Avaliação das potencialidades e dos desafios da implantação de políticas para gerenciamento de estacionamentos
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29467 |
Resumo: | As grandes cidades, em todo o mundo, possuem um problema em comum que é o crescimento de sua frota veicular. Em decorrência desse crescimento, surgem problemas associados aos estacionamentos, elemento integrante da infraestrutura para mobilidade urbana. Nesse contexto, temas tais como consumo de espaço, demanda e oferta por vagas de estacionamento, integração entre modos e gerenciamento dessa infraestrutura ganham destaque, pois, os mesmos viabilizam atividades urbanas e possibilitam a produção e atração de viagens para as várias regiões da cidade. Dessa forma, as estratégias que visam gerenciar os estacionamentos devem adotar medidas que respeitem a relação transporte e uso do solo. Entre as medidas restritivas que comumente vem sendo aplicadas estão a impossibilidade de acesso ao centro por meio de transporte individual motorizado, a instalação de equipamentos para estacionamento em regiões periféricas aos centros, valorização do transporte público e disponibilização de integração entre modos como, por exemplo, estacionamento-metrô. Em contrapartida, o uso da área que seria usada para estacionamento serviria como área de convivência social e atividades econômicas. O objetivo desta dissertação é avaliar potencialidades e desafios na implantação de medidas de gerenciamento aplicadas ao estacionamento em vagas rotativas nas vias dos centros tradicionais. Para tanto, foi realizado um inventário espacial das vagas em vias públicas da área de estudo, região integrante do entorno do Centro Histórico de Salvador, e posteriormente análises comparativas das medidas de gerenciamento aplicadas aos estacionamentos pesquisados. O método utilizado nesta pesquisa foi desenvolvido através da análise espacial utilizando o Sistema de Informações Geográficas (SIG), processando dados de natureza oficial, Pesquisa Origem-Destino de 2012 da Região Metropolitana de Salvador, e não oficial, oriundos das plataformas globais Google Maps e Google Earth. Outro método quantitativo aplicado foi a aplicação de formulário proposto para usuários de um estacionamento integrado fisicamente ao metrô da cidade. Produtos cartográficos foram gerados com o intuito de apresentar as origens e os destinos dos usuários de automóveis, a representação do padrão de distribuição dos estacionamentos na área de estudo, a condição de tráfego nas vias, a estimativa da demanda potencial de viagens aos centros urbanos, além de outros resultados como os custos associados aos deslocamentos; a oferta de vagas de estacionamentos (em vias públicas e fora delas), as potencialidades e os desafios para as medidas de gerenciamento aplicadas aos estacionamentos. Assim, foi verificado que a integração do metrô-carro é um caminho eficiente para promoção do transporte público urbano e é uma medida eficaz para diminuir o uso do automóvel. |
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Santos Junior , Ricardo Luiz dosSantos Junior , Ricardo Luiz dosPinto, Ilce Marília DantasPitombo, Cira SouzaDelgado, Juan Pedro MorenoSilva, Paulo Cesar Marques da2019-05-09T21:44:10Z2019-05-09T21:44:10Z2019-05-092018-12-10http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29467As grandes cidades, em todo o mundo, possuem um problema em comum que é o crescimento de sua frota veicular. Em decorrência desse crescimento, surgem problemas associados aos estacionamentos, elemento integrante da infraestrutura para mobilidade urbana. Nesse contexto, temas tais como consumo de espaço, demanda e oferta por vagas de estacionamento, integração entre modos e gerenciamento dessa infraestrutura ganham destaque, pois, os mesmos viabilizam atividades urbanas e possibilitam a produção e atração de viagens para as várias regiões da cidade. Dessa forma, as estratégias que visam gerenciar os estacionamentos devem adotar medidas que respeitem a relação transporte e uso do solo. 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O método utilizado nesta pesquisa foi desenvolvido através da análise espacial utilizando o Sistema de Informações Geográficas (SIG), processando dados de natureza oficial, Pesquisa Origem-Destino de 2012 da Região Metropolitana de Salvador, e não oficial, oriundos das plataformas globais Google Maps e Google Earth. Outro método quantitativo aplicado foi a aplicação de formulário proposto para usuários de um estacionamento integrado fisicamente ao metrô da cidade. Produtos cartográficos foram gerados com o intuito de apresentar as origens e os destinos dos usuários de automóveis, a representação do padrão de distribuição dos estacionamentos na área de estudo, a condição de tráfego nas vias, a estimativa da demanda potencial de viagens aos centros urbanos, além de outros resultados como os custos associados aos deslocamentos; a oferta de vagas de estacionamentos (em vias públicas e fora delas), as potencialidades e os desafios para as medidas de gerenciamento aplicadas aos estacionamentos. Assim, foi verificado que a integração do metrô-carro é um caminho eficiente para promoção do transporte público urbano e é uma medida eficaz para diminuir o uso do automóvel.Big cities, all over the world, have a common problem which is their vehicle fleet growth. As a result of this growth, there are problems associated with parking lots, an integral element of urban mobility infrastructure. In this context, the issues of space consumption, demand and supply for parking spaces, modal integration and management through this infrastructure gain prominence, since they enable urban activities and enable trip production and attraction to the city various regions. Therefore, the strategies that aim to manage the parking lots should adopt measures that respect the relationship between transport and land use. Among the restrictive measures, that are commonly applied, are the impossibility of access to the urban center by means of individual motorized transport, parking equipment installation in peripheral regions of urban centers, public transportation enhancement and provision of modal integration such as subway parking. In contrast, the use of the area that would be used for parking would serve as an area of social coexistence and economic activities. This dissertation’s objective is to evaluate potentialities and challenges of implementing management measures applied to rotational parking lots in traditional urban routes. In order to do so, a spatial inventory of public space vacancies in the study area, an area that was part of Salvador Historic Center, was carried out, and comparative analyzes of the management measures applied to the surveyed parking lots were carried out. The method used in this research was developed through spatial analysis using Geographic Information System (GIS), processing an official nature data, Salvador Metropolitan Region Source-Destination Research of 2012, and unofficial, originating from the global Google Maps and Google Earth. Another quantitative method applied was the application of a proposed form for users of a physically integrated parking lot to the city subway. Cartographic products were generated with the purpose of xii presenting origins and destinations of car users, the representation of parking lots distribution pattern in the study area, the streets traffic condition, the estimation of trips potential demand to urban centers, in addition to other results such as the costs associated with displacements; the availability of parking spaces (on and off public roads), the potentialities and challenges for management measures applied to parking lots. Thus, it was verified that subway-car integration is an efficient way to promote urban public transport and is an effective measure to decrease automobile usage.Submitted by Pós graduação Engenharia Civil (ppec@ufba.br) on 2019-05-09T20:29:21Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Estacionamentos em Salvador - Ricardo Luiz dos Santos Junior.pdf: 9099443 bytes, checksum: d927e757e9a8150125a5ee3395a14537 (MD5)Approved for entry into archive by Flávia Sousa (flaviabs@ufba.br) on 2019-05-09T21:44:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Estacionamentos em Salvador - Ricardo Luiz dos Santos Junior.pdf: 9099443 bytes, checksum: d927e757e9a8150125a5ee3395a14537 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-09T21:44:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Estacionamentos em Salvador - Ricardo Luiz dos Santos Junior.pdf: 9099443 bytes, checksum: d927e757e9a8150125a5ee3395a14537 (MD5)Engenharia CivilEstacionamentosGerenciamento de EstacionamentosIntegração entre ModosViabilidade Técnica e EconômicaAvaliação das potencialidades e dos desafios da implantação de políticas para gerenciamento de estacionamentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola PolitécnicaEngenharia CivilUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação - Estacionamentos em Salvador - Ricardo Luiz dos Santos Junior.pdfDissertação - Estacionamentos em Salvador - Ricardo Luiz dos Santos Junior.pdfapplication/pdf9099443https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29467/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Estacionamentos%20em%20Salvador%20-%20Ricardo%20Luiz%20dos%20Santos%20Junior.pdfd927e757e9a8150125a5ee3395a14537MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29467/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDissertação - Estacionamentos em Salvador - Ricardo Luiz dos Santos Junior.pdf.txtDissertação - Estacionamentos em Salvador - Ricardo Luiz dos Santos Junior.pdf.txtExtracted texttext/plain279547https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29467/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Estacionamentos%20em%20Salvador%20-%20Ricardo%20Luiz%20dos%20Santos%20Junior.pdf.txt3185544adc5a3e914f0572a2afdcda79MD53ri/294672022-07-05 14:03:57.208oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:57Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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