Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – NUGTES: um estudo de avaliabilidade.
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18323 |
Resumo: | Os Núcleos de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (NUGTES) foram criados como instâncias de articulação intra-institucional de unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) para formulação, planejamento, organização, execução, monitoramento e avaliação das ações referentes à gestão do trabalho e educação na saúde, visando o fortalecimento a Política Estadual de Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Saúde do SUS Bahia. Este trabalho tem como objetivo aferir a avaliabilidade da implantação dos NUGTES na SESAB, no período de 2010 a 2013. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, realizado por meio de análise de dados secundários e análise documental em quatro unidades selecionadas intencionalmente para análise. Foi construído o modelo lógico do programa que evidenciou 3 dimensões centrais de análise: a) estruturação do setor; b) qualificação dos processos e c) gestão em rede. Uma variedade de situações da implantação dos Núcleos foi encontrada como resultado. Os principais problemas estavam relacionados à adequação do espaço e pessoal e dificuldades na regularidade do funcionamento. A constituição de uma rede de gestão e a articulação entre Educação e Trabalho ainda é um grande desafio, assim como a instituição do planejamento como prática de gestão. O estudo recomenda que estes aspectos sejam melhor explorados em pesquisas avaliativas futuras, assim como reforça a importância de trabalhos que evidenciem os efeitos e resultados da implantação do NUGTES em toda a rede SESAB. |
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Foi construído o modelo lógico do programa que evidenciou 3 dimensões centrais de análise: a) estruturação do setor; b) qualificação dos processos e c) gestão em rede. Uma variedade de situações da implantação dos Núcleos foi encontrada como resultado. Os principais problemas estavam relacionados à adequação do espaço e pessoal e dificuldades na regularidade do funcionamento. A constituição de uma rede de gestão e a articulação entre Educação e Trabalho ainda é um grande desafio, assim como a instituição do planejamento como prática de gestão. O estudo recomenda que estes aspectos sejam melhor explorados em pesquisas avaliativas futuras, assim como reforça a importância de trabalhos que evidenciem os efeitos e resultados da implantação do NUGTES em toda a rede SESAB.Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2015-12-01T19:01:39Z No. of bitstreams: 1 DISS MP. 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