A Guitarra de Mestre Vieira: a presença da música afro-latino-caribenha em Belém do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Bernardo Thiago Paiva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29897
Resumo: Este trabalho investigou o processo de formação da guitarrada de Mestre Vieira em Belém do Pará, com o objetivo precípuo de estabelecer as conexões musicais entre a guitarrada e a música afro-latino-caribenha presentes na paisagem musical belenense das décadas de 60 e 70. Inicialmente, através da pesquisa de campo realizada em Belém no primeiro semestre de 2009, coletamos relatos orais e textos de jornais da década de 50. Seguindo a hipótese do historiador Vicente Salles, investigamos o fenômeno do contrabando existente em Belém na década de 50. Em seguida, para considerar as trocas e negociações culturais intensificadas no processo de modernização da Amazônia a partir da década de 60, cunhamos o termo regatão. Tal expressão surge para evidenciar o fato de que embora os produtos culturais híbridos sejam fruto de uma simbiose entre tradição e modernidade, suas determinações sociais são visíveis no quadro histórico-cultural de Belém. Além disso, através da crítica da (i) razão rizomática, esboçamos e defendemos uma renovação da abordagem dialética nos estudos em música. Finalmente, relacionando às estruturas musicais da guitarrada à música afro-latino-caribenha, levamos à cabo uma análise rítmico- comparativa das estruturas da guitarrada e do cadence-lypso.
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Tal expressão surge para evidenciar o fato de que embora os produtos culturais híbridos sejam fruto de uma simbiose entre tradição e modernidade, suas determinações sociais são visíveis no quadro histórico-cultural de Belém. Além disso, através da crítica da (i) razão rizomática, esboçamos e defendemos uma renovação da abordagem dialética nos estudos em música. Finalmente, relacionando às estruturas musicais da guitarrada à música afro-latino-caribenha, levamos à cabo uma análise rítmico- comparativa das estruturas da guitarrada e do cadence-lypso.This study investigates the process of building the guitar Master Vieira in Belem, with the primary purpose of establishing the connections between music and guitar music afro- Latin-Caribbean present in the musical landscape Belenense during the 1960s and 70s. Initially, through field research conducted in Belém in the first half of 2009, we collected oral stories and texts from newspapers from the 50's. Following the hypothesis of the historian Vicente Salles, we investigate the phenomenon of smuggling that existed in Belém in the 1950s. Then, we consider the cultural exchanges and negotiations intensified in the process of modernization of the Amazon from the 60`s that coined the term regatão. This expression appears to highlight the fact that although hybrid cultural products are the result of a symbiosis between tradition and modernity, their social determinations are visible in the historical-cultural framework of Belem. Moreover, we investigate the critique of rhizomatic unreason that outlines and defends a renewal of the dialectical approach in the studies of music. Finally, we relate the musical structures to the guitar music afro-Latin Caribbean and we carry out a comparative analysis of rhythmic structures of the guitar and cadence-lypso.Submitted by Bernardo Mesquita (bernardopaivamesquita@gmail.com) on 2019-05-13T22:41:09Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_Bernardo Mesquita.pdf: 2749139 bytes, checksum: 90c512572d155677ff6cb2fce12447c1 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2019-06-19T15:54:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_Bernardo Mesquita.pdf: 2749139 bytes, checksum: 90c512572d155677ff6cb2fce12447c1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-19T15:54:59Z (GMT). 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