ESCRITAS EXCESSIVAS: CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Gabriela Pio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29652
Resumo: Esta tese Escritas excessivas: Cassandra Rios e o protagonismo excêntrico na literatura brasileira se debruça sobre a produção literária de Cassandra Rios (1932-2002), escritora muito popular nas primeiras décadas da segunda metade do século XX, no Brasil. Conhecida por rótulos como “A papisa do homossexualismo” e “A escritora mais proibida do Brasil”, a autora é responsável pela criação de dezenas de romances protagonizados por sujeitos socialmente marginalizados, em virtude, principalmente, de uma não conformação aos padrões estabelecidos de gênero e práticas sexuais. São muito recorrentes na referida obra os gays, as travestis, as prostitutas e, sobretudo, as lésbicas, em torno de quem há uma intensa política afirmativa. Neste trabalho, distanciando-nos daquilo que é tendência no trabalho de sua ainda tímida fortuna crítica, não trataremos dos romances de Cassandra Rios pelo viés do seu projeto de construção de uma imagem positiva para as lésbicas, apesar de acreditarmos ser este um dos mais importantes empreendimentos desses textos. Optamos por perscrutar a faceta da autora que se volta para o questionamento de uma cultura que, sob a égide do que Monique Wittig chama de contrato heterossexual, oprimiu, silenciou e mutilou os sujeitos compreendidos pela categoria mulheres. Nesse sentido, nas páginas que seguem, procuraremos demonstrar a literatura cassandriana como propulsora de uma política de combate ao discurso heteronormativo, que criou um modelo ideal de “mulher”, estabelecendo para esse sujeito alguns destinos precisos, dentre os quais o da maternidade e o do confinamento no casamento heterossexual são os mais importantes. Para a realização de tal empreendimento, lançamos mão de quatro livros da autora: A Sarjeta (1952), A paranoica (1969), Eu sou uma lésbica (1975/2006) e Uma mulher diferente (1968/2005). Como não nos preocupa nesse momento construir linearidades ou levar o público leitor a acompanhar todas as nuances das narrativas, não as utilizaremos na íntegra. Ao invés disso, optamos pela fragmentação, por flashes que possam comprovar o que acreditamos ser um desejo subjacente nesses textos: o de pensar uma sociedade na qual os sujeitos ditos mulheres possam se ver livres da opressão imposta pela cultura regulada pelas regras da heterossexualidade.
id UFBA-2_82336e929a7f1a70f6ee1d2e6a6e3cf9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/29652
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Pereira, Ana Gabriela PioPereira, Ana Gabriela PioHerrera, Antonia TorreãoSouza, Arivaldo Sacramento deVieira, Nancy Rita FerreiraGarcia, Paulo CésarOrnellas, Sandro SantosMesseder, Suely Aldir2019-05-24T19:50:59Z2019-05-24T19:50:59Z2019-05-242019http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29652Esta tese Escritas excessivas: Cassandra Rios e o protagonismo excêntrico na literatura brasileira se debruça sobre a produção literária de Cassandra Rios (1932-2002), escritora muito popular nas primeiras décadas da segunda metade do século XX, no Brasil. Conhecida por rótulos como “A papisa do homossexualismo” e “A escritora mais proibida do Brasil”, a autora é responsável pela criação de dezenas de romances protagonizados por sujeitos socialmente marginalizados, em virtude, principalmente, de uma não conformação aos padrões estabelecidos de gênero e práticas sexuais. São muito recorrentes na referida obra os gays, as travestis, as prostitutas e, sobretudo, as lésbicas, em torno de quem há uma intensa política afirmativa. Neste trabalho, distanciando-nos daquilo que é tendência no trabalho de sua ainda tímida fortuna crítica, não trataremos dos romances de Cassandra Rios pelo viés do seu projeto de construção de uma imagem positiva para as lésbicas, apesar de acreditarmos ser este um dos mais importantes empreendimentos desses textos. Optamos por perscrutar a faceta da autora que se volta para o questionamento de uma cultura que, sob a égide do que Monique Wittig chama de contrato heterossexual, oprimiu, silenciou e mutilou os sujeitos compreendidos pela categoria mulheres. Nesse sentido, nas páginas que seguem, procuraremos demonstrar a literatura cassandriana como propulsora de uma política de combate ao discurso heteronormativo, que criou um modelo ideal de “mulher”, estabelecendo para esse sujeito alguns destinos precisos, dentre os quais o da maternidade e o do confinamento no casamento heterossexual são os mais importantes. Para a realização de tal empreendimento, lançamos mão de quatro livros da autora: A Sarjeta (1952), A paranoica (1969), Eu sou uma lésbica (1975/2006) e Uma mulher diferente (1968/2005). Como não nos preocupa nesse momento construir linearidades ou levar o público leitor a acompanhar todas as nuances das narrativas, não as utilizaremos na íntegra. Ao invés disso, optamos pela fragmentação, por flashes que possam comprovar o que acreditamos ser um desejo subjacente nesses textos: o de pensar uma sociedade na qual os sujeitos ditos mulheres possam se ver livres da opressão imposta pela cultura regulada pelas regras da heterossexualidade.The dissertation Excessive Writings: Cassandra Rios and the eccentric protagonism in Brazilian literature looks at the literary production of Cassandra Rios (1932-2002), a very popular writer in the first decades of the second half of the twentieth century in Brazil. Known by labels such as “The Pope of Homosexuality” and “The most forbidden writer in Brazil”, the author is responsible for the creation of dozens of novels carried out by socially marginalized subjects, mainly due to non conformance to established gender standards and sexual practices. The gays, the transvestites, the prostitutes and, above all, the lesbians, around whom there is an affirmative policy, are very frequent in her work. In this work, distancing us from what is a tendency in the still timid critic about her work, we will not discuss the novels of Cassandra Rios for the bias of her project of constructing a positive image for the lesbians, although we believe this to be one of the most important achievement of these texts. We chose to examine the facet of the author who turns to the questioning of a culture that, under the aegis of what Monique Wittig calls the Heterosexual Contract, oppressed, silenced and mutilated the subjects included in the category of women. In this sense, in the following pages, we will try to demonstrate the Cassandrian literature as a propeller of a policy of combating heteronormative discourse, which created an ideal model of “woman”, establishing for this subject some precious destinies, among which the one of motherhood and confinement in heterosexual marriage are the most important. For the accomplishment of such an undertaking, we have used four books written by the author A Sarjeta (1952), A paranóica (1969), Eu sou uma lésbica (1975/2006) and Uma mulher diferente (1968/2005). Since we are not concerned at the moment to construct linearities or lead the reader to follow all the nuances of the narratives, we will not use them in their entirety. Instead, we opt for fragmentation, for flashes that can prove what we believe to be an underlying desire in these texts: that of thinking a society in which the so-called female subjects can be freed from the oppression imposed by the culture regulated by the rules of heterosexuality.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-05-24T18:29:24Z No. of bitstreams: 1 ANA GABRIELA PIO PEREIRA - ESCRITAS EXCESSIVAS CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRA - 2019.pdf: 1532363 bytes, checksum: e16a746f744a645fc05ba68f3b9e6528 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-05-24T19:50:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANA GABRIELA PIO PEREIRA - ESCRITAS EXCESSIVAS CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRA - 2019.pdf: 1532363 bytes, checksum: e16a746f744a645fc05ba68f3b9e6528 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-24T19:50:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANA GABRIELA PIO PEREIRA - ESCRITAS EXCESSIVAS CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRA - 2019.pdf: 1532363 bytes, checksum: e16a746f744a645fc05ba68f3b9e6528 (MD5)LetrasCassandra RiosMulheresContrato heterossexualLiberdadeGêneroLiteratura brasileiraESCRITAS EXCESSIVAS: CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALANA GABRIELA PIO PEREIRA - ESCRITAS EXCESSIVAS CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRA - 2019.pdfANA GABRIELA PIO PEREIRA - ESCRITAS EXCESSIVAS CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRA - 2019.pdfapplication/pdf1532363https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29652/1/ANA%20GABRIELA%20PIO%20PEREIRA%20-%20ESCRITAS%20EXCESSIVAS%20CASSANDRA%20RIOS%20E%20O%20PROTAGONISMO%20EXC%c3%8aNTRICO%20NA%20LITERATURA%20BRASILEIRA%20-%202019.pdfe16a746f744a645fc05ba68f3b9e6528MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29652/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXTANA GABRIELA PIO PEREIRA - ESCRITAS EXCESSIVAS CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRA - 2019.pdf.txtANA GABRIELA PIO PEREIRA - ESCRITAS EXCESSIVAS CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRA - 2019.pdf.txtExtracted texttext/plain457903https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29652/3/ANA%20GABRIELA%20PIO%20PEREIRA%20-%20ESCRITAS%20EXCESSIVAS%20CASSANDRA%20RIOS%20E%20O%20PROTAGONISMO%20EXC%c3%8aNTRICO%20NA%20LITERATURA%20BRASILEIRA%20-%202019.pdf.txt22c733fa0892ed3d818eed79d905d9ceMD53ri/296522022-07-05 14:04:05.692oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:05Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ESCRITAS EXCESSIVAS: CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRA
title ESCRITAS EXCESSIVAS: CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRA
spellingShingle ESCRITAS EXCESSIVAS: CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRA
Pereira, Ana Gabriela Pio
Letras
Cassandra Rios
Mulheres
Contrato heterossexual
Liberdade
Gênero
Literatura brasileira
title_short ESCRITAS EXCESSIVAS: CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRA
title_full ESCRITAS EXCESSIVAS: CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRA
title_fullStr ESCRITAS EXCESSIVAS: CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRA
title_full_unstemmed ESCRITAS EXCESSIVAS: CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRA
title_sort ESCRITAS EXCESSIVAS: CASSANDRA RIOS E O PROTAGONISMO EXCÊNTRICO NA LITERATURA BRASILEIRA
author Pereira, Ana Gabriela Pio
author_facet Pereira, Ana Gabriela Pio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Gabriela Pio
Pereira, Ana Gabriela Pio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Herrera, Antonia Torreão
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Souza, Arivaldo Sacramento de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vieira, Nancy Rita Ferreira
Garcia, Paulo César
Ornellas, Sandro Santos
Messeder, Suely Aldir
contributor_str_mv Herrera, Antonia Torreão
Souza, Arivaldo Sacramento de
Vieira, Nancy Rita Ferreira
Garcia, Paulo César
Ornellas, Sandro Santos
Messeder, Suely Aldir
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras
topic Letras
Cassandra Rios
Mulheres
Contrato heterossexual
Liberdade
Gênero
Literatura brasileira
dc.subject.por.fl_str_mv Cassandra Rios
Mulheres
Contrato heterossexual
Liberdade
Gênero
Literatura brasileira
description Esta tese Escritas excessivas: Cassandra Rios e o protagonismo excêntrico na literatura brasileira se debruça sobre a produção literária de Cassandra Rios (1932-2002), escritora muito popular nas primeiras décadas da segunda metade do século XX, no Brasil. Conhecida por rótulos como “A papisa do homossexualismo” e “A escritora mais proibida do Brasil”, a autora é responsável pela criação de dezenas de romances protagonizados por sujeitos socialmente marginalizados, em virtude, principalmente, de uma não conformação aos padrões estabelecidos de gênero e práticas sexuais. São muito recorrentes na referida obra os gays, as travestis, as prostitutas e, sobretudo, as lésbicas, em torno de quem há uma intensa política afirmativa. Neste trabalho, distanciando-nos daquilo que é tendência no trabalho de sua ainda tímida fortuna crítica, não trataremos dos romances de Cassandra Rios pelo viés do seu projeto de construção de uma imagem positiva para as lésbicas, apesar de acreditarmos ser este um dos mais importantes empreendimentos desses textos. Optamos por perscrutar a faceta da autora que se volta para o questionamento de uma cultura que, sob a égide do que Monique Wittig chama de contrato heterossexual, oprimiu, silenciou e mutilou os sujeitos compreendidos pela categoria mulheres. Nesse sentido, nas páginas que seguem, procuraremos demonstrar a literatura cassandriana como propulsora de uma política de combate ao discurso heteronormativo, que criou um modelo ideal de “mulher”, estabelecendo para esse sujeito alguns destinos precisos, dentre os quais o da maternidade e o do confinamento no casamento heterossexual são os mais importantes. Para a realização de tal empreendimento, lançamos mão de quatro livros da autora: A Sarjeta (1952), A paranoica (1969), Eu sou uma lésbica (1975/2006) e Uma mulher diferente (1968/2005). Como não nos preocupa nesse momento construir linearidades ou levar o público leitor a acompanhar todas as nuances das narrativas, não as utilizaremos na íntegra. Ao invés disso, optamos pela fragmentação, por flashes que possam comprovar o que acreditamos ser um desejo subjacente nesses textos: o de pensar uma sociedade na qual os sujeitos ditos mulheres possam se ver livres da opressão imposta pela cultura regulada pelas regras da heterossexualidade.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-24T19:50:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-24T19:50:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29652
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29652/1/ANA%20GABRIELA%20PIO%20PEREIRA%20-%20ESCRITAS%20EXCESSIVAS%20CASSANDRA%20RIOS%20E%20O%20PROTAGONISMO%20EXC%c3%8aNTRICO%20NA%20LITERATURA%20BRASILEIRA%20-%202019.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29652/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29652/3/ANA%20GABRIELA%20PIO%20PEREIRA%20-%20ESCRITAS%20EXCESSIVAS%20CASSANDRA%20RIOS%20E%20O%20PROTAGONISMO%20EXC%c3%8aNTRICO%20NA%20LITERATURA%20BRASILEIRA%20-%202019.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e16a746f744a645fc05ba68f3b9e6528
690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0
22c733fa0892ed3d818eed79d905d9ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459592441528320