Docência universitária na Licenciatura em Química: uma análise dos saberes de experiência e da ação pedagógica.
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33355 |
Resumo: | A docência universitária, foco deste estudo, é entendida como aquela que se refere ao trabalho dos professores que atuam nas instituições de ensino superior. Assim, realizamos uma pesquisa que teve como objetivo compreender como os docentes com formação stricto sensu em Química mobilizam os seus saberes da ação pedagógica, a partir dos seus saberes de experiência na Licenciatura em Química, revelando os seus significados atribuídos no exercício da docência, com vistas a relacioná-los. Esta investigação foi de cunho qualitativo e exploratório, realizada a partir da etnografia educacional. O campo empírico foi a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, situado na cidade de Amargosa, ou seja, o Centro de Formação de Professores. Os participantes do estudo foram três professores do curso de Licenciatura em Química, com formação inicial em licenciatura, bacharelado e licenciatura/bacharelado (em Química), respectivamente. Os dados foram produzidos por meio da observação das aulas dos três colaboradores deste estudo e de uma entrevista, realizada de forma individual e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Emergiu do corpus três categorias de análises: Estratégias de Ensino-Aprendizagem; Avaliação e Formação; Relação entre os saberes; por meio das quais os resultados foram expostos e discutidos. A partir destes foi possível perceber que os professores pesquisados, na prática, foram construindo e mobilizando os saberes da ação pedagógica. Também que as histórias de vidas e experiências pessoais e profissionais foram essenciais para construção e mobilização desses saberes. Ainda, foi constatado, pelo fazer docente, que os professores pesquisados possuíam saberes de experiência o que possibilitou, também, visualizarmos os saberes da ação pedagógica e sua mobilização. Dessa forma, ficou evidente os processos de mudanças formativas e da prática, oriundos do amadurecimento profissional dos professores colaboradores que possibilitou a explicitação da construção e ressignificação dos saberes docentes. |
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Silva, Mara Aparecida Alves daTrindade, Lúcia Gracia FerreiraFerraz, Roselane DuarteNunes, Cláudio PintoGonzalez, Isadora MeloZen, Giovana CristinaTeixeira, Cristina Maria D'ÁvilaTrindade, Lúcia Gracia Ferreira2021-05-07T12:45:15Z2021-05-07T12:45:15Z2021-05-072021-03-30Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33355A docência universitária, foco deste estudo, é entendida como aquela que se refere ao trabalho dos professores que atuam nas instituições de ensino superior. Assim, realizamos uma pesquisa que teve como objetivo compreender como os docentes com formação stricto sensu em Química mobilizam os seus saberes da ação pedagógica, a partir dos seus saberes de experiência na Licenciatura em Química, revelando os seus significados atribuídos no exercício da docência, com vistas a relacioná-los. Esta investigação foi de cunho qualitativo e exploratório, realizada a partir da etnografia educacional. O campo empírico foi a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, situado na cidade de Amargosa, ou seja, o Centro de Formação de Professores. Os participantes do estudo foram três professores do curso de Licenciatura em Química, com formação inicial em licenciatura, bacharelado e licenciatura/bacharelado (em Química), respectivamente. Os dados foram produzidos por meio da observação das aulas dos três colaboradores deste estudo e de uma entrevista, realizada de forma individual e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Emergiu do corpus três categorias de análises: Estratégias de Ensino-Aprendizagem; Avaliação e Formação; Relação entre os saberes; por meio das quais os resultados foram expostos e discutidos. A partir destes foi possível perceber que os professores pesquisados, na prática, foram construindo e mobilizando os saberes da ação pedagógica. Também que as histórias de vidas e experiências pessoais e profissionais foram essenciais para construção e mobilização desses saberes. Ainda, foi constatado, pelo fazer docente, que os professores pesquisados possuíam saberes de experiência o que possibilitou, também, visualizarmos os saberes da ação pedagógica e sua mobilização. Dessa forma, ficou evidente os processos de mudanças formativas e da prática, oriundos do amadurecimento profissional dos professores colaboradores que possibilitou a explicitação da construção e ressignificação dos saberes docentes.ABSTRACT Focus of this study, the university teaching consists of teachers who work in higher education institutions. We carried out an research that aimed to understand how teachers with stricto sensu training in Chemistry mobilize their knowledge of pedagogical action - from their knowledge of experience in the Degree in Chemistry -, revealing its meanings attributed in the exercise of teaching, in order to relate them. This investigation was of a qualitative and exploratory nature, carried out based on education ethnography. The empirical field was the Federal University of Recôncavo da Bahia, located in the city of Amargosa, that is, the Teacher Training Center. The study participants were three professors of the Chemistry Degree course: one with basic training in degree, another one with bachelor, and the last one with degree/bachelor courses. The data were produced by observing the classes of the three collaborators in this study, and of an interview, carried out individually and analyzed using the content analysis technique. Three categories of analysis resulted from the corpus: Teaching-Learning Strategies, Evaluation and Training, and Relationship between knowledge, through which the results were exposed and discussed. From these it was possible to notice that the teachers surveyed, in practice, were building and mobilizing the knowledge of pedagogical action. Also, the life stories and the professional experiences were essential for the building and mobilization of this knowledge. Still, it was found, by teaching, that the surveyed teachers had knowledge of experience, which also made it possible to visualize the knowledge of the pedagogical action and its mobilization. In this way, the processes of formative changes and practice, arising from the professional maturation of the collaborating teachers, which made it possible to explain the construction and reframing of teaching knowledge, became evident.Submitted by Mara Aparecida Alves da Silva (maraquimica10@hotmail.com) on 2021-05-06T19:42:00Z No. of bitstreams: 1 Tese - Mara - Versão Final RI-UFBA-para depósito.pdf: 3820183 bytes, checksum: 553c38e0635f4a50f91ac368e3088890 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-05-07T12:45:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese - Mara - Versão Final RI-UFBA-para depósito.pdf: 3820183 bytes, checksum: 553c38e0635f4a50f91ac368e3088890 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-07T12:45:15Z (GMT). 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