PERFORMANDO NA BORDA DA CORPA-GUERRA: UMA SÉRIE-DOCUMENTAL SOBRE OS CONTRAPONTOS NA FERIDA DO TRAUMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolaños, Brenda Arelli Urbina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38315
Resumo: A pesquisa começa no México (2017) com a compilação de 32 obras plásticas com seus respectivos depoimentos feitos por 32 artistas (um por cada estado da República Mexicana), se realizou um recorte a seis desses performers: Alberto Cerz, Azucena Verdín, Daniela Bustamante, Dano Ramírez, Danya Torres e Raquel Arriojeda, que expressaram como diariamente são oprimidas, silenciadas e imobilizadas tanto pela guerra às drogas quanto pelo terrorismo sexual. Nos laboratórios de exploração cênica trabalhou-se o movimento em três vias: o corpo, a voz e a criação de textos ou desenhos; o impulso para o movimento foram essas 6 imagens, e com base no movimento autêntico, exercícios de máscara neutra, cartografias, poemas, danças e músicas, foram produzidos vídeo-performances, fotografias, desenhos e vídeo-danças, mesmos que organizaram o conteúdo teórico e são a base da investigação com o objetivo de performar a borda do contraponto: corpo-guerra. Se considerou o trauma, causado pela opressão e violência, como um ponto de partida para mobilizar e expressar as memórias da dor que habitam no silêncio das feridas que nos imobilizam, não apenas como atuantes das artes cênicas, se não também como pessoas imersas na sociedade atual. Na presente pesquisa foi considerada a Abordagem Somático-Performativo de Ciane Fernandes, que implica o entrelaçamento simbiótico da prática artística com a pesquisa teórica. O aporte teórico baseiase em conceitos como Trauma de Peter Levine e Raquel Pastor, Iconografias do terror e Memento mori de Ileana Diéguez, Corporalidade de Michel Bernard, Poesia de Audre Lorde Performance de Diana Taylor e Fernando Villar, Guerra de Fernández-Montesinos e Rede da vida de Lorena Cabnal
id UFBA-2_794f8135adce8dc4446d650f4aee4154
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/38315
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-11-01T07:51:03Z2023-11-01T07:51:03Z2022-08-31https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38315A pesquisa começa no México (2017) com a compilação de 32 obras plásticas com seus respectivos depoimentos feitos por 32 artistas (um por cada estado da República Mexicana), se realizou um recorte a seis desses performers: Alberto Cerz, Azucena Verdín, Daniela Bustamante, Dano Ramírez, Danya Torres e Raquel Arriojeda, que expressaram como diariamente são oprimidas, silenciadas e imobilizadas tanto pela guerra às drogas quanto pelo terrorismo sexual. Nos laboratórios de exploração cênica trabalhou-se o movimento em três vias: o corpo, a voz e a criação de textos ou desenhos; o impulso para o movimento foram essas 6 imagens, e com base no movimento autêntico, exercícios de máscara neutra, cartografias, poemas, danças e músicas, foram produzidos vídeo-performances, fotografias, desenhos e vídeo-danças, mesmos que organizaram o conteúdo teórico e são a base da investigação com o objetivo de performar a borda do contraponto: corpo-guerra. Se considerou o trauma, causado pela opressão e violência, como um ponto de partida para mobilizar e expressar as memórias da dor que habitam no silêncio das feridas que nos imobilizam, não apenas como atuantes das artes cênicas, se não também como pessoas imersas na sociedade atual. Na presente pesquisa foi considerada a Abordagem Somático-Performativo de Ciane Fernandes, que implica o entrelaçamento simbiótico da prática artística com a pesquisa teórica. O aporte teórico baseiase em conceitos como Trauma de Peter Levine e Raquel Pastor, Iconografias do terror e Memento mori de Ileana Diéguez, Corporalidade de Michel Bernard, Poesia de Audre Lorde Performance de Diana Taylor e Fernando Villar, Guerra de Fernández-Montesinos e Rede da vida de Lorena CabnalThe research begins in Mexico (2017) with the compilation of 32 plastic works with their corresponding testimonies made by 32 artists (one for each state of the Mexican Republic), the research was based on six of those performers: Alberto Cerz, Azucena Verdín, Daniela Bustamante, Dano Ramírez, Danya Torres and Raquel Arriojeda, who expressed how on a daily basis they are oppressed, silenced and immobilized both by the drug war and by sexual terrorism. In body exploration laboratories, the trigger for movement were those 32 images, and based on authentic movement, neutral mask exercises, cartographies, poems, dances and music, were produced performances, photographs, designs and video-dances, these are the basis of the investigation with the aim of performing on the edge of counterpoint: body-war. The research analyzes the trauma, caused by oppression and violence, making use of movement to mobilize the memories of pain, which inhabit the silence of the wound. The Abordagem somático-performativo by Ciane Fernandes was considered, which implies the intertwining of artistic practice with theoretical research. The theoretical contribution is based on concepts such as Trauma by Peter Levine and Raquel Pastor, Iconographies of terror and Memento mori by Ileana Diéguez, Corporeality by Michel Bernard, Poetry by Audre Lorde Performance by Diana Taylor and Fernando Villar, War by Fernández-Montesinos, and Net of Life by Lorena Cabnal.Submitted by Pós graduação Artes Cênicas (ppgac@ufba.br) on 2023-10-26T16:00:48Z No. of bitstreams: 1 PERFORMANDO_NA_BORDA_CORPA-GUERRA_BRENDA_URBINA_2022.11.pdf: 10633178 bytes, checksum: d5ea865b38ab9a5f49e43d3bd5785eab (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2023-11-01T07:51:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PERFORMANDO_NA_BORDA_CORPA-GUERRA_BRENDA_URBINA_2022.11.pdf: 10633178 bytes, checksum: d5ea865b38ab9a5f49e43d3bd5785eab (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-01T07:51:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PERFORMANDO_NA_BORDA_CORPA-GUERRA_BRENDA_URBINA_2022.11.pdf: 10633178 bytes, checksum: d5ea865b38ab9a5f49e43d3bd5785eab (MD5) Previous issue date: 2022-08-31porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de TeatroPerformanceTraumaMemoryBodyWarCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROPerformanceTraumaMemóriaCorpaCorpaPERFORMANDO NA BORDA DA CORPA-GUERRA: UMA SÉRIE-DOCUMENTAL SOBRE OS CONTRAPONTOS NA FERIDA DO TRAUMAPerforming on the edge of the body-war: A documentaryseries about the counterpoints in the trauma woundMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSerrano, Leonardo José SebianeSerrano, Leonardo José SebianeFernandes, CianeSusunaga, Claudia Fragosohttp://lattes.cnpq.br/8108089557292165Bolaños, Brenda Arelli Urbinareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTPERFORMANDO_NA_BORDA_CORPA-GUERRA_BRENDA_URBINA_2022.11.pdf.txtPERFORMANDO_NA_BORDA_CORPA-GUERRA_BRENDA_URBINA_2022.11.pdf.txtExtracted texttext/plain408839https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38315/3/PERFORMANDO_NA_BORDA_CORPA-GUERRA_BRENDA_URBINA_2022.11.pdf.txtbcf036708aa57e32c5a94ae20298fe18MD53ORIGINALPERFORMANDO_NA_BORDA_CORPA-GUERRA_BRENDA_URBINA_2022.11.pdfPERFORMANDO_NA_BORDA_CORPA-GUERRA_BRENDA_URBINA_2022.11.pdfTexto da Dissertaçãoapplication/pdf10633178https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38315/1/PERFORMANDO_NA_BORDA_CORPA-GUERRA_BRENDA_URBINA_2022.11.pdfd5ea865b38ab9a5f49e43d3bd5785eabMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38315/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52ri/383152023-11-04 02:06:03.278oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-11-04T05:06:03Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PERFORMANDO NA BORDA DA CORPA-GUERRA: UMA SÉRIE-DOCUMENTAL SOBRE OS CONTRAPONTOS NA FERIDA DO TRAUMA
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Performing on the edge of the body-war: A documentaryseries about the counterpoints in the trauma wound
title PERFORMANDO NA BORDA DA CORPA-GUERRA: UMA SÉRIE-DOCUMENTAL SOBRE OS CONTRAPONTOS NA FERIDA DO TRAUMA
spellingShingle PERFORMANDO NA BORDA DA CORPA-GUERRA: UMA SÉRIE-DOCUMENTAL SOBRE OS CONTRAPONTOS NA FERIDA DO TRAUMA
Bolaños, Brenda Arelli Urbina
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Performance
Trauma
Memória
Corpa
Corpa
Performance
Trauma
Memory
Body
War
title_short PERFORMANDO NA BORDA DA CORPA-GUERRA: UMA SÉRIE-DOCUMENTAL SOBRE OS CONTRAPONTOS NA FERIDA DO TRAUMA
title_full PERFORMANDO NA BORDA DA CORPA-GUERRA: UMA SÉRIE-DOCUMENTAL SOBRE OS CONTRAPONTOS NA FERIDA DO TRAUMA
title_fullStr PERFORMANDO NA BORDA DA CORPA-GUERRA: UMA SÉRIE-DOCUMENTAL SOBRE OS CONTRAPONTOS NA FERIDA DO TRAUMA
title_full_unstemmed PERFORMANDO NA BORDA DA CORPA-GUERRA: UMA SÉRIE-DOCUMENTAL SOBRE OS CONTRAPONTOS NA FERIDA DO TRAUMA
title_sort PERFORMANDO NA BORDA DA CORPA-GUERRA: UMA SÉRIE-DOCUMENTAL SOBRE OS CONTRAPONTOS NA FERIDA DO TRAUMA
author Bolaños, Brenda Arelli Urbina
author_facet Bolaños, Brenda Arelli Urbina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Serrano, Leonardo José Sebiane
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Serrano, Leonardo José Sebiane
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernandes, Ciane
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Susunaga, Claudia Fragoso
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8108089557292165
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolaños, Brenda Arelli Urbina
contributor_str_mv Serrano, Leonardo José Sebiane
Serrano, Leonardo José Sebiane
Fernandes, Ciane
Susunaga, Claudia Fragoso
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Performance
Trauma
Memória
Corpa
Corpa
Performance
Trauma
Memory
Body
War
dc.subject.por.fl_str_mv Performance
Trauma
Memória
Corpa
Corpa
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Performance
Trauma
Memory
Body
War
description A pesquisa começa no México (2017) com a compilação de 32 obras plásticas com seus respectivos depoimentos feitos por 32 artistas (um por cada estado da República Mexicana), se realizou um recorte a seis desses performers: Alberto Cerz, Azucena Verdín, Daniela Bustamante, Dano Ramírez, Danya Torres e Raquel Arriojeda, que expressaram como diariamente são oprimidas, silenciadas e imobilizadas tanto pela guerra às drogas quanto pelo terrorismo sexual. Nos laboratórios de exploração cênica trabalhou-se o movimento em três vias: o corpo, a voz e a criação de textos ou desenhos; o impulso para o movimento foram essas 6 imagens, e com base no movimento autêntico, exercícios de máscara neutra, cartografias, poemas, danças e músicas, foram produzidos vídeo-performances, fotografias, desenhos e vídeo-danças, mesmos que organizaram o conteúdo teórico e são a base da investigação com o objetivo de performar a borda do contraponto: corpo-guerra. Se considerou o trauma, causado pela opressão e violência, como um ponto de partida para mobilizar e expressar as memórias da dor que habitam no silêncio das feridas que nos imobilizam, não apenas como atuantes das artes cênicas, se não também como pessoas imersas na sociedade atual. Na presente pesquisa foi considerada a Abordagem Somático-Performativo de Ciane Fernandes, que implica o entrelaçamento simbiótico da prática artística com a pesquisa teórica. O aporte teórico baseiase em conceitos como Trauma de Peter Levine e Raquel Pastor, Iconografias do terror e Memento mori de Ileana Diéguez, Corporalidade de Michel Bernard, Poesia de Audre Lorde Performance de Diana Taylor e Fernando Villar, Guerra de Fernández-Montesinos e Rede da vida de Lorena Cabnal
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-01T07:51:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-01T07:51:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38315
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38315/3/PERFORMANDO_NA_BORDA_CORPA-GUERRA_BRENDA_URBINA_2022.11.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38315/1/PERFORMANDO_NA_BORDA_CORPA-GUERRA_BRENDA_URBINA_2022.11.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38315/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bcf036708aa57e32c5a94ae20298fe18
d5ea865b38ab9a5f49e43d3bd5785eab
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502794811703296