Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – NUGTES: um estudo de avaliabilidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monção, Lis Bandarra
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18323
Resumo: Os Núcleos de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (NUGTES) foram criados como instâncias de articulação intra-institucional de unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) para formulação, planejamento, organização, execução, monitoramento e avaliação das ações referentes à gestão do trabalho e educação na saúde, visando o fortalecimento a Política Estadual de Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde do SUS Bahia. Este trabalho tem como objetivo aferir a avaliabilidade da implantação dos NUGTES na SESAB, no período de 2010 a 2013. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, realizado por meio de análise de dados secundários e análise documental em quatro unidades selecionadas intencionalmente para análise. Foi construído o modelo lógico do programa que evidenciou 3 dimensões centrais de análise: a) estruturação do setor; b) qualificação dos processos e c) gestão em rede. Uma variedade de situações da implantação dos Núcleos foi encontrada como resultado. Os principais problemas estavam relacionados à adequação do espaço e pessoal e dificuldades na regularidade do funcionamento. A constituição de uma rede de gestão e a articulação entre Educação e Trabalho ainda é um grande desafio, assim como a instituição do planejamento como prática de gestão. O estudo recomenda que estes aspectos sejam melhor explorados em pesquisas avaliativas futuras, assim como reforça a importância de trabalhos que evidenciem os efeitos e resultados da implantação do NUGTES em toda a rede SESAB.
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Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, realizado por meio de análise de dados secundários e análise documental em quatro unidades selecionadas intencionalmente para análise. Foi construído o modelo lógico do programa que evidenciou 3 dimensões centrais de análise: a) estruturação do setor; b) qualificação dos processos e c) gestão em rede. Uma variedade de situações da implantação dos Núcleos foi encontrada como resultado. Os principais problemas estavam relacionados à adequação do espaço e pessoal e dificuldades na regularidade do funcionamento. A constituição de uma rede de gestão e a articulação entre Educação e Trabalho ainda é um grande desafio, assim como a instituição do planejamento como prática de gestão. 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