A captação e a fidelização de doadores de sague no Brasil: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20773 |
Resumo: | O Brasil apresenta um déficit de doadores de sangue de acordo com o parâmetro definido pela OMS, sendo urgente a necessidade de fortalecer as estratégias de captação e fidelização de doadores. Nessa perspectiva, este estudo tem dupla importância: teórica, através da sistematização de conhecimentos, e prática, podendo vir a apoiar os serviços de hemoterapia na otimização das estratégias para captar e fidelizar doadores. OBJETIVO: identificar e descrever as estratégias para captação e fidelização de doadores de sangue referidas em estudos científicos, nacionais e internacionais. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão sistemática de trabalhos localizados na BVS e PubMed. Foram considerados artigos originais publicados entre 2010 e 2014, em inglês, espanhol ou português, encontrados a partir dos descritores nestes idiomas, respectivamente. Realizada a busca pelos descritores e filtros, e depois com base nos títulos e resumos. Os artigos selecionados foram lidos na íntegra. RESULTADOS: foram rastreados 32 artigos dos quais 28 apresentaram estratégias de captação ou fidelização de doadores de sangue. Os outros quatro, contudo, foram também úteis à discussão da temática. A estratégia de captação e fidelização de doadores mais mencionada foi “estimular o altruísmo, a solidariedade, o senso de dever moral e a auto-confiança”, citada em 14 artigos. A segunda, citada em treze artigos, foi “conhecer perfil do doador para desenvolver estratégias direcionadas/desenvolver estratégias conforme crenças locais” e a terceira, “desmistificar risco, medo e quebrar preconceitos”, mencionada em onze artigos. DISCUSSÃO: constatou-se a partir da análise dos estudos revisados que as estratégias de captação e fidelização de doadores identificadas atuam além do recrutamento direto de doadores. Elas objetivam não só estimular o altruísmo e a solidariedade, desmistificar riscos e medos, conhecer o perfil dos doadores e proporcionar uma boa experiência para os doadores, mas também propõem reorganização dos serviços de coleta e apresentam formas de operacionalizar essas ações na prática. CONSIDERAÇÕES FINAIS: estudos demonstraram estratégias de captação e fidelização de doadores eficientes para tal finalidade, embora a coleta de sangue ainda não supra a necessidade atual. Neste contexto, além das estratégias utilizadas há outros fatores, históricos, culturais e de ordem normativa, que também precisam ser revistos na perspectiva de melhor atender essa demanda social. Estudos nessa dimensão merecem maiores incentivos. |
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Freitas, Tâmia Mariza Figueiredo BarretoFreitas, Tâmia Mariza Figueiredo BarretoSouza, Luis Eugênio Portela Fernandes deSouza, Luis Eugênio Portela Fernandes deCavalcante, Suzy SantanaLima, Mônica Angelim Gomes de2016-10-07T11:21:03Z2016-10-07T11:21:03Z2016-10-072016http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20773O Brasil apresenta um déficit de doadores de sangue de acordo com o parâmetro definido pela OMS, sendo urgente a necessidade de fortalecer as estratégias de captação e fidelização de doadores. Nessa perspectiva, este estudo tem dupla importância: teórica, através da sistematização de conhecimentos, e prática, podendo vir a apoiar os serviços de hemoterapia na otimização das estratégias para captar e fidelizar doadores. OBJETIVO: identificar e descrever as estratégias para captação e fidelização de doadores de sangue referidas em estudos científicos, nacionais e internacionais. METODOLOGIA: trata-se de uma revisão sistemática de trabalhos localizados na BVS e PubMed. Foram considerados artigos originais publicados entre 2010 e 2014, em inglês, espanhol ou português, encontrados a partir dos descritores nestes idiomas, respectivamente. Realizada a busca pelos descritores e filtros, e depois com base nos títulos e resumos. Os artigos selecionados foram lidos na íntegra. RESULTADOS: foram rastreados 32 artigos dos quais 28 apresentaram estratégias de captação ou fidelização de doadores de sangue. Os outros quatro, contudo, foram também úteis à discussão da temática. A estratégia de captação e fidelização de doadores mais mencionada foi “estimular o altruísmo, a solidariedade, o senso de dever moral e a auto-confiança”, citada em 14 artigos. A segunda, citada em treze artigos, foi “conhecer perfil do doador para desenvolver estratégias direcionadas/desenvolver estratégias conforme crenças locais” e a terceira, “desmistificar risco, medo e quebrar preconceitos”, mencionada em onze artigos. DISCUSSÃO: constatou-se a partir da análise dos estudos revisados que as estratégias de captação e fidelização de doadores identificadas atuam além do recrutamento direto de doadores. Elas objetivam não só estimular o altruísmo e a solidariedade, desmistificar riscos e medos, conhecer o perfil dos doadores e proporcionar uma boa experiência para os doadores, mas também propõem reorganização dos serviços de coleta e apresentam formas de operacionalizar essas ações na prática. CONSIDERAÇÕES FINAIS: estudos demonstraram estratégias de captação e fidelização de doadores eficientes para tal finalidade, embora a coleta de sangue ainda não supra a necessidade atual. Neste contexto, além das estratégias utilizadas há outros fatores, históricos, culturais e de ordem normativa, que também precisam ser revistos na perspectiva de melhor atender essa demanda social. Estudos nessa dimensão merecem maiores incentivos.Submitted by Santos Henrique Luiz (henluiz@ufba.br) on 2016-07-19T12:57:34Z No. of bitstreams: 1 TAMIA Mariza Figueredo.pdf: 1182837 bytes, checksum: 071d8d4937a91203c0135adbbb183d98 (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2016-10-07T11:21:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TAMIA Mariza Figueredo.pdf: 1182837 bytes, checksum: 071d8d4937a91203c0135adbbb183d98 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-07T11:21:03Z (GMT). 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