Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pena, Paulo Gilvane Lopes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gomez, Carlos Minayo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2102
Resumo: p. 371-383
id UFBA-2_7e3e89b301c75ac9d1d9d546c0d73cfc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/2102
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Pena, Paulo Gilvane LopesGomez, Carlos MinayoPena, Paulo Gilvane LopesGomez, Carlos Minayo2011-08-09T23:44:49Z2011-08-09T23:44:49Z20100104-1290http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2102vol. 19, no. 2p. 371-383O setor serviço ou terciário responde atualmente por mais de dois terços do PIB nos países desenvolvidos e, no Brasil, emprega cerca de três quartos da população economicamente ativa. Muitos autores consideram que esse fenômeno expressa uma transição da sociedade industrial para a sociedade de serviços. Entretanto, os estudos sobre a saúde do trabalhador, mesmo atentos às mutações tecnológicas e à reestruturação produtiva, não se aprofundam suficientemente no conhecimento das características do setor serviço, persistindo em referências aos processos industriais. O presente ensaio tem por objetivo analisar determinados conceitos sobre os processos de trabalho no setor serviço considerados importantes para compreensão da saúde dos trabalhadores desse setor. Formula-se a hipótese da proximidade entre trabalhador e consumidor como uma das principais características das relações de trabalho desse setor com possibilidades de repercussões específicas nos processos saúde e doença. Sob essa perspectiva de análise são incorporados os conceitos de simultaneidade, co-presença, co-produção, autosserviço e gestão emocional. Conclui-se que essas peculiaridades, além de permitirem uma compreensão mais adequada do processo saúde/doença dos trabalhadores no setor serviço, indicam a necessidade da construção de uma nova interface entre a saúde do trabalhador e as práticas emergentes de proteção à saúde do consumidor.Submitted by JURANDI DE SOUZA SILVA (jssufba@hotmail.com) on 2011-08-09T23:44:49Z No. of bitstreams: 1 13.pdf: 162992 bytes, checksum: 1c5ea5f977d2958abdf0dec2401cb88f (MD5)Made available in DSpace on 2011-08-09T23:44:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 13.pdf: 162992 bytes, checksum: 1c5ea5f977d2958abdf0dec2401cb88f (MD5) Previous issue date: 2010São Paulo jun.Setor serviçoSaúde do trabalhadorSaúde do consumidorSetor terciárioGestão emocionalService SectorWorker's HealthConsumer HealthThird SectorEmotional ManagementPremissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviçoSaúde e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL13.pdf13.pdfapplication/pdf162992https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/2102/1/13.pdf1c5ea5f977d2958abdf0dec2401cb88fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1906https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/2102/2/license.txt40813cee1d26117b388cb7228a2a4981MD52TEXT13.pdf.txt13.pdf.txtExtracted texttext/plain53687https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/2102/3/13.pdf.txtc26eae989efbf9a2a8a9393b453804d2MD53ri/21022022-07-05 14:03:28.717oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:28Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Saúde e Sociedade
title Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço
spellingShingle Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço
Pena, Paulo Gilvane Lopes
Setor serviço
Saúde do trabalhador
Saúde do consumidor
Setor terciário
Gestão emocional
Service Sector
Worker's Health
Consumer Health
Third Sector
Emotional Management
title_short Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço
title_full Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço
title_fullStr Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço
title_full_unstemmed Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço
title_sort Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço
author Pena, Paulo Gilvane Lopes
author_facet Pena, Paulo Gilvane Lopes
Gomez, Carlos Minayo
author_role author
author2 Gomez, Carlos Minayo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pena, Paulo Gilvane Lopes
Gomez, Carlos Minayo
Pena, Paulo Gilvane Lopes
Gomez, Carlos Minayo
dc.subject.por.fl_str_mv Setor serviço
Saúde do trabalhador
Saúde do consumidor
Setor terciário
Gestão emocional
Service Sector
Worker's Health
Consumer Health
Third Sector
Emotional Management
topic Setor serviço
Saúde do trabalhador
Saúde do consumidor
Setor terciário
Gestão emocional
Service Sector
Worker's Health
Consumer Health
Third Sector
Emotional Management
description p. 371-383
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-08-09T23:44:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-08-09T23:44:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2102
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0104-1290
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv vol. 19, no. 2
identifier_str_mv 0104-1290
vol. 19, no. 2
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/2102/1/13.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/2102/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/2102/3/13.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c5ea5f977d2958abdf0dec2401cb88f
40813cee1d26117b388cb7228a2a4981
c26eae989efbf9a2a8a9393b453804d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459373850132480