Reforma Cabanis (Circa 1800): uma reforma universitária sem universidades, esquecida na história da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Filho, Naomar de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29588
Resumo: Proponho designar como Reforma Cabanis o conjunto de políticas, normas e iniciativas de reforma do ensino médico que, após a Revolução Francesa, resultaram em modelos de ensino superior orientados ao profissionalismo, à disciplinaridade e à especialização. Neste ensaio, apresento a Reforma Cabanis em mais detalhe, avaliando contextos, estrutura e natureza de suas propostas, buscando compreender porque essa reforma universitária parece ter sido esquecida na história da educação. Na primeira parte, faço breve análise do processo de reestruturação do sistema de educação da França pós-revolucionária, destacando aspectos históricos e político-institucionais da contribuição de Cabanis. Na segunda parte, apresento os elementos principais dessa proposta de reorganização institucional e político-pedagógica do ensino médico que catalisou a criação de um novo modelo de educação superior, onde a universidade tem existência apenas nominal. Na parte conclusiva, indico que, ao instituir o ensino superior baseado em faculdades, profissões, disciplinas e especialidades, com exclusão do conceito de Universidade como formato secular de instituição de formação geral, a Reforma Cabanis configurou um modelo de educação que, orgânico ao capitalismo pós-colonial, tornou-se hegemônico no espaço cultural latino-americano.
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Na segunda parte, apresento os elementos principais dessa proposta de reorganização institucional e político-pedagógica do ensino médico que catalisou a criação de um novo modelo de educação superior, onde a universidade tem existência apenas nominal. Na parte conclusiva, indico que, ao instituir o ensino superior baseado em faculdades, profissões, disciplinas e especialidades, com exclusão do conceito de Universidade como formato secular de instituição de formação geral, a Reforma Cabanis configurou um modelo de educação que, orgânico ao capitalismo pós-colonial, tornou-se hegemônico no espaço cultural latino-americano.Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2019-05-17T18:25:41Z No. of bitstreams: 1 Arigo 3 Naomar de Almeida Filho. 2018.pdf: 189431 bytes, checksum: 36eedf9b216cd411c67b36f1142cd9c7 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2019-05-20T18:14:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Arigo 3 Naomar de Almeida Filho. 2018.pdf: 189431 bytes, checksum: 36eedf9b216cd411c67b36f1142cd9c7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-20T18:14:40Z (GMT). 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