WIRELESS STREET GAMES: Comunicação, tecnologia sem fio e cidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Junior, Aurélio da Cunha
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30316
Resumo: O projeto avalia a apropriação do espaço urbano a partir de tecnologias de conexão móveis, aplicando-se seu uso aos Wireless Street Games (WSGs). Estes são jogos de rua sem fio, que ocorrem nas grandes cidades e as transformam em novos cenários de competição desde o final do século passado. A partir da análise de três tipos de WSGs, traço explicações de como o espaço urbano é apropriado e transformado em um novo cenário lúdico . O projeto avalia de que maneira os jogos lançam mão das tecnologias de conexão e comunicação sem fio para conquistarem o ambiente urbano. Novas práticas são criadas dentro do espaço das cidades, expandindo-se para diversas localidades do planeta através dos WSGs. A pesquisa compara os resultados das análises de cada jogo para definir padrões na apropriação das metrópoles.
id UFBA-2_773227313c73cbda2fe2685cadf04645
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30316
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Pereira Junior, Aurélio da CunhaLemos, André2019-08-09T15:25:51Z2019-08-09T15:25:51Z2019-08-092006TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30316O projeto avalia a apropriação do espaço urbano a partir de tecnologias de conexão móveis, aplicando-se seu uso aos Wireless Street Games (WSGs). Estes são jogos de rua sem fio, que ocorrem nas grandes cidades e as transformam em novos cenários de competição desde o final do século passado. A partir da análise de três tipos de WSGs, traço explicações de como o espaço urbano é apropriado e transformado em um novo cenário lúdico . O projeto avalia de que maneira os jogos lançam mão das tecnologias de conexão e comunicação sem fio para conquistarem o ambiente urbano. Novas práticas são criadas dentro do espaço das cidades, expandindo-se para diversas localidades do planeta através dos WSGs. A pesquisa compara os resultados das análises de cada jogo para definir padrões na apropriação das metrópoles.Submitted by Bruna Lorrane de Castro Morais (brunalcmorais@gmail.com) on 2019-07-26T14:11:19Z No. of bitstreams: 1 Aurelio_Cunha_Wireless_Street_Games.pdf: 2228007 bytes, checksum: 730092779f79d4087ab3384a5f60aeeb (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-08-09T15:25:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Aurelio_Cunha_Wireless_Street_Games.pdf: 2228007 bytes, checksum: 730092779f79d4087ab3384a5f60aeeb (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-09T15:25:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aurelio_Cunha_Wireless_Street_Games.pdf: 2228007 bytes, checksum: 730092779f79d4087ab3384a5f60aeeb (MD5)Tecnologias de conexão e comunicação sem fioEspaço urbanoWIRELESS STREET GAMES: Comunicação, tecnologia sem fio e cidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALAurelio_Cunha_Wireless_Street_Games.pdfAurelio_Cunha_Wireless_Street_Games.pdfapplication/pdf2228007https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30316/1/Aurelio_Cunha_Wireless_Street_Games.pdf730092779f79d4087ab3384a5f60aeebMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30316/2/license.txt4d9723493f80002b64e067080cc71e25MD52TEXTAurelio_Cunha_Wireless_Street_Games.pdf.txtAurelio_Cunha_Wireless_Street_Games.pdf.txtExtracted texttext/plain119527https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30316/3/Aurelio_Cunha_Wireless_Street_Games.pdf.txt774d819f18b9f2373866255ba72503fdMD53ri/303162022-03-10 14:28:12.937oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:28:12Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv WIRELESS STREET GAMES: Comunicação, tecnologia sem fio e cidades
title WIRELESS STREET GAMES: Comunicação, tecnologia sem fio e cidades
spellingShingle WIRELESS STREET GAMES: Comunicação, tecnologia sem fio e cidades
Pereira Junior, Aurélio da Cunha
Tecnologias de conexão e comunicação sem fio
Espaço urbano
title_short WIRELESS STREET GAMES: Comunicação, tecnologia sem fio e cidades
title_full WIRELESS STREET GAMES: Comunicação, tecnologia sem fio e cidades
title_fullStr WIRELESS STREET GAMES: Comunicação, tecnologia sem fio e cidades
title_full_unstemmed WIRELESS STREET GAMES: Comunicação, tecnologia sem fio e cidades
title_sort WIRELESS STREET GAMES: Comunicação, tecnologia sem fio e cidades
author Pereira Junior, Aurélio da Cunha
author_facet Pereira Junior, Aurélio da Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Junior, Aurélio da Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lemos, André
contributor_str_mv Lemos, André
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de conexão e comunicação sem fio
Espaço urbano
topic Tecnologias de conexão e comunicação sem fio
Espaço urbano
description O projeto avalia a apropriação do espaço urbano a partir de tecnologias de conexão móveis, aplicando-se seu uso aos Wireless Street Games (WSGs). Estes são jogos de rua sem fio, que ocorrem nas grandes cidades e as transformam em novos cenários de competição desde o final do século passado. A partir da análise de três tipos de WSGs, traço explicações de como o espaço urbano é apropriado e transformado em um novo cenário lúdico . O projeto avalia de que maneira os jogos lançam mão das tecnologias de conexão e comunicação sem fio para conquistarem o ambiente urbano. Novas práticas são criadas dentro do espaço das cidades, expandindo-se para diversas localidades do planeta através dos WSGs. A pesquisa compara os resultados das análises de cada jogo para definir padrões na apropriação das metrópoles.
publishDate 2006
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T15:25:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T15:25:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30316
dc.identifier.other.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30316/1/Aurelio_Cunha_Wireless_Street_Games.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30316/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30316/3/Aurelio_Cunha_Wireless_Street_Games.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 730092779f79d4087ab3384a5f60aeeb
4d9723493f80002b64e067080cc71e25
774d819f18b9f2373866255ba72503fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459598553677824