REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Neto, Mario
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16029
Resumo: Esta pesquisa propõe o entendimento de registro em dança como um possível ato coreográfico capaz de ações ativadoras/atualizadoras da memória da dança a partir dela mesma. Este estudo deseja ainda perceber a ação do registro coreográfico como uma prática politicamente implicada em seu contexto e em sua história, tendo em vista suas escolhas estéticas e procedimentais. Para o uso da noção de coreografia, bem como para as discussões contemporâneas sobre registro nas artes, foram acessados principalmente textos dos autores Luís Cláudio Costa (2009), Jacques Rancière (2005), Giorgio Agamben (2009) e André Lepecki (2007/2010/2013). Estes conceitos se desenvolvem na análise da obra “Retrospectiva” (2012) do coreógrafo Xavier Le Roy, que reorganizou os seus solos já realizados em uma nova construção compositiva. Metodologicamente, a análise dessa obra vale-se de parâmetros teóricos desenvolvidos pela pesquisadora sérvia Bojana Cvejić (2013), para quem é possível desmembrar a noção de performance em três processos de diferentes durações - o criar, o performar e o assistir - que acarretam experiências distintas entre si. A escolha da criação de Le Roy como foco central desta dissertação se respalda também no fato de o autor desta pesquisa ter se relacionado com a citada obra nas três dimensões propostas por Cvejić - o criar, o performar e o assistir -, sendo possível, nessa perspectiva, potencializar o vínculo teórico e artístico da análise aqui realizada.
id UFBA-2_73948958e9615ec89b71d4dbdcc3fcd6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/16029
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Machado Neto, MarioMachado Neto, MarioCastilho, JacyanRodrigues Silva, ElianaRocha, TherezaCastilho, Jacyan2014-09-11T13:06:33Z2014-09-11T13:06:33Z2014-09-112014-03-24CDD 792CDU 793.3http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16029Esta pesquisa propõe o entendimento de registro em dança como um possível ato coreográfico capaz de ações ativadoras/atualizadoras da memória da dança a partir dela mesma. Este estudo deseja ainda perceber a ação do registro coreográfico como uma prática politicamente implicada em seu contexto e em sua história, tendo em vista suas escolhas estéticas e procedimentais. Para o uso da noção de coreografia, bem como para as discussões contemporâneas sobre registro nas artes, foram acessados principalmente textos dos autores Luís Cláudio Costa (2009), Jacques Rancière (2005), Giorgio Agamben (2009) e André Lepecki (2007/2010/2013). Estes conceitos se desenvolvem na análise da obra “Retrospectiva” (2012) do coreógrafo Xavier Le Roy, que reorganizou os seus solos já realizados em uma nova construção compositiva. Metodologicamente, a análise dessa obra vale-se de parâmetros teóricos desenvolvidos pela pesquisadora sérvia Bojana Cvejić (2013), para quem é possível desmembrar a noção de performance em três processos de diferentes durações - o criar, o performar e o assistir - que acarretam experiências distintas entre si. A escolha da criação de Le Roy como foco central desta dissertação se respalda também no fato de o autor desta pesquisa ter se relacionado com a citada obra nas três dimensões propostas por Cvejić - o criar, o performar e o assistir -, sendo possível, nessa perspectiva, potencializar o vínculo teórico e artístico da análise aqui realizada.This research proposes to understand documentation in dance as a possible choreographic act able of activate/actualize dance memories using itself as media. his study. This study also seeks to understand the action of choreographic documentation as a politically involved practice within their context and in its history, considering its aesthetic and procedural choices. For the use of the concept of choreography, as well as contemporary discussions on documentation in arts, I especially used texts from the authors Luís Cláudio Costa (2009), Jacques Rancière (2005), Giorgio Agamben (2009) e André Lepecki (2007/2010/2013). These concepts are developed in the analysis of the work "Retrospective" (2012), by Xavier Le Roy, who reorganized his preview solo works in a new compositional construction. Methodologically, the analysis of this work draws on theoretical parameters developed by the researcher Bojana Cvejic (2013), for whom it is possible to split the notion of performance in three modes of different durations - Creating, Performing and Attending - which lead to different experiences. The choice of having the Le Roy's work as the central focus of this dissertation is also supported by the fact that the author of this research have experienced this work in the three modes proposed by Cvejic - Creating, Performing and Attending - and it is possible, in this perspective, to enhance the theoretical and artistic bond of analysis invested here.Submitted by Neto Machado (netomachado@gmail.com) on 2014-09-10T20:12:57Z No. of bitstreams: 1 versao final para depósito ufba.pdf: 1722271 bytes, checksum: aa4dfccabb5a5da6a9f02b6cd69c9d43 (MD5)Approved for entry into archive by Fatima Cleômenis Botelho Maria (botelho@ufba.br) on 2014-09-11T13:06:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 versao final para depósito ufba.pdf: 1722271 bytes, checksum: aa4dfccabb5a5da6a9f02b6cd69c9d43 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-11T13:06:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 versao final para depósito ufba.pdf: 1722271 bytes, checksum: aa4dfccabb5a5da6a9f02b6cd69c9d43 (MD5)CAPES - governo federalDançaCoreografiacoreografiadançaregistrodocumentaçãoXavier Le Roy"Retrospectiva"REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROYinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Teatro da Universidade Federal da BahiaPrograma de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da BahiaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16029/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52ORIGINALversao final para depósito ufba.pdfversao final para depósito ufba.pdfapplication/pdf1722271https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16029/1/versao%20final%20para%20depo%cc%81sito%20ufba.pdfaa4dfccabb5a5da6a9f02b6cd69c9d43MD51TEXTversao final para depósito ufba.pdf.txtversao final para depósito ufba.pdf.txtExtracted texttext/plain381338https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16029/3/versao%20final%20para%20depo%cc%81sito%20ufba.pdf.txt703142b8e0858a23b13b6a82e16bdee8MD53ri/160292022-07-05 14:03:32.733oai:repositorio.ufba.br:ri/16029VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc++/vW8gZGUgZG9jdW1lbnRvcywgbyBhdXRvciBvdSBzZXUgcmVwcmVzZW50YW50ZSBsZWdhbCwgYW8gYWNlaXRhciAKZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIApvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2Ye+/ve+/vW8uIApFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gCmNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnvv73vv71vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vu77+9YSAKZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8KcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHvv73vv71lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3Ryae+/ve+/vWVzIGltcG9zdGFzIHBlbG9zIGVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2Hvv73vv71lcyBzZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVw77+9c2l0b3MgCmNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW5077+9bSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byAKYW8gbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8KIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:32Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY
title REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY
spellingShingle REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY
Machado Neto, Mario
Dança
Coreografia
coreografia
dança
registro
documentação
Xavier Le Roy
"Retrospectiva"
title_short REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY
title_full REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY
title_fullStr REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY
title_full_unstemmed REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY
title_sort REENCARNAÇÃO: REGISTRO COMO COREOGRAFIA NA OBRA "RETROSPECTIVA" DE XAVIER LE ROY
author Machado Neto, Mario
author_facet Machado Neto, Mario
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Neto, Mario
Machado Neto, Mario
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castilho, Jacyan
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rodrigues Silva, Eliana
Rocha, Thereza
Castilho, Jacyan
contributor_str_mv Castilho, Jacyan
Rodrigues Silva, Eliana
Rocha, Thereza
Castilho, Jacyan
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Dança
Coreografia
topic Dança
Coreografia
coreografia
dança
registro
documentação
Xavier Le Roy
"Retrospectiva"
dc.subject.por.fl_str_mv coreografia
dança
registro
documentação
Xavier Le Roy
"Retrospectiva"
description Esta pesquisa propõe o entendimento de registro em dança como um possível ato coreográfico capaz de ações ativadoras/atualizadoras da memória da dança a partir dela mesma. Este estudo deseja ainda perceber a ação do registro coreográfico como uma prática politicamente implicada em seu contexto e em sua história, tendo em vista suas escolhas estéticas e procedimentais. Para o uso da noção de coreografia, bem como para as discussões contemporâneas sobre registro nas artes, foram acessados principalmente textos dos autores Luís Cláudio Costa (2009), Jacques Rancière (2005), Giorgio Agamben (2009) e André Lepecki (2007/2010/2013). Estes conceitos se desenvolvem na análise da obra “Retrospectiva” (2012) do coreógrafo Xavier Le Roy, que reorganizou os seus solos já realizados em uma nova construção compositiva. Metodologicamente, a análise dessa obra vale-se de parâmetros teóricos desenvolvidos pela pesquisadora sérvia Bojana Cvejić (2013), para quem é possível desmembrar a noção de performance em três processos de diferentes durações - o criar, o performar e o assistir - que acarretam experiências distintas entre si. A escolha da criação de Le Roy como foco central desta dissertação se respalda também no fato de o autor desta pesquisa ter se relacionado com a citada obra nas três dimensões propostas por Cvejić - o criar, o performar e o assistir -, sendo possível, nessa perspectiva, potencializar o vínculo teórico e artístico da análise aqui realizada.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-03-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T13:06:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-11T13:06:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16029
dc.identifier.other.none.fl_str_mv CDD 792
CDU 793.3
identifier_str_mv CDD 792
CDU 793.3
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16029/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16029/1/versao%20final%20para%20depo%cc%81sito%20ufba.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16029/3/versao%20final%20para%20depo%cc%81sito%20ufba.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
aa4dfccabb5a5da6a9f02b6cd69c9d43
703142b8e0858a23b13b6a82e16bdee8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459486497603584