Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Nathalia Moreno Cunha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32798
Resumo: O presente trabalho monográfico de conclusão de curso de graduação tem por objetivo principal analisar a utilização da rede social Facebook enquanto ferramenta de comunicação organizacional. Para isso, foi realizado um estudo preliminar de caso para observar como essa atividade vem sendo desenvolvida por uma instituição de Salvador, Bahia: o Shopping Piedade. A escolha foi dada a partir da constatação de que a maioria dos mais renomados shoppings da cidade faz uso do Facebook como ferramenta de comunicação organizacional e realiza o gerenciamento de suas páginas institucionais. O estudo analisou a utilização que o Shopping Piedade faz do Facebook durante o período de um mês, utilizando dados encontrados na página da rede social, por meio de entrevistas qualitativas com os profissionais que desenvolvem a atividade, e também seguindo orientações de especialistas da área. Foram revelados pontos fortes e fracos da atuação da instituição no Facebook, bem como as possibilidades de aperfeiçoamento. A pesquisa revelou que o Shopping Piedade utiliza o Facebook como uma ferramenta de comunicação organizacional de modo bem sucedido, com possibilidade de gerir pequenas mudanças e alcançar resultados ainda mais satisfatórios. Além disso, foi confirmada a premissa do uso dessa ferramenta digital como um diferencial para as organizações do mesmo segmento na cidade de Salvador.
id UFBA-2_7aef51164c56a927d5c6f7e41b8361fd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/32798
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Mattos, Nathalia Moreno CunhaCardoso, Claudio2021-02-12T13:18:49Z2021-02-12T13:18:49Z2021-02-122013Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32798O presente trabalho monográfico de conclusão de curso de graduação tem por objetivo principal analisar a utilização da rede social Facebook enquanto ferramenta de comunicação organizacional. Para isso, foi realizado um estudo preliminar de caso para observar como essa atividade vem sendo desenvolvida por uma instituição de Salvador, Bahia: o Shopping Piedade. A escolha foi dada a partir da constatação de que a maioria dos mais renomados shoppings da cidade faz uso do Facebook como ferramenta de comunicação organizacional e realiza o gerenciamento de suas páginas institucionais. O estudo analisou a utilização que o Shopping Piedade faz do Facebook durante o período de um mês, utilizando dados encontrados na página da rede social, por meio de entrevistas qualitativas com os profissionais que desenvolvem a atividade, e também seguindo orientações de especialistas da área. Foram revelados pontos fortes e fracos da atuação da instituição no Facebook, bem como as possibilidades de aperfeiçoamento. A pesquisa revelou que o Shopping Piedade utiliza o Facebook como uma ferramenta de comunicação organizacional de modo bem sucedido, com possibilidade de gerir pequenas mudanças e alcançar resultados ainda mais satisfatórios. Além disso, foi confirmada a premissa do uso dessa ferramenta digital como um diferencial para as organizações do mesmo segmento na cidade de Salvador.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2021-02-11T19:20:05Z No. of bitstreams: 1 Monografia - Nathalia M C Mattos - 2013.1.pdf: 2017221 bytes, checksum: 4dd508d17c6dc06a1f4976646ae3b014 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-02-12T13:18:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia - Nathalia M C Mattos - 2013.1.pdf: 2017221 bytes, checksum: 4dd508d17c6dc06a1f4976646ae3b014 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-12T13:18:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia - Nathalia M C Mattos - 2013.1.pdf: 2017221 bytes, checksum: 4dd508d17c6dc06a1f4976646ae3b014 (MD5)ComunicaçãoFacebookRedes sociaisComunicação organizacionalShopping Piedade - Salvador, BA - Estudo de casoFacebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMonografia - Nathalia M C Mattos - 2013.1.pdfMonografia - Nathalia M C Mattos - 2013.1.pdfapplication/pdf2017221https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32798/1/Monografia%20-%20Nathalia%20M%20C%20Mattos%20-%202013.1.pdf4dd508d17c6dc06a1f4976646ae3b014MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32798/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTMonografia - Nathalia M C Mattos - 2013.1.pdf.txtMonografia - Nathalia M C Mattos - 2013.1.pdf.txtExtracted texttext/plain97162https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32798/3/Monografia%20-%20Nathalia%20M%20C%20Mattos%20-%202013.1.pdf.txtf5cc8054d69059ab7828f451b925d26fMD53ri/327982022-02-21 00:18:06.703oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:18:06Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade
title Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade
spellingShingle Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade
Mattos, Nathalia Moreno Cunha
Comunicação
Facebook
Redes sociais
Comunicação organizacional
Shopping Piedade - Salvador, BA - Estudo de caso
title_short Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade
title_full Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade
title_fullStr Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade
title_full_unstemmed Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade
title_sort Facebook - uma ferramenta de comunicação organizacional estudo preliminar de caso do shopping piedade
author Mattos, Nathalia Moreno Cunha
author_facet Mattos, Nathalia Moreno Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Nathalia Moreno Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Claudio
contributor_str_mv Cardoso, Claudio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Facebook
Redes sociais
Comunicação organizacional
Shopping Piedade - Salvador, BA - Estudo de caso
dc.subject.por.fl_str_mv Facebook
Redes sociais
Comunicação organizacional
Shopping Piedade - Salvador, BA - Estudo de caso
description O presente trabalho monográfico de conclusão de curso de graduação tem por objetivo principal analisar a utilização da rede social Facebook enquanto ferramenta de comunicação organizacional. Para isso, foi realizado um estudo preliminar de caso para observar como essa atividade vem sendo desenvolvida por uma instituição de Salvador, Bahia: o Shopping Piedade. A escolha foi dada a partir da constatação de que a maioria dos mais renomados shoppings da cidade faz uso do Facebook como ferramenta de comunicação organizacional e realiza o gerenciamento de suas páginas institucionais. O estudo analisou a utilização que o Shopping Piedade faz do Facebook durante o período de um mês, utilizando dados encontrados na página da rede social, por meio de entrevistas qualitativas com os profissionais que desenvolvem a atividade, e também seguindo orientações de especialistas da área. Foram revelados pontos fortes e fracos da atuação da instituição no Facebook, bem como as possibilidades de aperfeiçoamento. A pesquisa revelou que o Shopping Piedade utiliza o Facebook como uma ferramenta de comunicação organizacional de modo bem sucedido, com possibilidade de gerir pequenas mudanças e alcançar resultados ainda mais satisfatórios. Além disso, foi confirmada a premissa do uso dessa ferramenta digital como um diferencial para as organizações do mesmo segmento na cidade de Salvador.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-12T13:18:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-12T13:18:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32798
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Monografia
identifier_str_mv Monografia
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32798/1/Monografia%20-%20Nathalia%20M%20C%20Mattos%20-%202013.1.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32798/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32798/3/Monografia%20-%20Nathalia%20M%20C%20Mattos%20-%202013.1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4dd508d17c6dc06a1f4976646ae3b014
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
f5cc8054d69059ab7828f451b925d26f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459621875056640