Instituições e custos de transação no sistema portuário baiano: o caso tecon salvador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Junior, Antonio Carlos de Andrade Silva e
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8124
Resumo: p. 1 - 151
id UFBA-2_75d0e81a39df624e4ee531162f84cf95
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/8124
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Souza Junior, Antonio Carlos de Andrade Silva eSouza Junior, Antonio Carlos de Andrade Silva eCabral, Sandro2013-01-24T18:06:03Z2013-01-24T18:06:03Z2008http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8124p. 1 - 151O Comércio exterior da Bahia cresceu substancialmente provocando uma demanda crescente por serviços portuários. O Porto de Salvador é responsável por uma parte significativa do movimento de cargas gerado pelo desenvolvimento econômico do estado e voltado para o comércio exterior. Nos últimos anos, o TECONSV - TECON Salvador S/A, único terminal especializado em contêineres do estado, operado por um agente privado desde 2000, tem movimentado basicamente cargas baianas sem atrair cargas de outros estados vizinhos. Adicionalmente, cargas baianas conteinerizadas têm sido exportadas ou importadas por outros portos brasileiros, principalmente pelos portos de Santos, Vitória, Sepetiba. São Francisco do Sul, Suape e Pecem. A presente dissertação é um estudo de caso com abordagem qualitativa e tem como objetivo identificar as razões que explicam a perda de carga do TECONSV para outros portos e sua falta de capacidade de atrair cargas de outros estados. Para responder a esta pergunta central foi utilizado o aparato teórico da Nova Economia Institucional na identificação de custos de transação, pois estes estão normalmente presentes pela especificidade dos ativos típicos nesse tipo de ambiente. Entrevistas com os principais agentes econômicos envolvidos na movimentação de contêineres pelo Porto de Salvador forneceram informações necessárias para a identificação dos principais custos de transação. Uma revisão bibliográfica sobre desempenho de terminais de contêineres foi também utilizada para responder a questão central. Para a avaliação do desempenho do TECONSV, utilizou-se a análise dos indicadores de desempenho portuário publicados pela ANTAQ em conjunto com outros indicadores identificados como críticos neste tipo de operação. Os resultados foram comparados com os dados dos principais terminais competidores que possuem dados publicados pela ANTAQ. O estudo mostrou que ambiente portuário de cargas conteinerizadas apresenta custos de transação significativos que afetam o seu desempenho e que foram agrupados em quatro categorias: inadequações contratuais, lentidão nos processos decisórios, comunicação ineficiente, excesso de burocracia e falhas de ação reguladora. Os custos de transação são reflexos da estrutura de governança adotada na administração e fiscalização do sistema portuário brasileiro que se iniciou com a Lei 8630/93. Essa estrutura é afetada pelas interferências políticas nos processos reguladores e decisórios. Apesar disso, a análise do desempenho do terminal mostra que seus preços e tempos de espera são inferiores à média do conjunto de terminais analisados, mesmo com pranchas e consignações médias inferiores à média do conjunto e das restrições físicas de área, calado e acesso rodoviário. Conclui-se que a perda de carga não é justificada pelos indicadores de desempenho, mas que o terminal encontra-se com sua capacidade esgotada e, portanto, impedido de atrair cargas de outros estados. A perda de carga, contudo, não se deve somente às restrições apresentadas nas características físicas mais importantes do terminal ou ao seu gerenciamento. A perda de carga é também explicada por razões ligadas ao cruzamento de hinterlândias, existência e freqüência de rotas, questões comerciais, tributação, metodologias de cômputo das exportações e importações do Ministério da Indústria e Comércio Exterior que se somam aos custos de transação identificados.Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2013-01-24T18:06:03Z No. of bitstreams: 1 6666666.pdf: 1983230 bytes, checksum: dff929655b9fc5fcff26dc3f3e28099b (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-24T18:06:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 6666666.pdf: 1983230 bytes, checksum: dff929655b9fc5fcff26dc3f3e28099b (MD5) Previous issue date: 2008SalvadorUniversidade Federal da Bahiahttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/antonio_carlos_de_a_silva_e_souza_jr.pdfreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATransporte conteinerizadoTerminal de Contêineres de Salvador – TECONSVcomércio exterior baianocustos de transação e desempenho portuárioContainer transportSalvador Container Terminal – TECONSVBahia international tradetransaction costsport performanceInstituições e custos de transação no sistema portuário baiano: o caso tecon salvadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8124/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52ORIGINAL6666666.pdf6666666.pdfapplication/pdf1983230https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8124/1/6666666.pdfdff929655b9fc5fcff26dc3f3e28099bMD51TEXT6666666.pdf.txt6666666.pdf.txtExtracted texttext/plain345260https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8124/3/6666666.pdf.txt3dfe631b551b43a4d03aca9f3b19085cMD53ri/81242022-07-05 14:04:03.283oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:03Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Instituições e custos de transação no sistema portuário baiano: o caso tecon salvador
title Instituições e custos de transação no sistema portuário baiano: o caso tecon salvador
spellingShingle Instituições e custos de transação no sistema portuário baiano: o caso tecon salvador
Souza Junior, Antonio Carlos de Andrade Silva e
Transporte conteinerizado
Terminal de Contêineres de Salvador – TECONSV
comércio exterior baiano
custos de transação e desempenho portuário
Container transport
Salvador Container Terminal – TECONSV
Bahia international trade
transaction costs
port performance
title_short Instituições e custos de transação no sistema portuário baiano: o caso tecon salvador
title_full Instituições e custos de transação no sistema portuário baiano: o caso tecon salvador
title_fullStr Instituições e custos de transação no sistema portuário baiano: o caso tecon salvador
title_full_unstemmed Instituições e custos de transação no sistema portuário baiano: o caso tecon salvador
title_sort Instituições e custos de transação no sistema portuário baiano: o caso tecon salvador
author Souza Junior, Antonio Carlos de Andrade Silva e
author_facet Souza Junior, Antonio Carlos de Andrade Silva e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Junior, Antonio Carlos de Andrade Silva e
Souza Junior, Antonio Carlos de Andrade Silva e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cabral, Sandro
contributor_str_mv Cabral, Sandro
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte conteinerizado
Terminal de Contêineres de Salvador – TECONSV
comércio exterior baiano
custos de transação e desempenho portuário
Container transport
Salvador Container Terminal – TECONSV
Bahia international trade
transaction costs
port performance
topic Transporte conteinerizado
Terminal de Contêineres de Salvador – TECONSV
comércio exterior baiano
custos de transação e desempenho portuário
Container transport
Salvador Container Terminal – TECONSV
Bahia international trade
transaction costs
port performance
description p. 1 - 151
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-24T18:06:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-24T18:06:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8124
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.pt_BR.fl_str_mv http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/antonio_carlos_de_a_silva_e_souza_jr.pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8124/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8124/1/6666666.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8124/3/6666666.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
dff929655b9fc5fcff26dc3f3e28099b
3dfe631b551b43a4d03aca9f3b19085c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459417874595840