Gira de escravos: a música dos exus e pombagiras no Centro Umbandista Rei de Bizarra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Mackely Ribeiro
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9123
Resumo: Os Exus e as Pombagiras são as entidades mais controversas da Umbanda. Devido a esta natureza, a presença destes espíritos nos centros umbandistas é, em geral, restrita ou muitas vezes até evitada. No Centro Umbandista Rei de Bizara estas entidades ocupam um papel de destaque tanto no espaço sagrado quanto na execução de determinadas atividades. Este centro umbandista realiza mensalmente uma cerimônia em homenagem aos Exus e Pombagiras denominada Gira de Escravos, e nela constatamos a existência de um repertório musical específico que merece ser melhor entendido. Com o objetivo de compreender a música dos Exus e Pombagiras e a importância destas entidades dentro da prática umbandista deste centro, após a Introdução (Capítulo 1), o Capítulo 2 contextualiza o surgimento da Umbanda no Brasil, mostrando a sua trajetória marcada pela busca de uma institucionalização e legitimação diante da sociedade e do Estado brasileiro, apresentando uma visão geral da prática umbandista e das entidades cultuadas através da revisão da literatura. O Capítulo 3 se concentra no Centro Umbandista Rei de bizara, abordando a sua história, estrutura social, hierarquia e o lugar ocupado pelos Exus e Pombagiras, assim como a importância dos instrumentos musicais e seus executantes. O Capítulo 4 faz uma descrição minuciosa da Gira de Escravos. Apresenta a transcrição dos toques que acompanham os pontos cantados. Propõe uma classificação das cantigas levando em conta a visão êmica e sugere possíveis interpretações das estruturas melódicas, dos textos e da forma de cantar. As conclusões até aqui obtidas são apresentadas no Capítulo 5. As transcrições musicais e as ilustrações fotográficas, obtidas em seu contexto original, constam do corpo desta dissertação à proporção que se tornam necessárias para exemplificar os problemas abordados.
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Com o objetivo de compreender a música dos Exus e Pombagiras e a importância destas entidades dentro da prática umbandista deste centro, após a Introdução (Capítulo 1), o Capítulo 2 contextualiza o surgimento da Umbanda no Brasil, mostrando a sua trajetória marcada pela busca de uma institucionalização e legitimação diante da sociedade e do Estado brasileiro, apresentando uma visão geral da prática umbandista e das entidades cultuadas através da revisão da literatura. O Capítulo 3 se concentra no Centro Umbandista Rei de bizara, abordando a sua história, estrutura social, hierarquia e o lugar ocupado pelos Exus e Pombagiras, assim como a importância dos instrumentos musicais e seus executantes. O Capítulo 4 faz uma descrição minuciosa da Gira de Escravos. Apresenta a transcrição dos toques que acompanham os pontos cantados. Propõe uma classificação das cantigas levando em conta a visão êmica e sugere possíveis interpretações das estruturas melódicas, dos textos e da forma de cantar. 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