolvidos pela pesquisadora sérvia Bojana Cvejić (2013), para quem é possível desmembrar a noção de performance em três processos de diferentes durações - o criar, o performar e o assistir - que acarretam experiências distintas entre si. A escolha da criação de Le Roy como foco central desta dissertação se respalda também no fato de o autor desta pesquisa ter se relacionado com a citada obra nas três dimensões propostas por Cvejić - o criar, o performar e o assistir -, sendo possível, nessa perspectiva, potencializar o vínculo teórico e artístico da análise aqui realizada.This research proposes to understand documentation in dance as a possible choreographic act able of activate/actualize dance memories using itself as media. his study. This study also seeks to understand the action of choreographic documentation as a politically involved practice within their context and in its history, considering its aesthetic and procedural choices. For the use of the concept of choreography, as well as contemporary discussions on documentation in arts, I especially used texts from the authors Luís Cláudio Costa (2009), Jacques Rancière (2005), Giorgio Agamben (2009) e André Lepecki (2007/2010/2013). These concepts are developed in the analysis of the work "Retrospective" (2012), by Xavier Le Roy, who reorganized his preview solo works in a new compositional construction. Methodologically, the analysis of this work draws on theoretical parameters developed by the researcher Bojana Cvejic (2013), for whom it is possible to split the notion of performance in three modes of different durations - Creating, Performing and Attending - which lead to different experiences. The choice of having the Le Roy's work as the central focus of this dissertation is also supported by the fact that the author of this research have experienced this work in the three modes proposed by Cvejic - Creating, Performing and Attending - and it is possible, in this perspective, to enhance the theoretical and artistic bond of analysis invested here.Submitted by Neto Machado (netomachado@gmail.com) on 2014-09-10T20:12:57Z No. of bitstreams: 1 versao final para depósito ufba.pdf: 1722271 bytes, checksum: aa4dfccabb5a5da6a9f02b6cd69c9d43 (MD5)Approved for entry into archive by Fatima Cleômenis Botelho Maria (botelho@ufba.br) on 2014-09-11T13:06:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 versao final para depósito ufba.pdf: 1722271 bytes, checksum: aa4dfccabb5a5da6a9f02b6cd69c9d43 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-11T13:06:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 versao final para depósito ufba.pdf: 1722271 bytes, checksum: aa4dfccabb5a5da6a9f02b6cd69c9d43 (MD5)CAPES - governo federalDançaCoreografiacoreografiadançaregistrodocumentaçãoXavier Le Roy"Retrospectiva"REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROYinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Teatro da Universidade Federal da BahiaPrograma de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da BahiaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16029/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52ORIGINALversao final para depósito ufba.pdfversao final para depósito ufba.pdfapplication/pdf1722271https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16029/1/versao%20final%20para%20depo%cc%81sito%20ufba.pdfaa4dfccabb5a5da6a9f02b6cd69c9d43MD51TEXTversao final para depósito ufba.pdf.txtversao final para depósito ufba.pdf.txtExtracted texttext/plain381338https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16029/3/versao%20final%20para%20depo%cc%81sito%20ufba.pdf.txt703142b8e0858a23b13b6a82e16bdee8MD53ri/160292022-07-05 14:03:32.733oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:32Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY |
title |
REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY |
spellingShingle |
REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY Machado Neto, Mario Dança Coreografia coreografia dança registro documentação Xavier Le Roy "Retrospectiva" |
title_short |
REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY |
title_full |
REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY |
title_fullStr |
REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY |
title_full_unstemmed |
REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY |
title_sort |
REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY |
author |
Machado Neto, Mario |
author_facet |
Machado Neto, Mario |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado Neto, Mario Machado Neto, Mario |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castilho, Jacyan |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rodrigues Silva, Eliana Rocha, Thereza Castilho, Jacyan |
contributor_str_mv |
Castilho, Jacyan Rodrigues Silva, Eliana Rocha, Thereza Castilho, Jacyan |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Dança Coreografia |
topic |
Dança Coreografia coreografia dança registro documentação Xavier Le Roy "Retrospectiva" |
dc.subject.por.fl_str_mv |
coreografia dança registro documentação Xavier Le Roy "Retrospectiva" |
description |
Esta pesquisa propõe o entendimento de registro em dança como um possível ato coreográfico capaz de ações ativadoras/atualizadoras da memória da dança a partir dela mesma. Este estudo deseja ainda perceber a ação do registro coreográfico como uma prática politicamente implicada em seu contexto e em sua história, tendo em vista suas escolhas estéticas e procedimentais. Para o uso da noção de coreografia, bem como para as discussões contemporâneas sobre registro nas artes, foram acessados principalmente textos dos autores Luís Cláudio Costa (2009), Jacques Rancière (2005), Giorgio Agamben (2009) e André Lepecki (2007/2010/2013). Estes conceitos se desenvolvem na análise da obra “Retrospectiva” (2012) do coreógrafo Xavier Le Roy, que reorganizou os seus solos já realizados em uma nova construção compositiva. Metodologicamente, a análise dessa obra vale-se de parâmetros teóricos desenvolvidos pela pesquisadora sérvia Bojana Cvejić (2013), para quem é possível desmembrar a noção de performance em três processos de diferentes durações - o criar, o performar e o assistir - que acarretam experiências distintas entre si. A escolha da criação de Le Roy como foco central desta dissertação se respalda também no fato de o autor desta pesquisa ter se relacionado com a citada obra nas três dimensões propostas por Cvejić - o criar, o performar e o assistir -, sendo possível, nessa perspectiva, potencializar o vínculo teórico e artístico da análise aqui realizada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-03-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T13:06:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-11T13:06:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-09-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16029 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
CDD 792 CDU 793.3 |
identifier_str_mv |
CDD 792 CDU 793.3 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16029/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16029/1/versao%20final%20para%20depo%cc%81sito%20ufba.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16029/3/versao%20final%20para%20depo%cc%81sito%20ufba.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 aa4dfccabb5a5da6a9f02b6cd69c9d43 703142b8e0858a23b13b6a82e16bdee8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459486497603584 |