Contexto familiar e condições de saúde bucal de pré-escolares.
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33998 |
Resumo: | É conhecido que aspectos referentes às condições de vida da família influenciam o processo saúde-doença bucal de pré-escolares. Atualmente alguns estudos indicam que o cuidado em saúde sofre influência dos aspectos psicossociais da família, os quais podem associar-se aos problemas bucais. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura a respeito da relação entre aspectos psicossociais do contexto familiar e a saúde bucal de pré-escolares, com ênfase nos estudos epidemiológicos. Para possibilitar a discussão e compreensão desta temática, os referenciais teóricos do “Modo de Vida e Saúde” e da “Ecologia do Desenvolvimento Humano” foram apresentados. Estudos empíricos epidemiológicos foram rastreados no período de 1999 a 2010 nas bases de dados Pubmed, Medline e Scielo, utilizando os descritores: “family“, “epidemiology”, “oral health”, “childhood”, “children”, “preschool” e “psychosocial”. A análise envolveu a descrição do local do estudo, população, tipo de análise epidemiológica, fatores psicossociais selecionados, principais efeitos e seus resultados. Dez estudos epidemiológicos foram encontrados, 03 deles nacionais. Oito utilizaram o desenho de corte transversal, um foi do tipo caso-controle e um de coorte, apontando na direção de associações positivas entre fatores psicossociais da família e alterações bucais em crianças na faixa etária pré-escolar, principalmente cárie dentária. A fim de alcançar uma melhor compreensão desta relação, limitações teóricas e metodológicas destes estudos devem ser superadas. |
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É conhecido que aspectos referentes às condições de vida da família influenciam o processo saúde-doença bucal de pré-escolares. Atualmente alguns estudos indicam que o cuidado em saúde sofre influência dos aspectos psicossociais da família, os quais podem associar-se aos problemas bucais. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura a respeito da relação entre aspectos psicossociais do contexto familiar e a saúde bucal de pré-escolares, com ênfase nos estudos epidemiológicos. Para possibilitar a discussão e compreensão desta temática, os referenciais teóricos do “Modo de Vida e Saúde” e da “Ecologia do Desenvolvimento Humano” foram apresentados. Estudos empíricos epidemiológicos foram rastreados no período de 1999 a 2010 nas bases de dados Pubmed, Medline e Scielo, utilizando os descritores: “family“, “epidemiology”, “oral health”, “childhood”, “children”, “preschool” e “psychosocial”. A análise envolveu a descrição do local do estudo, população, tipo de análise epidemiológica, fatores psicossociais selecionados, principais efeitos e seus resultados. Dez estudos epidemiológicos foram encontrados, 03 deles nacionais. Oito utilizaram o desenho de corte transversal, um foi do tipo caso-controle e um de coorte, apontando na direção de associações positivas entre fatores psicossociais da família e alterações bucais em crianças na faixa etária pré-escolar, principalmente cárie dentária. A fim de alcançar uma melhor compreensão desta relação, limitações teóricas e metodológicas destes estudos devem ser superadas. |
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