Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32798 |
Resumo: | O presente trabalho monográfico de conclusão de curso de graduação tem por objetivo principal analisar a utilização da rede social Facebook enquanto ferramenta de comunicação organizacional. Para isso, foi realizado um estudo preliminar de caso para observar como essa atividade vem sendo desenvolvida por uma instituição de Salvador, Bahia: o Shopping Piedade. A escolha foi dada a partir da constatação de que a maioria dos mais renomados shoppings da cidade faz uso do Facebook como ferramenta de comunicação organizacional e realiza o gerenciamento de suas páginas institucionais. O estudo analisou a utilização que o Shopping Piedade faz do Facebook durante o período de um mês, utilizando dados encontrados na página da rede social, por meio de entrevistas qualitativas com os profissionais que desenvolvem a atividade, e também seguindo orientações de especialistas da área. Foram revelados pontos fortes e fracos da atuação da instituição no Facebook, bem como as possibilidades de aperfeiçoamento. A pesquisa revelou que o Shopping Piedade utiliza o Facebook como uma ferramenta de comunicação organizacional de modo bem sucedido, com possibilidade de gerir pequenas mudanças e alcançar resultados ainda mais satisfatórios. Além disso, foi confirmada a premissa do uso dessa ferramenta digital como um diferencial para as organizações do mesmo segmento na cidade de Salvador. |
id |
UFBA-2_7aef51164c56a927d5c6f7e41b8361fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/32798 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Mattos, Nathalia Moreno CunhaCardoso, Claudio2021-02-12T13:18:49Z2021-02-12T13:18:49Z2021-02-122013Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32798O presente trabalho monográfico de conclusão de curso de graduação tem por objetivo principal analisar a utilização da rede social Facebook enquanto ferramenta de comunicação organizacional. Para isso, foi realizado um estudo preliminar de caso para observar como essa atividade vem sendo desenvolvida por uma instituição de Salvador, Bahia: o Shopping Piedade. A escolha foi dada a partir da constatação de que a maioria dos mais renomados shoppings da cidade faz uso do Facebook como ferramenta de comunicação organizacional e realiza o gerenciamento de suas páginas institucionais. O estudo analisou a utilização que o Shopping Piedade faz do Facebook durante o período de um mês, utilizando dados encontrados na página da rede social, por meio de entrevistas qualitativas com os profissionais que desenvolvem a atividade, e também seguindo orientações de especialistas da área. Foram revelados pontos fortes e fracos da atuação da instituição no Facebook, bem como as possibilidades de aperfeiçoamento. A pesquisa revelou que o Shopping Piedade utiliza o Facebook como uma ferramenta de comunicação organizacional de modo bem sucedido, com possibilidade de gerir pequenas mudanças e alcançar resultados ainda mais satisfatórios. Além disso, foi confirmada a premissa do uso dessa ferramenta digital como um diferencial para as organizações do mesmo segmento na cidade de Salvador.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2021-02-11T19:20:05Z No. of bitstreams: 1 Monografia - Nathalia M C Mattos - 2013.1.pdf: 2017221 bytes, checksum: 4dd508d17c6dc06a1f4976646ae3b014 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-02-12T13:18:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia - Nathalia M C Mattos - 2013.1.pdf: 2017221 bytes, checksum: 4dd508d17c6dc06a1f4976646ae3b014 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-12T13:18:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia - Nathalia M C Mattos - 2013.1.pdf: 2017221 bytes, checksum: 4dd508d17c6dc06a1f4976646ae3b014 (MD5)ComunicaçãoFacebookRedes sociaisComunicação organizacionalShopping Piedade - Salvador, BA - Estudo de casoFacebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMonografia - Nathalia M C Mattos - 2013.1.pdfMonografia - Nathalia M C Mattos - 2013.1.pdfapplication/pdf2017221https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32798/1/Monografia%20-%20Nathalia%20M%20C%20Mattos%20-%202013.1.pdf4dd508d17c6dc06a1f4976646ae3b014MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32798/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTMonografia - Nathalia M C Mattos - 2013.1.pdf.txtMonografia - Nathalia M C Mattos - 2013.1.pdf.txtExtracted texttext/plain97162https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32798/3/Monografia%20-%20Nathalia%20M%20C%20Mattos%20-%202013.1.pdf.txtf5cc8054d69059ab7828f451b925d26fMD53ri/327982022-02-21 00:18:06.703oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:18:06Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade |
title |
Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade |
spellingShingle |
Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade Mattos, Nathalia Moreno Cunha Comunicação Redes sociais Comunicação organizacional Shopping Piedade - Salvador, BA - Estudo de caso |
title_short |
Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade |
title_full |
Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade |
title_fullStr |
Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade |
title_full_unstemmed |
Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade |
title_sort |
Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade |
author |
Mattos, Nathalia Moreno Cunha |
author_facet |
Mattos, Nathalia Moreno Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Nathalia Moreno Cunha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Claudio |
contributor_str_mv |
Cardoso, Claudio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Redes sociais Comunicação organizacional Shopping Piedade - Salvador, BA - Estudo de caso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Facebook Redes sociais Comunicação organizacional Shopping Piedade - Salvador, BA - Estudo de caso |
description |
O presente trabalho monográfico de conclusão de curso de graduação tem por objetivo principal analisar a utilização da rede social Facebook enquanto ferramenta de comunicação organizacional. Para isso, foi realizado um estudo preliminar de caso para observar como essa atividade vem sendo desenvolvida por uma instituição de Salvador, Bahia: o Shopping Piedade. A escolha foi dada a partir da constatação de que a maioria dos mais renomados shoppings da cidade faz uso do Facebook como ferramenta de comunicação organizacional e realiza o gerenciamento de suas páginas institucionais. O estudo analisou a utilização que o Shopping Piedade faz do Facebook durante o período de um mês, utilizando dados encontrados na página da rede social, por meio de entrevistas qualitativas com os profissionais que desenvolvem a atividade, e também seguindo orientações de especialistas da área. Foram revelados pontos fortes e fracos da atuação da instituição no Facebook, bem como as possibilidades de aperfeiçoamento. A pesquisa revelou que o Shopping Piedade utiliza o Facebook como uma ferramenta de comunicação organizacional de modo bem sucedido, com possibilidade de gerir pequenas mudanças e alcançar resultados ainda mais satisfatórios. Além disso, foi confirmada a premissa do uso dessa ferramenta digital como um diferencial para as organizações do mesmo segmento na cidade de Salvador. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-12T13:18:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-12T13:18:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32798 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Monografia |
identifier_str_mv |
Monografia |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32798/1/Monografia%20-%20Nathalia%20M%20C%20Mattos%20-%202013.1.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32798/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32798/3/Monografia%20-%20Nathalia%20M%20C%20Mattos%20-%202013.1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4dd508d17c6dc06a1f4976646ae3b014 e3e6f4a9287585a60c07547815529482 f5cc8054d69059ab7828f451b925d26f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459621875056640 |