Gestão da difusão de inovações no mercado em micro e pequenas empresas brasileiras: estudo de uma vencedora do prêmio finep de inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gleide Lima de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7636
Resumo: 144 p.
id UFBA-2_7f98d370fea497bbbccc462f94af346a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/7636
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Souza, Gleide Lima deSouza, Gleide Lima deCardoso, Claudio Guimarães2012-12-17T20:02:37Z2012-12-17T20:02:37Z2011http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7636144 p.Este trabalho se propõe a analisar como uma pequena empresa inovadora gerencia o processo de difusão das suas inovações, especialmente no que tange à difusão das novas idéias para o mercado, bem como entender quais variáveis interferem neste processo. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com uma organização baiana vencedora nacional do Prêmio FINEP de Inovação 2010, a Softwell Solutions. Foram adotados como referenciais teóricos da pesquisa o conceito de inovação apresentada pela Teoria do Desenvolvimento Econômico, de Schumpeter, e a Teoria da Difusão de Inovações proposta por Everett Rogers, autor considerado principal autoridade nesta temática. Para Rogers, a difusão de uma inovação consiste no processo de adoção, incorporação e utilização do novo método ou artefato por agentes de determinado sistema produtivo ou social. Este processo é composto por quatro elementos-chaves: a inovação em si, os canais de comunicação empregados para troca de informações entre os agentes envolvidos no processo, o tempo necessário para absorção da inovação e o sistema social onde ocorre a difusão. Outros dois conceitos, baseados em diversos autores, foram vinculados à teoria proposta por Rogers: o uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) como importantes canais de comunicação para a troca de informações e interação entre agentes sociais; e a importância de as organizações construírem redes produtivas, alianças estratégicas e parcerias com fornecedores, órgãos públicos de fomento, concorrentes, universidades, centros de pesquisa, dentre outros agentes, tanto para gerar quanto para difundir inovações. A partir desta fundamentação teórica, a pesquisa a ser apresentada neste trabalho dissertativo se propôs então a responder à seguinte questão: Como uma pequena empresa reconhecidamente inovadora gerencia o processo de difusão da sua inovação tecnológica no mercado? Considera-se como principal justifica para realização da pesquisa o entendimento, fundamentado em diversos autores da literatura consultada, de que o conhecimento do processo de difusão da inovação favorece a sua gestão, ainda que este envolva também fatores que estão fora da esfera de controle da empresa. Conclui-se que a empresa estudada gerencia de forma sistemática e planejada o processo de inovação, e isto se reflete no planejamento do processo de difusão da inovação no mercado. Embora esta etapa não seja gerenciada com base em critérios tão claramente definidos como na etapa de criação e desenvolvimento de novas idéias, observa-se o planejamento das ações de comunicação, a adequada identificação dos membros mais propensos à adoção da inovação e dos agentes influenciadores da decisão de adoção da inovação, bem como a compreensão dos canais de comunicação mais adequados ao perfil dos públicos de interesse da empresa e dos mecanismos eficazes para legitimar o produto socialmente, fornecer informações sobre ele ao mercado e reduzir inseguranças.Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2012-12-17T20:02:37Z No. of bitstreams: 1 777777.pdf: 1404043 bytes, checksum: 455c1842a991a43ffa2c67ea28e28e0f (MD5)Made available in DSpace on 2012-12-17T20:02:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 777777.pdf: 1404043 bytes, checksum: 455c1842a991a43ffa2c67ea28e28e0f (MD5) Previous issue date: 2011SalvadorUniversidade Federal da Bahiahttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/gleide_l._de_souza.pdfreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBADifusão de InovaçõesInovação em Micro e Pequenas EmpresasGestão de InovaçõesInovação TecnológicaDiffusion of InnovationsInnovation in Small Business ManagementInnovationsTechnological InnovationGestão da difusão de inovações no mercado em micro e pequenas empresas brasileiras: estudo de uma vencedora do prêmio finep de inovaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL777777.pdf777777.pdfapplication/pdf1404043https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7636/1/777777.pdf455c1842a991a43ffa2c67ea28e28e0fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7636/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXT777777.pdf.txt777777.pdf.txtExtracted texttext/plain326211https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7636/3/777777.pdf.txt0f904cbbd2251051f3f10831cd574748MD53ri/76362022-07-05 14:03:03.852oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:03Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão da difusão de inovações no mercado em micro e pequenas empresas brasileiras: estudo de uma vencedora do prêmio finep de inovação
title Gestão da difusão de inovações no mercado em micro e pequenas empresas brasileiras: estudo de uma vencedora do prêmio finep de inovação
spellingShingle Gestão da difusão de inovações no mercado em micro e pequenas empresas brasileiras: estudo de uma vencedora do prêmio finep de inovação
Souza, Gleide Lima de
Difusão de Inovações
Inovação em Micro e Pequenas Empresas
Gestão de Inovações
Inovação Tecnológica
Diffusion of Innovations
Innovation in Small Business Management
Innovations
Technological Innovation
title_short Gestão da difusão de inovações no mercado em micro e pequenas empresas brasileiras: estudo de uma vencedora do prêmio finep de inovação
title_full Gestão da difusão de inovações no mercado em micro e pequenas empresas brasileiras: estudo de uma vencedora do prêmio finep de inovação
title_fullStr Gestão da difusão de inovações no mercado em micro e pequenas empresas brasileiras: estudo de uma vencedora do prêmio finep de inovação
title_full_unstemmed Gestão da difusão de inovações no mercado em micro e pequenas empresas brasileiras: estudo de uma vencedora do prêmio finep de inovação
title_sort Gestão da difusão de inovações no mercado em micro e pequenas empresas brasileiras: estudo de uma vencedora do prêmio finep de inovação
author Souza, Gleide Lima de
author_facet Souza, Gleide Lima de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gleide Lima de
Souza, Gleide Lima de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Claudio Guimarães
contributor_str_mv Cardoso, Claudio Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Difusão de Inovações
Inovação em Micro e Pequenas Empresas
Gestão de Inovações
Inovação Tecnológica
Diffusion of Innovations
Innovation in Small Business Management
Innovations
Technological Innovation
topic Difusão de Inovações
Inovação em Micro e Pequenas Empresas
Gestão de Inovações
Inovação Tecnológica
Diffusion of Innovations
Innovation in Small Business Management
Innovations
Technological Innovation
description 144 p.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-17T20:02:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-17T20:02:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7636
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.pt_BR.fl_str_mv http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/gleide_l._de_souza.pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7636/1/777777.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7636/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/7636/3/777777.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 455c1842a991a43ffa2c67ea28e28e0f
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
0f904cbbd2251051f3f10831cd574748
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459413390884864