Síndrome de burnout e fatores associados em professores cirurgiões-dentistas da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, José Flávio Wanderley
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23480
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar a ocorrência da síndrome de burnout e fatores a ela associados em professores cirurgiões-dentistas dos cursos de Odontologia do Estado da Bahia. Trata-se de um estudo de corte transversal, exploratório, que utilizou um questionário para a abordagem de aspectos sociodemográficos, hábitos de vida, relacionados com o trabalho docente e com as atividades profissionais complementares; e o Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo (CESQT), para a avaliação da síndrome de burnout. Procedeu-se à análise descritiva das variáveis de interesse e, exploratoriamente, tendo como desfecho o perfil: 1 sem culpa e 2 com culpa, foram analisadas as diferenças de ocorrência de acordo com as variáveis selecionadas, mediante uso do teste Qui-Quadrado de Pearson. Das sete Instituições de Ensino Superior (IES) que atenderam aos critérios de inclusão, 59,80% dos professores elegíveis participaram do estudo, totalizando 180 docentes cirurgiões-dentistas. A maioria foi do gênero feminino (58,33%), com média de idade de 44,13 anos, e 56,57% tinham o título de doutor. Quanto aos níveis estabelecidos pelo CESQT, observou-se que o nível médio foi o mais frequente, atribuído a 38,89% dos participantes da amostra e, em escala decrescente, o nível baixo, com 29,44% e o nível muito baixo, com 16,67%; acima desses, foram registrados o nível alto, com 12,22%, e o nível crítico, com 2,78%. Determinou-se o perfil dos participantes em relação à presença ou não do sentimento de culpa, respectivamente perfil 2 (7,22%) e perfil 1 (7,78%). A ocorrência desses perfis variou de acordo com o local de residência do docente e com o fato de trabalhar em mais de uma Instituição de Ensino Superior, diferenças essas estatisticamente significantes.
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Procedeu-se à análise descritiva das variáveis de interesse e, exploratoriamente, tendo como desfecho o perfil: 1 sem culpa e 2 com culpa, foram analisadas as diferenças de ocorrência de acordo com as variáveis selecionadas, mediante uso do teste Qui-Quadrado de Pearson. Das sete Instituições de Ensino Superior (IES) que atenderam aos critérios de inclusão, 59,80% dos professores elegíveis participaram do estudo, totalizando 180 docentes cirurgiões-dentistas. A maioria foi do gênero feminino (58,33%), com média de idade de 44,13 anos, e 56,57% tinham o título de doutor. Quanto aos níveis estabelecidos pelo CESQT, observou-se que o nível médio foi o mais frequente, atribuído a 38,89% dos participantes da amostra e, em escala decrescente, o nível baixo, com 29,44% e o nível muito baixo, com 16,67%; acima desses, foram registrados o nível alto, com 12,22%, e o nível crítico, com 2,78%. Determinou-se o perfil dos participantes em relação à presença ou não do sentimento de culpa, respectivamente perfil 2 (7,22%) e perfil 1 (7,78%). A ocorrência desses perfis variou de acordo com o local de residência do docente e com o fato de trabalhar em mais de uma Instituição de Ensino Superior, diferenças essas estatisticamente significantes.This study aimed to assess the burnout syndrome and its associated factors in Professors of different Dental Schools of Bahia (Brazil). This is a cross-sectional, exploratory study. It had been used a questionnaire to approach the sociodemographic characteristics, lifestyle habits related to the teaching work and complementary professional activities; and Cuestionario para la Evaluación Del Quemarse syndrome por el Trabajo (CESQT), to assess the burnout syndrome. The descriptive analysis of the variables of interest, and an exploratory were proceeded. We had as an outcome 2 profiles: guiltless (profile 1) and with guilt (profile 2). Differences in occurrence according to the selected variables were also analyzed (chi-square test Pearson). Of the seven Dental Schools that met the inclusion criteria, 180 (59.80%) of the eligible teachers agreed participating in this study. Most were female (58.33%) with a mean age of 44.13 years, and 56.57% had the title of PhD. As for the levels established by the CESQT it was observed that the average level was the most frequent, assigned to 38.89% of the sample participants, and a decreasing scale, low level with 29.44% and the very low level, with 16.67%; above these, there were the high level, with 12.22%, and the critical level, with 2.78%. The profile of the participants in relation to the presence or absence of guilt was determined respectively to be 7.22% for profile 2 and 7.78% for profile 1. The occurrence of these profiles varied according to the place of residence of the teacher and the amount of Institutions they were linked to if one single Dental School or more. These differences were statistically significant.Submitted by Programa de Pós-Graduação em Odontologia Saúde (mestrodo@ufba.br) on 2017-05-19T14:03:59Z No. of bitstreams: 1 JFWCruz - tese completa aprovada.pdf: 13064749 bytes, checksum: dbc25f0dace6ba477bc52bb8db0e72e0 (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2017-07-03T15:23:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JFWCruz - tese completa aprovada.pdf: 13064749 bytes, checksum: dbc25f0dace6ba477bc52bb8db0e72e0 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-03T15:23:14Z (GMT). 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