Propriedades psicométricas do CD-Quest-R9 em uma amostra de estudantes universitários do Brasil
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36561 |
Resumo: | Introdução: O Questionário de Distorções Cognitivas (CD-Quest) é um instrumento que identifica erros lógicos - ou distorções cognitivas -, disponível apenas para adultos e é utilizado em Terapia Cognitiva Processual. Objetivo: Validar uma versão reduzida do referido questionário junto a estudantes de graduação, designada o CD-Quest-R9, e testar suas propriedades psicométricas. Método: A investigação foi desenvolvida mediante a participação de 1.124 estudantes universitários. Após avaliação da validade de conteúdo e da análise dos dados, o instrumento foi reduzido para 9 itens, dos 15 iniciais. Um psicometrista analisou o conteúdo e a estrutura dos itens. Por fim, para investigar a validade de construto do CD-Quest- R9, o instrumento foi comparado à versão original da escala completa, que mede a frequência das distorções e a magnitude atribuída a elas, e a duas escalas: DASS-21 e WHO-5. Resultados: A consistência interna global do CD-Quest-R9 foi α = 0,70, enquanto para a subescala de frequência foi α = 0,93 e para a subescala de intensidade, α = 0,93. Os resultados da análise fatorial exploratória e da validade concorrente indicaram que os itens do CD-Quest- R9 apresentam boas propriedades psicométricas e geraram escores de forma confiável. Conclusão: As propriedades psicométricas do CD-Quest-R9 demonstraram sua adequação e consistência para mensurar as distorções cognitivas, em uma população de estudantes universitários. |
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2023-01-27T09:25:54Z2023-01-27T09:25:54Z2022-11-28https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36561Introdução: O Questionário de Distorções Cognitivas (CD-Quest) é um instrumento que identifica erros lógicos - ou distorções cognitivas -, disponível apenas para adultos e é utilizado em Terapia Cognitiva Processual. Objetivo: Validar uma versão reduzida do referido questionário junto a estudantes de graduação, designada o CD-Quest-R9, e testar suas propriedades psicométricas. Método: A investigação foi desenvolvida mediante a participação de 1.124 estudantes universitários. Após avaliação da validade de conteúdo e da análise dos dados, o instrumento foi reduzido para 9 itens, dos 15 iniciais. Um psicometrista analisou o conteúdo e a estrutura dos itens. Por fim, para investigar a validade de construto do CD-Quest- R9, o instrumento foi comparado à versão original da escala completa, que mede a frequência das distorções e a magnitude atribuída a elas, e a duas escalas: DASS-21 e WHO-5. Resultados: A consistência interna global do CD-Quest-R9 foi α = 0,70, enquanto para a subescala de frequência foi α = 0,93 e para a subescala de intensidade, α = 0,93. Os resultados da análise fatorial exploratória e da validade concorrente indicaram que os itens do CD-Quest- R9 apresentam boas propriedades psicométricas e geraram escores de forma confiável. Conclusão: As propriedades psicométricas do CD-Quest-R9 demonstraram sua adequação e consistência para mensurar as distorções cognitivas, em uma população de estudantes universitários.Introduction: Cognitive Distortions Questionnaire (CD-Quest) is an instrument that identifies logical errors or cognitive distortions. It is available only to adults and is used in Trial-Based Cognitive Therapy (TBCT). Objective: To validate a reduced version of CD-Quest in undergraduate students - the CD-Quest-R9 - and to test its psychometric properties. Method: Investigation was carried out with the participation of 1,124 university students. After evaluating content validity and analyzing the data, instrument was reduced to 9 items out of the initial 15. A psychometrist analyzed content and structure of the items. Finally, in order to investigate construct validity of CD-Quest-R9, instrument was compared to the original version of the complete scale, which measures frequency of distortions and magnitude that is attributed to them, and also it was compared to two scales: DASS-21 and WHO-5. Results: Overall internal consistency of CD-Quest-R9 was α = 0.70, while for frequency subscale it was α = 0.93 and for intensity subscale, α = 0.93. The results of exploratory factor analysis and concurrent validity indicated that items of CD-Quest-R9 present good psychometric properties and generated reliable scores. Conclusion: Psychometric properties of CD-Quest-R9 demonstrate its adequacy to measure cognitive distortions consistently in a population of university students.Submitted by Stefanio Tourinho (stefanio.tourinho@hotmail.com) on 2023-01-14T11:40:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) STEFANIO EMANOEL SANTOS TOURINHO - REPOSITÓRIO.docx.pdf: 1477356 bytes, checksum: 9188230f2c44f838ee911f4b6e255123 (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2023-01-27T09:25:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 STEFANIO EMANOEL SANTOS TOURINHO - REPOSITÓRIO.docx.pdf: 1477356 bytes, checksum: 9188230f2c44f838ee911f4b6e255123 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-27T09:25:54Z (GMT). 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