Fatores associados a alterações vocais em professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Tânia Maria de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Reis, Eduardo José Farias Borges dos, Carvalho, Fernando Martins, Porto, Lauro Antonio, Reis, Israel Costa, Andrade, Jonathan Moura de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3620
Resumo: p.1229-1238
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A queixa de rouquidão nos últimos seis meses foi referida por 59,2% das professoras e a do diagnóstico médico de calo nas cordas vocais, por 12,9%. Técnicas de regressão logística revelaram que rouquidão nos últimos seis meses estava estatisticamente associada a trabalhar > 24 horas em sala de aula, trabalhar em mais de uma escola e fazer força para falar. A queixa de calo nas cordas vocais estava associada a trabalhar > 5 anos como docente, trabalhar em mais de uma escola, trabalhar em outra atividade além da docência e fazer força para falar. Conclui-se que alterações vocais são freqüentes nesta população e estão associadas a múltiplos fatores ocupacionais, além daqueles de cunho fundamentalmente biológico.Submitted by Rigaud Andréa (andrearigaud16@yahoo.com.br) on 2011-10-27T19:00:42Z No. of bitstreams: 1 04.pdf: 99386 bytes, checksum: eb21a1f8394149cd34c11d08bc9db06a (MD5)Made available in DSpace on 2011-10-27T19:00:42Z (GMT). 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