Apreciação normativa das ações desenvolvidas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia no enfrentamento da COVID-19.
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38152 |
Resumo: | Declarado como uma pandemia, a COVID-19 determina ações específicas que tem provocado modificações na forma de organização do trabalho da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia- DIVEP/SESAB com vistas à geração oportuna das informações sobre a magnitude e distribuição dos casos e óbitos por esse agravo no território baiano. Assim, o presente estudo tem como objetivo, avaliar as ações desenvolvidas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia no enfrentamento da COVID-19 segundo o Regulamento Sanitário Internacional-2005. Trata-se de um estudo avaliativo do tipo apreciação normativa. Foi elaborado um modelo lógico e respectiva matriz de julgamento adaptados do Plano Estadual de Contingências para Enfrentamento do Novo Coronavírus e dos estudos de Costa (2013) e Santos (2014). Para a produção e análise dos dados, foram realizadas análise documental e entrevistas semi-estruturadas com técnicos e gestores da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia que realizam ações de vigilância epidemiológica da COVID-19. Na matriz de análise e julgamento foram avaliadas as subdimensões: insumos; gestão e desenvolvimento das açõesda Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e qualidade dos sistemas de informação em saúde. No geral, a DIVEP/SESAB realiza suas ações conforme o Regulamento Sanitário Internacional, dispondo de uma coordenação especializada em saúde pública; equipes exclusivas para o boletim e para realizar a investigação dos casos confirmados e óbito com experiência na vigilância epidemiológica; equipe de apoio administrativo, além de laboratório de referência, normas, materiais e equipamentos suficientes. A gestão produz boletins epidemiológicos diários e ainda, realiza atividades de planejamento anual, ações educativas, reuniões de monitoramento e ações com outros programas sobre da COVID-19. Para o monitoramento dos rumores sobre ocorrências de casos suspeitos de COVID-19, são investigados os principais sites nacionais e internacionais, as notificações enviadas aos e-mails e telefone institucional, os aplicativos de rede social e os sistemas oficiais de informações. Da qualidade dos sistemas, a equipe considera os sistemas FORMSUS, GAL e SIVEPGRIPE funcionais e confiáveis; o FORMSUS fácil, eficiente e de boa manutenção e o FORMSUS e SIVEPGRIPE com portabilidade. Para melhorar o processo de trabalho, vale salientar a necessidade de contratar mais profissionais e discutir com a equipe a importância do Regulamento Sanitário Internacional 2005. |
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A gestão produz boletins epidemiológicos diários e ainda, realiza atividades de planejamento anual, ações educativas, reuniões de monitoramento e ações com outros programas sobre da COVID-19. Para o monitoramento dos rumores sobre ocorrências de casos suspeitos de COVID-19, são investigados os principais sites nacionais e internacionais, as notificações enviadas aos e-mails e telefone institucional, os aplicativos de rede social e os sistemas oficiais de informações. Da qualidade dos sistemas, a equipe considera os sistemas FORMSUS, GAL e SIVEPGRIPE funcionais e confiáveis; o FORMSUS fácil, eficiente e de boa manutenção e o FORMSUS e SIVEPGRIPE com portabilidade. Para melhorar o processo de trabalho, vale salientar a necessidade de contratar mais profissionais e discutir com a equipe a importância do Regulamento Sanitário Internacional 2005.Declared as a pandemic, COVID-19 determines specific actions that have caused changes in the form of organization of the work of the Directorate of Epidemiological Surveillance of the Department of Health of the State of Bahia - DIVEP/SESAB, with a view to the timely generation of information on the magnitude and distribution of cases and deaths from this disease in the territory of Bahia. Thus, the present study aims to evaluate the actions developed by the Directorate of Epidemiological Surveillance of the Health Department of the State of Bahia in confronting COVID-19 according to the International Health Regulation-2005. This is an evaluative study of the normative appraisal type. A logical model and respective judgment matrix were prepared, adapted from the State Contingency Plan for Confronting the New Coronavirus and the studies by Costa (2013) and Santos (2014). For the production and analysis of data, documental analysis and semi-structured interviews were carried out with technicians and managers of the Epidemiological Surveillance Board of the Bahia State Health Department, who carry out COVID-19 epidemiological surveillance actions. In the analysis and judgment matrix, the following sub-dimensions were evaluated: inputs; management and development of the actions of the Epidemiological Surveillance Board of the Bahia State Health Department and quality of health information systems. In general, DIVEP/SESAB performs its actions in accordance with the International Health Regulations,having a specialized coordination in public health; teams dedicated to the bulletin and to carry out the investigation of confirmed cases and deaths with experience in epidemiological surveillance; administrative support team, in addition to a reference laboratory, sufficient standards, materials and equipment. The management produces daily epidemiological bulletins and also carries out annual planning activities, educational activities, monitoring meetings and actions with other programs about COVID-19. To monitor the rumors about occurrences of suspected cases of COVID-19, the main national and international websites, notifications sent to institutional emails and telephones, social networking applications and official information systems are investigated. Regarding the quality of the systems, the team considers the FORMSUS, GAL and SIVEPGRIPE systems to be functional and reliable; easy, efficient and well-maintained FORMSUS and FORMSUS and SIVEPGRIPE with portability. To improve the work process, it is worth highlighting the need to hire more professionals and discuss with the team the importance of the International Health Regulations 2005.Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2023-10-19T18:06:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Dissertação-ARLENE MARIA DE JESUS-2021.pdf: 7149385 bytes, checksum: a6e1d188b197ecc4c994d54760162c7c (MD5)Approved for entry into archive by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2023-10-21T17:29:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação-ARLENE MARIA DE JESUS-2021.pdf: 7149385 bytes, checksum: a6e1d188b197ecc4c994d54760162c7c (MD5) license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-21T17:29:06Z (GMT). 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