Entre aldeamentos, vilas e engenhos: etnogêneses e reconfigurações sociais indígenas no Recôncavo da Bahia (1580-1640)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jamille Macêdo Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36938
Resumo: A tese que ora apresentamos se propõe dar visibilidade a presença indígena na formação histórica do Recôncavo da Bahia para além dos primeiros momentos da colonização, tendo como chave interpretativa ou fio condutor as experiências e processos históricos vivenciados pelos grupos indígenas na reconstrução de seus mundos. Através das fontes inquisitorias, missionárias e administrativas lançamos nosso olhar para além dos domínios de Jaguaripe e damos lugar as outras Santidades – no sertão do Orobó, em Paripe, em Sergipe do Conde, em Matoim e até em Cachoeira – e seguimos as pistas da sua permanência e remanejamento no século XVII. Seguindo vestígios deixadas na documentação inquisitorial e nas trilhas da Nova História Indígena podemos pensar a Santidade não apenas como movimento ou evento de rebeldia, compreendemos a como uma experiência histórica para a reconstrução de seus mundos e reinvenção de suas liberdades. A investigação de fontes inquisitoriais e o levantamento de novas fontes, nos possibilitou reavaliar as dimensões do projeto de anticatequese empreendido pelas Santidades indígenas, bem como os próprios limites da empreitada jesuítica de catequização e conversão dos gentios. A partir da ação política indígena que atrelada ao religioso desafiou os fundamentos da colonização cristã lançamos um novo olhar sobre a religião tupinambá sua propagação e adesão na Bahia quinhentista e seiscentista.
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Através das fontes inquisitorias, missionárias e administrativas lançamos nosso olhar para além dos domínios de Jaguaripe e damos lugar as outras Santidades – no sertão do Orobó, em Paripe, em Sergipe do Conde, em Matoim e até em Cachoeira – e seguimos as pistas da sua permanência e remanejamento no século XVII. Seguindo vestígios deixadas na documentação inquisitorial e nas trilhas da Nova História Indígena podemos pensar a Santidade não apenas como movimento ou evento de rebeldia, compreendemos a como uma experiência histórica para a reconstrução de seus mundos e reinvenção de suas liberdades. A investigação de fontes inquisitoriais e o levantamento de novas fontes, nos possibilitou reavaliar as dimensões do projeto de anticatequese empreendido pelas Santidades indígenas, bem como os próprios limites da empreitada jesuítica de catequização e conversão dos gentios. A partir da ação política indígena que atrelada ao religioso desafiou os fundamentos da colonização cristã lançamos um novo olhar sobre a religião tupinambá sua propagação e adesão na Bahia quinhentista e seiscentista.The thesis we present here intends to give visibility to the indigenous presence in the historical formation of the Recôncavo da Bahia beyond the first moments of colonization, having as an interpretative key or guiding line the experiences and historical processes experienced by indigenous groups in the reconstruction of their worlds. Through the inquisitorial, missionary and administrative sources, we look beyond the domains of Jaguaripe and give place to the other sanctities – in the Orobó hinterland, in Paripe, in Sergipe do Conde, in Matoim and even in Cachoeira – and follow the tracks of their permanence and relocation in the 17th century. Following traces left in the inquisitorial documentation and in the trails of the New Indigenous History, we can think of Holiness not only as a movement or event of rebellion, we understand it as a historical experience for the reconstruction of their worlds and reinvention of their freedoms. The investigation of inquisitorial sources and the survey of new sources allowed us to reassess the dimensions of the anti-catechesis project undertaken by the indigenous sanctities, as well as the very limits of the Jesuit enterprise of catechizing and converting the Gentiles. From the indigenous political action that linked to the religious challenged the foundations of Christian colonization, we launched a new look at the Tupinambá religion, its propagation and adherence in 16th and 17th century Bahia.Submitted by PPGH null (poshisto@ufba.br) on 2023-04-27T05:40:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Tese Jamille M..pdf: 9754005 bytes, checksum: 7b38911c4e75aecbb3a5c5bbf3b9b0b0 (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-04-27T12:26:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Tese Jamille M..pdf: 9754005 bytes, checksum: 7b38911c4e75aecbb3a5c5bbf3b9b0b0 (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-27T12:26:16Z (GMT). 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