A Orquestra Afropercussiva de Notas Negro-dramatúrgicas do Bando de Teatro Olodum sob a Rregência do maestro Erê
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31861 |
Resumo: | Esta investigação científica teve como escopo identificar a atuação do Bando de Teatro Olodum como difusor de conhecimentos de questões raciais para artistas e plateias com fulcro em Erê (2015), montagem das Bodas de Prata dessa companhia soteropolitana de Teatro Negro, que vociferou contra o genocídio de jovens negros. A metodologia utilizada foi, quanto aos objetivos, uma pesquisa exploratório-descritiva da realidade social; quanto à natureza dos dados, elegeu-se a qualitativa; quando aos procedimentos de coleta de dados e fontes de informação, realizaram-se revisão bibliográfica de autores em geral negrorreferenciados, análise documental do texto dramático e pesquisa de campo para coleta de dados empíricos. Para tal, optou-se pela observação não participante de 03 (três) ensaios do supracitado espetáculo, promoveram-se 18 (dezoito) entrevistas semiestruturadas com os artistas e aplicaram-se 75 (setenta e cinco) questionários com as plateias. Os resultados apontaram que esse grupo teatral contribui diuturnamente para minimizar a segregação socio[cultural-econômico-político]cognitiva no que diz respeito ao binômio reflexão-ação quanto às questões raciais ao preencher com maestria as lacunas imensas sobre a historiografia negra pré, trans e pós-escravismo na luta ininterrupta em prol da cidadania plena. |
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Freitas, Régia Mabel da SilvaFreitas, Régia Mabel da SilvaAraujo, Rosangela Janja CostaSilva, Adilson Florentino daSouza, Florentina da SilvaViana Neto, JoaquimCavalcanti, Vanessa Ribeiro SimonAraujo, Rosangela Janja Costa2020-04-27T19:46:02Z2020-04-272019-12-16Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31861Esta investigação científica teve como escopo identificar a atuação do Bando de Teatro Olodum como difusor de conhecimentos de questões raciais para artistas e plateias com fulcro em Erê (2015), montagem das Bodas de Prata dessa companhia soteropolitana de Teatro Negro, que vociferou contra o genocídio de jovens negros. A metodologia utilizada foi, quanto aos objetivos, uma pesquisa exploratório-descritiva da realidade social; quanto à natureza dos dados, elegeu-se a qualitativa; quando aos procedimentos de coleta de dados e fontes de informação, realizaram-se revisão bibliográfica de autores em geral negrorreferenciados, análise documental do texto dramático e pesquisa de campo para coleta de dados empíricos. Para tal, optou-se pela observação não participante de 03 (três) ensaios do supracitado espetáculo, promoveram-se 18 (dezoito) entrevistas semiestruturadas com os artistas e aplicaram-se 75 (setenta e cinco) questionários com as plateias. Os resultados apontaram que esse grupo teatral contribui diuturnamente para minimizar a segregação socio[cultural-econômico-político]cognitiva no que diz respeito ao binômio reflexão-ação quanto às questões raciais ao preencher com maestria as lacunas imensas sobre a historiografia negra pré, trans e pós-escravismo na luta ininterrupta em prol da cidadania plena.ABSTRACT: Ìwádìí ìjìnlè yíì ṣàpèjúwe ipá tí Egbẹ́ Ìtàgé Olodum ní bíi oluranlowo ìtànkálẹ̀ ìmò lori òrò ẹ̀yá ènìyàn fún awọn òṣèré ati olugbo pelu idajuko lori Erê (2015), iṣẹ́ ìdárayá ọdún Kàrúndínlọ́gbọ̀n ti ilé iṣẹ́ ìlú gẹ̀ẹ́sì ti eré ìtàgé àwọn ènìyàn dúdú. Ọ̀nà ìwádìí ẹ̀kọ́ tí a lò, lórí ìdí ìṣe yí, jẹ́ ìwádìí ìjìnlè tí ó ṣàpèjúwe òtítọ́ àwùjọ; lórí ìṣẹ̀dá àwọn àlàyé, agbára ìṣẹ̀dá ni a yàn; lórí ìgbésẹ̀ àti orísun gbogbo àlàyé tí a gbà, a ṣe àtúnyẹ̀wò ìtàn ayé àwọn ònkọ̀wé tí a ti gbàgbé, ìtàn ìwádìí ìjìnlè ti ọ̀rọ̀ ìgbésẹ̀ àti ìwádìí ìgboro fún àkójọpọ̀ àlàyé àkíyèsí. Fún èyí, a yan àkíyèsí aláìdàpọ̀ fún àkókò àtúnkọ̀ tí eré ìtàgé tí a sọ̀rọ̀ nípa ní ìbẹ̀rẹ̀, ayẹyẹ ìsọ̀rọ̀gbèsì méjìdínlógún ni a dá sílè fún àwọn òṣèré, a tún fi ìbéèrè ìwádìí àádọ́rin márùn-ún fún àwọn olùgbọ́. Awọn àbájáde náà fihàn pé ẹgbẹ́ ti ìtàgé yìí ṣe alábàápín ní ójojúmọ́ lati dinku ìpínyà ti àwùjọ, àṣà, ọ̀rọ̀ ajé àti òṣèlú, nípasẹ̀ ìrònú lórí àwọn ọ̀rọ̀ ẹ̀yá ènìyàn tí ó n fi ọgbọ́n kún àwọn kòtò ń lá lórí ìtàn àkọ́lẹ̀ àwọn ènìyàn dúdú, àwọn ènìyàn trans, àti ìgbà ẹ̀yin ẹrú nínú ìjàkadì láti jẹ́ ọmọ ìlú.ABSTRACT: Esta investigación científica tuvo como objetivo identificar la actuación del grupo Bando de Teatro Olodum como agente difusor de conocimiento de temas raciales para artistas y audiencias con base en Erê (2015) e instalación de las Boda de Plata de esa compañía nativa de Salvador del Teatro Negro, que se pronunció enfáticamente contra el genocidio de jóvenes negros. La metodología utilizada fue, en cuanto a los objetivos, una investigación exploratoria-descriptiva de la realidad social; en cuanto a la naturaleza de los datos, se escogió la cualitativa; Con respecto a los procedimientos para la recopilación de datos y las fuentes de información, fue realizada una revisión de la literatura de autores en general negro-referenciados, un análisis documental del texto dramático y una investigación de campo para recopilar datos empíricos. Para esto, se optó por la observación no participante de 03 (tres) ensayos del espectáculo antes mencionado, promovimos 18 (dieciocho) entrevistas semiestructuradas con los artistas y se aplicaron 75 (setenta y cinco) cuestionarios con la audiencia. Los resultados señalaron que este grupo teatral contribuye extensamente a minimizar la segregación cognitiva sociocultural-económica con respecto al binomio de reflexión-acción con respecto a los problemas raciales al llenar magistralmente los inmensos vacíos sobre la historiografía negra pre, trans y pos-esclavitud en la lucha ininterrumpida por la ciudadanía plena.ABSTRACT: This scientific research aimed to identify the Olodum Theater Band’s performance as a diffuser of knowledge of racial issues for artists and audiences with fulcrum in Erê (2015), silver Wedding assembly of this soteropolitan company of Black Theater, that shouted against young black people’s genocide. The methodology used was, as for the goals, an exploratory-descriptive research of social reality; as regarding the kind of data, the qualitative nature was chosen; as regarding data collection procedures and information sources, a bibliographic review of black authors in general was performed, documentary analysis of the dramatic text and field research for empirical data collection. For this, opted for the non-participant observation of 03 (three) rehearsals of the above-mentioned show, 18 (eighteen) semi-structured interviews with the artists were promoted and 75 (seventy-five) questionnaires were applied to the audience. The results pointed out that this theatrical group contributes daily to minimize the cognitive socio[cultural-economic-political-] segregation regarding the action-reflection binomial on racial issues by masterfully filling the huge gaps in black historiography pre, trans and post-slavery in the unbroken struggle for full citizenship.Submitted by Régia Mabel da Silva Freitas (mabel_freitas@hotmail.com) on 2020-04-27T02:33:56Z No. of bitstreams: 1 TESE_REGIA_MABEL_FREITAS_DMMDC.pdf: 2666011 bytes, checksum: 8476ea022a8bf29c2353e21f6acf05b6 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2020-04-27T19:46:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_REGIA_MABEL_FREITAS_DMMDC.pdf: 2666011 bytes, checksum: 8476ea022a8bf29c2353e21f6acf05b6 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-27T19:46:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_REGIA_MABEL_FREITAS_DMMDC.pdf: 2666011 bytes, checksum: 8476ea022a8bf29c2353e21f6acf05b6 (MD5)EducaçãoBando de Teatro OlodumDifusão de conhecimentoQuestões raciaisEspetáculo ErêGenocídio de jovens negrosBando de Teatro Olodumgenocidiojóvenes negrostemas racialesdifusión del conocimientoA Orquestra Afropercussiva de Notas Negro-dramatúrgicas do Bando de Teatro Olodum sob a Rregência do maestro Erêinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis10000-01-01Faculdade de EducaçãoDoutorado Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do ConhecimentoFaced/UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE_REGIA_MABEL_FREITAS_DMMDC.pdfTESE_REGIA_MABEL_FREITAS_DMMDC.pdfapplication/pdf2666011https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31861/1/TESE_REGIA_MABEL_FREITAS_DMMDC.pdf8476ea022a8bf29c2353e21f6acf05b6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31861/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTTESE_REGIA_MABEL_FREITAS_DMMDC.pdf.txtTESE_REGIA_MABEL_FREITAS_DMMDC.pdf.txtExtracted texttext/plain594666https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31861/3/TESE_REGIA_MABEL_FREITAS_DMMDC.pdf.txt49599ff7f5a755192faacbb2c8cdf1f1MD53ri/318612023-04-13 13:19:25.961oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-04-13T16:19:25Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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