Fatores sociocontextuais para o trabalho da criança e do adolescente: uma análise ecológica
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Data de Publicação: | 2011 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2783 |
Resumo: | OBJETIVO: Analisar a relação entre as variáveis sociocontextuais e o trabalho de crianças e adolescentes. MÉTODOS: Estudo de coorte com 2.512 famílias residentes em 23 áreas urbanas de Salvador, BA, entre 2000 e 2002. A seleção das áreas e a identifi cação das famílias foram realizadas por amostragem por conglomerados. Entrevistas domiciliares foram realizadas com questionários individuais. A incidência cumulativa anual do trabalho de crianças e adolescentes foi estimada para cada área. Crianças e adolescentes que se tornaram trabalhadores ao longo dos dois anos de seguimento do estudo foram considerados casos novos. A incidência cumulativa anual do trabalho de crianças e adolescentes foi analisada como variável resposta e fatores contextuais foram as preditoras (ausência de apoio social, deprivação social e famílias não-estruturadas, percepção de violência, má qualidade das escolas e dos serviços públicos, e existência de problemas ambientais na vizinhança). Regressão linear múltipla foi utilizada para análise. RESULTADOS: Foram encontradas 943 famílias com 1.326 crianças e adolescentes não trabalhadores de 8 a 17 anos. Ausência de apoio social, deprivação social e percepção de violência na vizinhança associaram-se positivamente ao trabalho de crianças e adolescentes quando analisadas separadamente. Ausência de apoio social e percepção de violência foram positivamente associadas com o desfecho na regressão linear múltipla. Má qualidade da escola e dos serviços públicos urbanos e a existência de problemas ambientais e familiares não apresentaram associação. CONCLUSÕES: Programas que visem à redução da pobreza podem atuar positivamente nos fatores contextuais considerados. Programas de pacifi cação em áreas violentas, assim como o fortalecimento das redes sociais nas comunidades, podem contribuir para a diminuição do trabalho de crianças e adolescentes. |
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A incidência cumulativa anual do trabalho de crianças e adolescentes foi analisada como variável resposta e fatores contextuais foram as preditoras (ausência de apoio social, deprivação social e famílias não-estruturadas, percepção de violência, má qualidade das escolas e dos serviços públicos, e existência de problemas ambientais na vizinhança). Regressão linear múltipla foi utilizada para análise. RESULTADOS: Foram encontradas 943 famílias com 1.326 crianças e adolescentes não trabalhadores de 8 a 17 anos. Ausência de apoio social, deprivação social e percepção de violência na vizinhança associaram-se positivamente ao trabalho de crianças e adolescentes quando analisadas separadamente. Ausência de apoio social e percepção de violência foram positivamente associadas com o desfecho na regressão linear múltipla. Má qualidade da escola e dos serviços públicos urbanos e a existência de problemas ambientais e familiares não apresentaram associação. 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