A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Issa, Erick Patrik Aragão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38066
Resumo: Esta dissertação tem como principal objetivo analisar a percepção que os jornalistas do Correio 24 Horas (Bahia) e JC Online (Pernambuco), duas organizações de mídia com foco no jornalismo digital e local, têm da inovação jornalística. Como esses profissionais entendem e se apropriam da inovação? O nosso problema de pesquisa surge do fato de que Correio e JC afirmam ser a inovação um diferencial competitivo para as organizações. A metodologia, de abordagem qualitativa, combina técnicas de estudo de caso e de entrevistas com roteiro fechado com jornalistas e entrevistas semiestruturadas e em profundidade com diretores e editores. Foram entrevistados 23 profissionais em diferentes funções nas organizações, separados em dois grupos, os de dirigentes (diretores e editores) e os de jornalistas (repórteres, subeditores e colunistas). O referencial teórico-conceitual, que leva em conta as dificuldades enfrentadas pelas organizações de mídia, acentuadas pela pandemia de Covid-19 e pelo contexto de plataformização do jornalismo, centra-se na inovação e no jornalismo digital e local. Os resultados da investigação sugerem que a cultura de inovação dentro dessas organizações é frágil, com diferenças significativas entre os conceitos formulados e as percepções oferecidas pelos dois grupos. Enquanto os dirigentes apresentam um conceito melhor elaborado de inovação jornalística, o segundo grupo define o fenômeno de forma genérica e simplista, quase sempre com caráter tecnológico e centrado em novos produtos.
id UFBA-2_83d9d6b96066cd54cd364750eb0c902d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/38066
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-10-17T14:35:09Z2023-10-17T14:35:09Z2023-07-31ISSA, Erick. A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online. Orientadora: Suzana Oliveira Barbosa. 2023. 185 páginas. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) — Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38066Esta dissertação tem como principal objetivo analisar a percepção que os jornalistas do Correio 24 Horas (Bahia) e JC Online (Pernambuco), duas organizações de mídia com foco no jornalismo digital e local, têm da inovação jornalística. Como esses profissionais entendem e se apropriam da inovação? O nosso problema de pesquisa surge do fato de que Correio e JC afirmam ser a inovação um diferencial competitivo para as organizações. A metodologia, de abordagem qualitativa, combina técnicas de estudo de caso e de entrevistas com roteiro fechado com jornalistas e entrevistas semiestruturadas e em profundidade com diretores e editores. Foram entrevistados 23 profissionais em diferentes funções nas organizações, separados em dois grupos, os de dirigentes (diretores e editores) e os de jornalistas (repórteres, subeditores e colunistas). O referencial teórico-conceitual, que leva em conta as dificuldades enfrentadas pelas organizações de mídia, acentuadas pela pandemia de Covid-19 e pelo contexto de plataformização do jornalismo, centra-se na inovação e no jornalismo digital e local. Os resultados da investigação sugerem que a cultura de inovação dentro dessas organizações é frágil, com diferenças significativas entre os conceitos formulados e as percepções oferecidas pelos dois grupos. Enquanto os dirigentes apresentam um conceito melhor elaborado de inovação jornalística, o segundo grupo define o fenômeno de forma genérica e simplista, quase sempre com caráter tecnológico e centrado em novos produtos.This dissertation aims to analyze the perception that journalists from Correio 24 Horas (Bahia) and JC Online (Pernambuco), two media organizations focused on digital and local journalism, have of journalistic innovation. How do these professionals understand and embrace innovation? Our research problem arises from the fact that Correio and JC claim that innovation is a competitive advantage for organizations. The qualitative methodology combines case study techniques and closed-structured interviews with journalists, as well as semi-structured and in-depth interviews with directors and editors. A total of 23 professionals in various roles within the organizations were interviewed, divided into two groups: executives (directors and editors) and journalists (reporters, sub-editors, and columnists). The theoretical-conceptual framework takes into account the challenges faced by media organizations, exacerbated by the Covid-19 pandemic and the platformization of journalism, focusing on innovation and digital and local journalism. The investigation's results suggest that the culture of innovation within these organizations is fragile, with significant differences between the formulated concepts and the perceptions offered by the two groups. While the executives present a better-formulated concept of journalistic innovation, the second group defines the phenomenon in a generic and simplistic manner, often with a technological focus and centered on new products.Submitted by Erick Issa (erick.issa@gmail.com) on 2023-10-09T10:27:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Erick Issa - Dissertação.pdf: 4528229 bytes, checksum: 9f7c2e47b14fbd409052d025831403df (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-10-17T14:35:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Erick Issa - Dissertação.pdf: 4528229 bytes, checksum: 9f7c2e47b14fbd409052d025831403df (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-17T14:35:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Erick Issa - Dissertação.pdf: 4528229 bytes, checksum: 9f7c2e47b14fbd409052d025831403df (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2023-07-31porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) UFBABrasilFaculdade de ComunicaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessdigital journalismlocal journalismjournalistic innovationcorreio 24 horasjc onlineCNPQ::CIENCIAS HUMANASJornalismo - Inovação tecnológicaJornalismo digitalJornalistas - PercepçãoCorreio 24 horasJC onlineA inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC OnlineJournalistic innovation in the perception of journalists from the Correio 24 Horas and JC OnlineMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBarbosa, Suzana Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9996611434714336Barbosa, Suzana OliveiraVieira, LíviaFirmino, Fernandohttp://lattes.cnpq.br/4245522088007348Issa, Erick Patrik Aragãoreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTErick Issa - Dissertação.pdf.txtErick Issa - Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain459650https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38066/4/Erick%20Issa%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt714a839a61b3b1c1ac88e17bc780a692MD54ORIGINALErick Issa - Dissertação.pdfErick Issa - Dissertação.pdfDissertação de Mestrado de Erick Issa - A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online.application/pdf4528229https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38066/1/Erick%20Issa%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf9f7c2e47b14fbd409052d025831403dfMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38066/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38066/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/380662023-10-21 02:03:42.814oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-10-21T05:03:42Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Journalistic innovation in the perception of journalists from the Correio 24 Horas and JC Online
title A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online
spellingShingle A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online
Issa, Erick Patrik Aragão
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Jornalismo - Inovação tecnológica
Jornalismo digital
Jornalistas - Percepção
Correio 24 horas
JC online
digital journalism
local journalism
journalistic innovation
correio 24 horas
jc online
title_short A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online
title_full A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online
title_fullStr A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online
title_full_unstemmed A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online
title_sort A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online
author Issa, Erick Patrik Aragão
author_facet Issa, Erick Patrik Aragão
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Suzana Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9996611434714336
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barbosa, Suzana Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vieira, Lívia
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Firmino, Fernando
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4245522088007348
dc.contributor.author.fl_str_mv Issa, Erick Patrik Aragão
contributor_str_mv Barbosa, Suzana Oliveira
Barbosa, Suzana Oliveira
Vieira, Lívia
Firmino, Fernando
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Jornalismo - Inovação tecnológica
Jornalismo digital
Jornalistas - Percepção
Correio 24 horas
JC online
digital journalism
local journalism
journalistic innovation
correio 24 horas
jc online
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo - Inovação tecnológica
Jornalismo digital
Jornalistas - Percepção
Correio 24 horas
JC online
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv digital journalism
local journalism
journalistic innovation
correio 24 horas
jc online
description Esta dissertação tem como principal objetivo analisar a percepção que os jornalistas do Correio 24 Horas (Bahia) e JC Online (Pernambuco), duas organizações de mídia com foco no jornalismo digital e local, têm da inovação jornalística. Como esses profissionais entendem e se apropriam da inovação? O nosso problema de pesquisa surge do fato de que Correio e JC afirmam ser a inovação um diferencial competitivo para as organizações. A metodologia, de abordagem qualitativa, combina técnicas de estudo de caso e de entrevistas com roteiro fechado com jornalistas e entrevistas semiestruturadas e em profundidade com diretores e editores. Foram entrevistados 23 profissionais em diferentes funções nas organizações, separados em dois grupos, os de dirigentes (diretores e editores) e os de jornalistas (repórteres, subeditores e colunistas). O referencial teórico-conceitual, que leva em conta as dificuldades enfrentadas pelas organizações de mídia, acentuadas pela pandemia de Covid-19 e pelo contexto de plataformização do jornalismo, centra-se na inovação e no jornalismo digital e local. Os resultados da investigação sugerem que a cultura de inovação dentro dessas organizações é frágil, com diferenças significativas entre os conceitos formulados e as percepções oferecidas pelos dois grupos. Enquanto os dirigentes apresentam um conceito melhor elaborado de inovação jornalística, o segundo grupo define o fenômeno de forma genérica e simplista, quase sempre com caráter tecnológico e centrado em novos produtos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-17T14:35:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-17T14:35:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ISSA, Erick. A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online. Orientadora: Suzana Oliveira Barbosa. 2023. 185 páginas. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) — Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38066
identifier_str_mv ISSA, Erick. A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online. Orientadora: Suzana Oliveira Barbosa. 2023. 185 páginas. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) — Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38066/4/Erick%20Issa%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38066/1/Erick%20Issa%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38066/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38066/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 714a839a61b3b1c1ac88e17bc780a692
9f7c2e47b14fbd409052d025831403df
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459679531008000