Sem título: como levar a arte a sério.
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26944 |
Resumo: | Trazer a Arte para a discussão em educação não é algo novo, mas tem se mostrado sempre necessário ao longo da história dessa área de conhecimento, que sofre de forma muito direta as flutuações da política educacional brasileira. Contudo, a Arte não tem deixado de fazer parte do cotidiano escolar e merece ser visitada sempre e, por no mínimo, um outro ângulo. Assim, esta dissertação descreve situações possíveis para o ensino de Arte numa perspectiva fenomenológica tendo como forma final uma escrita criativa por acreditar que percepção e subjetividade estão em maior sintonia com o ensino de Arte do que os modelos tradicionais de trabalhos acadêmicos. O Ponto, a Linha e o Plano desenham os caminhos da pesquisa que entrecortada por ficção e realidade se desdobram em objeto/processo/espaço. As questões que se descortinam na pesquisa surgem da fala do estudante F, um personagem ficcional nascido da observação dos diversos estudantes. Embora parcialmente ficcional, o texto é uma imersão num cotidiano escolar de Ensino Médio e das relações que se estabelecem entre professor e estudantes na busca por uma linha de contato com a Arte que chamamos de Prática do Ver. A proposta de pesquisa utilizou a conversão de método de ensino em metodologia de pesquisa somada ao Fórum de Artes, um espaço virtual de produção de informações. O caminho da linha é conduzido do Ponto de Partida até o Ponto Final, realiza três paradas, num caminhar que ora vai, ora volta, para ambientar a percepção da arte a partir das vivências entre professor e estudantes. A Parada I conta a história ficcional de F, a Parada II contextualiza a realidade da pesquisa e a Parada III apresenta o tratamento das informações. Não consolidamos formatos para a compreensão ou interpretação de uma obra de arte, ou mesmo de um currículo de Arte que se queira implementar, o trabalho que aqui se apresenta deseja que o estudante leitor que se coloca diante da obra de arte possa falar sobre ela a partir daquilo que lhe é dado, e não de forma manualizada ou padronizada e, em consequência, esperamos familiariza-lo ao fenômeno da Arte. |
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Silva Filho, Elisio José daCarvalho, Maria Inez da Silva de SouzaSanches Neto, Antrifo RibeiroSá, Maria Roseli Gomes Brito deCarvalho, Maria Inez da Silva de SouzaSevero, Márjorie Garrido2018-08-10T15:57:32Z2018-08-10T15:57:32Z2018-08-102018-06-05Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26944Trazer a Arte para a discussão em educação não é algo novo, mas tem se mostrado sempre necessário ao longo da história dessa área de conhecimento, que sofre de forma muito direta as flutuações da política educacional brasileira. Contudo, a Arte não tem deixado de fazer parte do cotidiano escolar e merece ser visitada sempre e, por no mínimo, um outro ângulo. Assim, esta dissertação descreve situações possíveis para o ensino de Arte numa perspectiva fenomenológica tendo como forma final uma escrita criativa por acreditar que percepção e subjetividade estão em maior sintonia com o ensino de Arte do que os modelos tradicionais de trabalhos acadêmicos. O Ponto, a Linha e o Plano desenham os caminhos da pesquisa que entrecortada por ficção e realidade se desdobram em objeto/processo/espaço. As questões que se descortinam na pesquisa surgem da fala do estudante F, um personagem ficcional nascido da observação dos diversos estudantes. Embora parcialmente ficcional, o texto é uma imersão num cotidiano escolar de Ensino Médio e das relações que se estabelecem entre professor e estudantes na busca por uma linha de contato com a Arte que chamamos de Prática do Ver. A proposta de pesquisa utilizou a conversão de método de ensino em metodologia de pesquisa somada ao Fórum de Artes, um espaço virtual de produção de informações. O caminho da linha é conduzido do Ponto de Partida até o Ponto Final, realiza três paradas, num caminhar que ora vai, ora volta, para ambientar a percepção da arte a partir das vivências entre professor e estudantes. A Parada I conta a história ficcional de F, a Parada II contextualiza a realidade da pesquisa e a Parada III apresenta o tratamento das informações. Não consolidamos formatos para a compreensão ou interpretação de uma obra de arte, ou mesmo de um currículo de Arte que se queira implementar, o trabalho que aqui se apresenta deseja que o estudante leitor que se coloca diante da obra de arte possa falar sobre ela a partir daquilo que lhe é dado, e não de forma manualizada ou padronizada e, em consequência, esperamos familiariza-lo ao fenômeno da Arte.ABSTRACT Bring the art for discussion in education is not something new but has shown whenever necessary throughout the history of this area of knowledge, which suffers from very direct way the fluctuations of the Brazilian educational policy. However, the Art not ceased to be part of daily school and deserves to be visited, always, and at least one other angle. Thus, this thesis describes possible scenarios for the teaching of art in a phenomenological perspective having as final form a creative writing by believing that perception and subjectivity are in greater harmony with the teaching of art than traditional models of academic papers. The Point, the Line and the Plan draw the paths of research that choppy for fiction and reality unfold in object/process/space. The issues that are insufficient in research arise from the speech of a student F, a fictional character born of the observation of different students. Although partly fictional, the text is an immersion in a daily school of education and the relationships that are established between teacher and students in pursuit of a line of contact with the Art which we call the Practice of Seeing. The research proposal used as methodology the conversion of teaching method in research methodology coupled to the Forum of Arts, a virtual space for the production of information. The path of the line is driven from the Starting Point to the End Point, performs three stops, a move that will now turn to acclimatize the perception of art from the experiences between teacher and students. In Stop I has a fictional story of F, the Stop II illustrates the reality of the research and the Stop III presents the treatment of information. Do not consolidate formats for the understanding or interpretation of a work of art, or even a curriculum of art that you want to implement, the work here is what you want the student reader who puts himself before the work of art can speak about it from what is given to you, and not so manualized or standardized and, as a consequence, we expect familiarizes you to the phenomenon of Art.Submitted by Elisio José da Silva Filho (elisiofh@gmail.com) on 2018-08-02T14:27:20Z No. of bitstreams: 1 Elisio Silva_Dissertacao_FACED-UFBA_2018.pdf: 4407754 bytes, checksum: 8734430d3ec206ddc59d253a56f0109f (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2018-08-10T15:57:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Elisio Silva_Dissertacao_FACED-UFBA_2018.pdf: 4407754 bytes, checksum: 8734430d3ec206ddc59d253a56f0109f (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-10T15:57:32Z (GMT). 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