Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2102 |
Resumo: | p. 371-383 |
id |
UFBA-2_7e3e89b301c75ac9d1d9d546c0d73cfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/2102 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Pena, Paulo Gilvane LopesGomez, Carlos MinayoPena, Paulo Gilvane LopesGomez, Carlos Minayo2011-08-09T23:44:49Z2011-08-09T23:44:49Z20100104-1290http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2102vol. 19, no. 2p. 371-383O setor serviço ou terciário responde atualmente por mais de dois terços do PIB nos países desenvolvidos e, no Brasil, emprega cerca de três quartos da população economicamente ativa. Muitos autores consideram que esse fenômeno expressa uma transição da sociedade industrial para a sociedade de serviços. Entretanto, os estudos sobre a saúde do trabalhador, mesmo atentos às mutações tecnológicas e à reestruturação produtiva, não se aprofundam suficientemente no conhecimento das características do setor serviço, persistindo em referências aos processos industriais. O presente ensaio tem por objetivo analisar determinados conceitos sobre os processos de trabalho no setor serviço considerados importantes para compreensão da saúde dos trabalhadores desse setor. Formula-se a hipótese da proximidade entre trabalhador e consumidor como uma das principais características das relações de trabalho desse setor com possibilidades de repercussões específicas nos processos saúde e doença. Sob essa perspectiva de análise são incorporados os conceitos de simultaneidade, co-presença, co-produção, autosserviço e gestão emocional. Conclui-se que essas peculiaridades, além de permitirem uma compreensão mais adequada do processo saúde/doença dos trabalhadores no setor serviço, indicam a necessidade da construção de uma nova interface entre a saúde do trabalhador e as práticas emergentes de proteção à saúde do consumidor.Submitted by JURANDI DE SOUZA SILVA (jssufba@hotmail.com) on 2011-08-09T23:44:49Z No. of bitstreams: 1 13.pdf: 162992 bytes, checksum: 1c5ea5f977d2958abdf0dec2401cb88f (MD5)Made available in DSpace on 2011-08-09T23:44:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 13.pdf: 162992 bytes, checksum: 1c5ea5f977d2958abdf0dec2401cb88f (MD5) Previous issue date: 2010São Paulo jun.Setor serviçoSaúde do trabalhadorSaúde do consumidorSetor terciárioGestão emocionalService SectorWorker's HealthConsumer HealthThird SectorEmotional ManagementPremissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviçoSaúde e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL13.pdf13.pdfapplication/pdf162992https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/2102/1/13.pdf1c5ea5f977d2958abdf0dec2401cb88fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1906https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/2102/2/license.txt40813cee1d26117b388cb7228a2a4981MD52TEXT13.pdf.txt13.pdf.txtExtracted texttext/plain53687https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/2102/3/13.pdf.txtc26eae989efbf9a2a8a9393b453804d2MD53ri/21022022-07-05 14:03:28.717oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:28Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade |
title |
Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço |
spellingShingle |
Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço Pena, Paulo Gilvane Lopes Setor serviço Saúde do trabalhador Saúde do consumidor Setor terciário Gestão emocional Service Sector Worker's Health Consumer Health Third Sector Emotional Management |
title_short |
Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço |
title_full |
Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço |
title_fullStr |
Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço |
title_full_unstemmed |
Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço |
title_sort |
Premissas para a compreensão da saúde dos trabalhadores no setor serviço |
author |
Pena, Paulo Gilvane Lopes |
author_facet |
Pena, Paulo Gilvane Lopes Gomez, Carlos Minayo |
author_role |
author |
author2 |
Gomez, Carlos Minayo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pena, Paulo Gilvane Lopes Gomez, Carlos Minayo Pena, Paulo Gilvane Lopes Gomez, Carlos Minayo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Setor serviço Saúde do trabalhador Saúde do consumidor Setor terciário Gestão emocional Service Sector Worker's Health Consumer Health Third Sector Emotional Management |
topic |
Setor serviço Saúde do trabalhador Saúde do consumidor Setor terciário Gestão emocional Service Sector Worker's Health Consumer Health Third Sector Emotional Management |
description |
p. 371-383 |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-08-09T23:44:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-08-09T23:44:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2102 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0104-1290 |
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv |
vol. 19, no. 2 |
identifier_str_mv |
0104-1290 vol. 19, no. 2 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/2102/1/13.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/2102/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/2102/3/13.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c5ea5f977d2958abdf0dec2401cb88f 40813cee1d26117b388cb7228a2a4981 c26eae989efbf9a2a8a9393b453804d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459373850132480 |