Protocolo de comunicação em grupo confiável e de tempo real para aplicações de coordenação veicular sobre redes veiculares ad hoc
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38760 |
Resumo: | As redes veiculares ad hoc} (VANETs, Vehicular Ad hoc Networks) constituem um tipo específico de redes móveis cujos nós são veículos capazes de enviar e receber mensagens diretamente entre si usando enlaces de comunicação sem fio. Essas redes oportunizam a criação de diversas aplicações distribuídas sem a dependência de uma infraestrutura específica para a comunicação entre os veículos. Em ambientes urbanos e rodovias, as VANETs têm sido vistas como uma oportunidade na construção de Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS, Intelligent Transportation Systems), voltados não apenas para a melhoria da fluidez, segurança e bem-estar no trânsito, mas também na redução da emissão de poluentes. Todavia, muitas aplicações distribuídas para ITS requerem que grupos de veículos coordenem suas ações de forma consistente, confiável e com restrições temporais. Contudo, em VANETs constituídas em ambientes urbanos e rodovias, os veículos trafegam por vias que demarcam um padrão de mobilidade e que apresentam uma estrutura de comunicação altamente dinâmica. Portanto, as VANETs são propensas a mudanças constantes em sua topologia, desconexões frequentes na comunicação entre veículos e perdas de mensagens nos meios de comunicações. Por isso, atender aos requisitos de coordenação veicular em aplicações distribuídas de ITS baseado em VANETs é um desafio. Nesse contexto, este trabalho propõe o Protocolo para Comunicação Veicular Confiável Baseado em Blocos Causais (VCBP, Vehicular Causal Block Protocol) para dar suporte aos requisitos de coordenação veicular em aplicações distribuídas de ITS baseados em VANETs. O protocolo de comunicação em grupo proposto oferece facilidade na difusão de mensagens com garantias de entrega confiável, com restrições temporais e ordenação causal e total das mensagens. O VCBP foi implementado e avaliado em um ambiente de simulação de redes veiculares e o seu desempenho foi comparado com outros protocolos disponíveis na literatura. Os resultados mostram que o $VCBP$ oferece mais garantias na entrega das mensagens, com uma taxa de entrega de mensagens semelhante ou superior às demais abordagens avaliadas. |
id |
UFBA-2_88f4eff5ff2e12b2d6be8cd6ff36dc5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/38760 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-12-21T14:02:39Z2023-12-21T14:02:39Z2023-09-15https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38760As redes veiculares ad hoc} (VANETs, Vehicular Ad hoc Networks) constituem um tipo específico de redes móveis cujos nós são veículos capazes de enviar e receber mensagens diretamente entre si usando enlaces de comunicação sem fio. Essas redes oportunizam a criação de diversas aplicações distribuídas sem a dependência de uma infraestrutura específica para a comunicação entre os veículos. Em ambientes urbanos e rodovias, as VANETs têm sido vistas como uma oportunidade na construção de Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS, Intelligent Transportation Systems), voltados não apenas para a melhoria da fluidez, segurança e bem-estar no trânsito, mas também na redução da emissão de poluentes. Todavia, muitas aplicações distribuídas para ITS requerem que grupos de veículos coordenem suas ações de forma consistente, confiável e com restrições temporais. Contudo, em VANETs constituídas em ambientes urbanos e rodovias, os veículos trafegam por vias que demarcam um padrão de mobilidade e que apresentam uma estrutura de comunicação altamente dinâmica. Portanto, as VANETs são propensas a mudanças constantes em sua topologia, desconexões frequentes na comunicação entre veículos e perdas de mensagens nos meios de comunicações. Por isso, atender aos requisitos de coordenação veicular em aplicações distribuídas de ITS baseado em VANETs é um desafio. Nesse contexto, este trabalho propõe o Protocolo para Comunicação Veicular Confiável Baseado em Blocos Causais (VCBP, Vehicular Causal Block Protocol) para dar suporte aos requisitos de coordenação veicular em aplicações distribuídas de ITS baseados em VANETs. O protocolo de comunicação em grupo proposto oferece facilidade na difusão de mensagens com garantias de entrega confiável, com restrições temporais e ordenação causal e total das mensagens. O VCBP foi implementado e avaliado em um ambiente de simulação de redes veiculares e o seu desempenho foi comparado com outros protocolos disponíveis na literatura. Os resultados mostram que o $VCBP$ oferece mais garantias na entrega das mensagens, com uma taxa de entrega de mensagens semelhante ou superior às demais abordagens avaliadas.Vehicular Ad hoc Networks (VANETs) constitute a specific type of mobile ad hoc network in which nodes are vehicles capable of sending and receiving messages directly between each other using wireless communication links, enabling the creation of several distributed applications without the dependence on a specific infrastructure for vehicle communication. In urban and highway environments, VANETs have been seen as an opportunity in the development of Intelligent Transportation Systems (ITS), aiming not only to improve traffic flow, security, and well-being but also to reduce pollutant emissions. However, many distributed applications for ITS require groups of vehicles to coordinate their actions consistently, reliably, and with temporal constraints. Nevertheless, in VANETs formed in urban and highway environments, vehicles travel along pathways exhibiting a mobility pattern and highly dynamic communication structure. Therefore, network topology changes, communication link disconnections, and message losses are frequent in a VANET. Hence, meeting the requirements for vehicle coordination in distributed ITS applications based on VANETs represents a challenge. In this context, this work proposes the Vehicular Causal Block Protocol (VCBP) to support the vehicle coordination requirements in distributed ITS applications based on VANETs. The proposed group communication protocol offers the facility of message multicast with guarantees of reliable delivery, temporal constraints, and causal and total ordering of messages. VCBP has been implemented and evaluated in a vehicular network simulation environment, and its performance has been compared with other protocols available in the literature. The results show that VCBP can provide enhanced message delivery guarantees with a message delivery rate similar to or better than other evaluated approaches.Submitted by Alirio Sá (aliriosa@ufba.br) on 2023-12-20T12:36:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) defesa168-marcela-alves-202311-dissertacao.pdf: 3063433 bytes, checksum: 7d5ca6e38a5ac4517342ab45790432a2 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Engenharia Processamento Técnico (biengproc@ufba.br) on 2023-12-21T14:02:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 defesa168-marcela-alves-202311-dissertacao.pdf: 3063433 bytes, checksum: 7d5ca6e38a5ac4517342ab45790432a2 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-21T14:02:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 defesa168-marcela-alves-202311-dissertacao.pdf: 3063433 bytes, checksum: 7d5ca6e38a5ac4517342ab45790432a2 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Previous issue date: 2023-09-15CNPqFapesbporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Mecatrônica da UFBA (PPGM) UFBABrasilInstituto de Computação - ICCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessGroup communication protocolVehicular ad hoc networksDistributed systemsCNPQ::OUTROS::ENGENHARIA MECATRONICACNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAOProtocolo de comunicação em grupoRedes veiculares ad hocSistemas distribuídosProtocolo de comunicação em grupo confiável e de tempo real para aplicações de coordenação veicular sobre redes veiculares ad hocReliable and real-time group communication protocol for vehicular coordination on vehicular ad hoc networksMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSá, Alirio Santos dehttps://orcid.org/0000-0002-4721-6082http://lattes.cnpq.br/8529510757160217Sá, Alirio Santos dehttps://orcid.org/0000-0002-4721-6082http://lattes.cnpq.br/8529510757160217Macêdo, Raimundo José de Araújohttps://orcid.org/0000-0002-7672-2208http://lattes.cnpq.br/9840346055970503Cordeiro, Weverton Luis da Costahttps://orcid.org/0000-0001-7536-0586http://lattes.cnpq.br/0458322041606755http://lattes.cnpq.br/2087488233839902Pereira, Marcela Alvesreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTdefesa168-marcela-alves-202311-dissertacao.pdf.txtdefesa168-marcela-alves-202311-dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain183360https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38760/4/defesa168-marcela-alves-202311-dissertacao.pdf.txtf270de842e7c0f422389117392bf8d1dMD54ORIGINALdefesa168-marcela-alves-202311-dissertacao.pdfdefesa168-marcela-alves-202311-dissertacao.pdfapplication/pdf3063433https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38760/1/defesa168-marcela-alves-202311-dissertacao.pdf7d5ca6e38a5ac4517342ab45790432a2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38760/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38760/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/387602023-12-23 22:07:02.677oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-12-24T01:07:02Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Protocolo de comunicação em grupo confiável e de tempo real para aplicações de coordenação veicular sobre redes veiculares ad hoc |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Reliable and real-time group communication protocol for vehicular coordination on vehicular ad hoc networks |
title |
Protocolo de comunicação em grupo confiável e de tempo real para aplicações de coordenação veicular sobre redes veiculares ad hoc |
spellingShingle |
Protocolo de comunicação em grupo confiável e de tempo real para aplicações de coordenação veicular sobre redes veiculares ad hoc Pereira, Marcela Alves CNPQ::OUTROS::ENGENHARIA MECATRONICA CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAO Protocolo de comunicação em grupo Redes veiculares ad hoc Sistemas distribuídos Group communication protocol Vehicular ad hoc networks Distributed systems |
title_short |
Protocolo de comunicação em grupo confiável e de tempo real para aplicações de coordenação veicular sobre redes veiculares ad hoc |
title_full |
Protocolo de comunicação em grupo confiável e de tempo real para aplicações de coordenação veicular sobre redes veiculares ad hoc |
title_fullStr |
Protocolo de comunicação em grupo confiável e de tempo real para aplicações de coordenação veicular sobre redes veiculares ad hoc |
title_full_unstemmed |
Protocolo de comunicação em grupo confiável e de tempo real para aplicações de coordenação veicular sobre redes veiculares ad hoc |
title_sort |
Protocolo de comunicação em grupo confiável e de tempo real para aplicações de coordenação veicular sobre redes veiculares ad hoc |
author |
Pereira, Marcela Alves |
author_facet |
Pereira, Marcela Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sá, Alirio Santos de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4721-6082 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8529510757160217 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sá, Alirio Santos de |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4721-6082 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8529510757160217 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Macêdo, Raimundo José de Araújo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-7672-2208 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9840346055970503 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Cordeiro, Weverton Luis da Costa |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7536-0586 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0458322041606755 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2087488233839902 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marcela Alves |
contributor_str_mv |
Sá, Alirio Santos de Sá, Alirio Santos de Macêdo, Raimundo José de Araújo Cordeiro, Weverton Luis da Costa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::ENGENHARIA MECATRONICA CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAO |
topic |
CNPQ::OUTROS::ENGENHARIA MECATRONICA CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAO Protocolo de comunicação em grupo Redes veiculares ad hoc Sistemas distribuídos Group communication protocol Vehicular ad hoc networks Distributed systems |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Protocolo de comunicação em grupo Redes veiculares ad hoc Sistemas distribuídos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Group communication protocol Vehicular ad hoc networks Distributed systems |
description |
As redes veiculares ad hoc} (VANETs, Vehicular Ad hoc Networks) constituem um tipo específico de redes móveis cujos nós são veículos capazes de enviar e receber mensagens diretamente entre si usando enlaces de comunicação sem fio. Essas redes oportunizam a criação de diversas aplicações distribuídas sem a dependência de uma infraestrutura específica para a comunicação entre os veículos. Em ambientes urbanos e rodovias, as VANETs têm sido vistas como uma oportunidade na construção de Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS, Intelligent Transportation Systems), voltados não apenas para a melhoria da fluidez, segurança e bem-estar no trânsito, mas também na redução da emissão de poluentes. Todavia, muitas aplicações distribuídas para ITS requerem que grupos de veículos coordenem suas ações de forma consistente, confiável e com restrições temporais. Contudo, em VANETs constituídas em ambientes urbanos e rodovias, os veículos trafegam por vias que demarcam um padrão de mobilidade e que apresentam uma estrutura de comunicação altamente dinâmica. Portanto, as VANETs são propensas a mudanças constantes em sua topologia, desconexões frequentes na comunicação entre veículos e perdas de mensagens nos meios de comunicações. Por isso, atender aos requisitos de coordenação veicular em aplicações distribuídas de ITS baseado em VANETs é um desafio. Nesse contexto, este trabalho propõe o Protocolo para Comunicação Veicular Confiável Baseado em Blocos Causais (VCBP, Vehicular Causal Block Protocol) para dar suporte aos requisitos de coordenação veicular em aplicações distribuídas de ITS baseados em VANETs. O protocolo de comunicação em grupo proposto oferece facilidade na difusão de mensagens com garantias de entrega confiável, com restrições temporais e ordenação causal e total das mensagens. O VCBP foi implementado e avaliado em um ambiente de simulação de redes veiculares e o seu desempenho foi comparado com outros protocolos disponíveis na literatura. Os resultados mostram que o $VCBP$ oferece mais garantias na entrega das mensagens, com uma taxa de entrega de mensagens semelhante ou superior às demais abordagens avaliadas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-21T14:02:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-21T14:02:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Acadêmico info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38760 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica da UFBA (PPGM) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Computação - IC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38760/4/defesa168-marcela-alves-202311-dissertacao.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38760/1/defesa168-marcela-alves-202311-dissertacao.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38760/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38760/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f270de842e7c0f422389117392bf8d1d 7d5ca6e38a5ac4517342ab45790432a2 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459687757086720 |