A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38066 |
Resumo: | Esta dissertação tem como principal objetivo analisar a percepção que os jornalistas do Correio 24 Horas (Bahia) e JC Online (Pernambuco), duas organizações de mídia com foco no jornalismo digital e local, têm da inovação jornalística. Como esses profissionais entendem e se apropriam da inovação? O nosso problema de pesquisa surge do fato de que Correio e JC afirmam ser a inovação um diferencial competitivo para as organizações. A metodologia, de abordagem qualitativa, combina técnicas de estudo de caso e de entrevistas com roteiro fechado com jornalistas e entrevistas semiestruturadas e em profundidade com diretores e editores. Foram entrevistados 23 profissionais em diferentes funções nas organizações, separados em dois grupos, os de dirigentes (diretores e editores) e os de jornalistas (repórteres, subeditores e colunistas). O referencial teórico-conceitual, que leva em conta as dificuldades enfrentadas pelas organizações de mídia, acentuadas pela pandemia de Covid-19 e pelo contexto de plataformização do jornalismo, centra-se na inovação e no jornalismo digital e local. Os resultados da investigação sugerem que a cultura de inovação dentro dessas organizações é frágil, com diferenças significativas entre os conceitos formulados e as percepções oferecidas pelos dois grupos. Enquanto os dirigentes apresentam um conceito melhor elaborado de inovação jornalística, o segundo grupo define o fenômeno de forma genérica e simplista, quase sempre com caráter tecnológico e centrado em novos produtos. |
id |
UFBA-2_83d9d6b96066cd54cd364750eb0c902d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/38066 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-10-17T14:35:09Z2023-10-17T14:35:09Z2023-07-31ISSA, Erick. A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online. Orientadora: Suzana Oliveira Barbosa. 2023. 185 páginas. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) — Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38066Esta dissertação tem como principal objetivo analisar a percepção que os jornalistas do Correio 24 Horas (Bahia) e JC Online (Pernambuco), duas organizações de mídia com foco no jornalismo digital e local, têm da inovação jornalística. Como esses profissionais entendem e se apropriam da inovação? O nosso problema de pesquisa surge do fato de que Correio e JC afirmam ser a inovação um diferencial competitivo para as organizações. A metodologia, de abordagem qualitativa, combina técnicas de estudo de caso e de entrevistas com roteiro fechado com jornalistas e entrevistas semiestruturadas e em profundidade com diretores e editores. Foram entrevistados 23 profissionais em diferentes funções nas organizações, separados em dois grupos, os de dirigentes (diretores e editores) e os de jornalistas (repórteres, subeditores e colunistas). O referencial teórico-conceitual, que leva em conta as dificuldades enfrentadas pelas organizações de mídia, acentuadas pela pandemia de Covid-19 e pelo contexto de plataformização do jornalismo, centra-se na inovação e no jornalismo digital e local. Os resultados da investigação sugerem que a cultura de inovação dentro dessas organizações é frágil, com diferenças significativas entre os conceitos formulados e as percepções oferecidas pelos dois grupos. Enquanto os dirigentes apresentam um conceito melhor elaborado de inovação jornalística, o segundo grupo define o fenômeno de forma genérica e simplista, quase sempre com caráter tecnológico e centrado em novos produtos.This dissertation aims to analyze the perception that journalists from Correio 24 Horas (Bahia) and JC Online (Pernambuco), two media organizations focused on digital and local journalism, have of journalistic innovation. How do these professionals understand and embrace innovation? Our research problem arises from the fact that Correio and JC claim that innovation is a competitive advantage for organizations. The qualitative methodology combines case study techniques and closed-structured interviews with journalists, as well as semi-structured and in-depth interviews with directors and editors. A total of 23 professionals in various roles within the organizations were interviewed, divided into two groups: executives (directors and editors) and journalists (reporters, sub-editors, and columnists). The theoretical-conceptual framework takes into account the challenges faced by media organizations, exacerbated by the Covid-19 pandemic and the platformization of journalism, focusing on innovation and digital and local journalism. The investigation's results suggest that the culture of innovation within these organizations is fragile, with significant differences between the formulated concepts and the perceptions offered by the two groups. While the executives present a better-formulated concept of journalistic innovation, the second group defines the phenomenon in a generic and simplistic manner, often with a technological focus and centered on new products.Submitted by Erick Issa (erick.issa@gmail.com) on 2023-10-09T10:27:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Erick Issa - Dissertação.pdf: 4528229 bytes, checksum: 9f7c2e47b14fbd409052d025831403df (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-10-17T14:35:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Erick Issa - Dissertação.pdf: 4528229 bytes, checksum: 9f7c2e47b14fbd409052d025831403df (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-17T14:35:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Erick Issa - Dissertação.pdf: 4528229 bytes, checksum: 9f7c2e47b14fbd409052d025831403df (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2023-07-31porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) UFBABrasilFaculdade de ComunicaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessdigital journalismlocal journalismjournalistic innovationcorreio 24 horasjc onlineCNPQ::CIENCIAS HUMANASJornalismo - Inovação tecnológicaJornalismo digitalJornalistas - PercepçãoCorreio 24 horasJC onlineA inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC OnlineJournalistic innovation in the perception of journalists from the Correio 24 Horas and JC OnlineMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBarbosa, Suzana Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9996611434714336Barbosa, Suzana OliveiraVieira, LíviaFirmino, Fernandohttp://lattes.cnpq.br/4245522088007348Issa, Erick Patrik Aragãoreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTErick Issa - Dissertação.pdf.txtErick Issa - Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain459650https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38066/4/Erick%20Issa%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt714a839a61b3b1c1ac88e17bc780a692MD54ORIGINALErick Issa - Dissertação.pdfErick Issa - Dissertação.pdfDissertação de Mestrado de Erick Issa - A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online.application/pdf4528229https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38066/1/Erick%20Issa%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf9f7c2e47b14fbd409052d025831403dfMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38066/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38066/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/380662023-10-21 02:03:42.814oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-10-21T05:03:42Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Journalistic innovation in the perception of journalists from the Correio 24 Horas and JC Online |
title |
A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online |
spellingShingle |
A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online Issa, Erick Patrik Aragão CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Jornalismo - Inovação tecnológica Jornalismo digital Jornalistas - Percepção Correio 24 horas JC online digital journalism local journalism journalistic innovation correio 24 horas jc online |
title_short |
A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online |
title_full |
A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online |
title_fullStr |
A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online |
title_full_unstemmed |
A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online |
title_sort |
A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online |
author |
Issa, Erick Patrik Aragão |
author_facet |
Issa, Erick Patrik Aragão |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Suzana Oliveira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9996611434714336 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barbosa, Suzana Oliveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Vieira, Lívia |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Firmino, Fernando |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4245522088007348 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Issa, Erick Patrik Aragão |
contributor_str_mv |
Barbosa, Suzana Oliveira Barbosa, Suzana Oliveira Vieira, Lívia Firmino, Fernando |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Jornalismo - Inovação tecnológica Jornalismo digital Jornalistas - Percepção Correio 24 horas JC online digital journalism local journalism journalistic innovation correio 24 horas jc online |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo - Inovação tecnológica Jornalismo digital Jornalistas - Percepção Correio 24 horas JC online |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
digital journalism local journalism journalistic innovation correio 24 horas jc online |
description |
Esta dissertação tem como principal objetivo analisar a percepção que os jornalistas do Correio 24 Horas (Bahia) e JC Online (Pernambuco), duas organizações de mídia com foco no jornalismo digital e local, têm da inovação jornalística. Como esses profissionais entendem e se apropriam da inovação? O nosso problema de pesquisa surge do fato de que Correio e JC afirmam ser a inovação um diferencial competitivo para as organizações. A metodologia, de abordagem qualitativa, combina técnicas de estudo de caso e de entrevistas com roteiro fechado com jornalistas e entrevistas semiestruturadas e em profundidade com diretores e editores. Foram entrevistados 23 profissionais em diferentes funções nas organizações, separados em dois grupos, os de dirigentes (diretores e editores) e os de jornalistas (repórteres, subeditores e colunistas). O referencial teórico-conceitual, que leva em conta as dificuldades enfrentadas pelas organizações de mídia, acentuadas pela pandemia de Covid-19 e pelo contexto de plataformização do jornalismo, centra-se na inovação e no jornalismo digital e local. Os resultados da investigação sugerem que a cultura de inovação dentro dessas organizações é frágil, com diferenças significativas entre os conceitos formulados e as percepções oferecidas pelos dois grupos. Enquanto os dirigentes apresentam um conceito melhor elaborado de inovação jornalística, o segundo grupo define o fenômeno de forma genérica e simplista, quase sempre com caráter tecnológico e centrado em novos produtos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-17T14:35:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-17T14:35:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Acadêmico info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ISSA, Erick. A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online. Orientadora: Suzana Oliveira Barbosa. 2023. 185 páginas. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) — Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38066 |
identifier_str_mv |
ISSA, Erick. A inovação jornalística na percepção de jornalistas do Correio 24 Horas e JC Online. Orientadora: Suzana Oliveira Barbosa. 2023. 185 páginas. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) — Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023. |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38066/4/Erick%20Issa%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38066/1/Erick%20Issa%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38066/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38066/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
714a839a61b3b1c1ac88e17bc780a692 9f7c2e47b14fbd409052d025831403df e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459679531008000 |