Gestão de qualidade: análise do grau de implantação em uma UTI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13089 |
Resumo: | Este estudo objetivou analisar o grau de implantação da gestão de qualidade desenvolvida na UTI Geral I de um hospital filantrópico de alta complexidade, considerando o contexto e as estratégias, métodos e instrumentos utilizados. O estudo foi realizado em três fases: primeiramente elaborou-se o Modelo Lógico (ML) da gestão de qualidade desenvolvida na referida UTI; em seguida, foi elaborada a matriz de análise que permitiu estimar seu grau de implantação a partir de critérios definidos no ML. Na última fase, para compreender o contexto em que se deu a implantação da gestão da qualidade e os principais métodos utilizados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com informantes-chave, análise documental e observação direta. Essas entrevistas foram analisadas mediante a técnica de análise de conteúdo da forma proposta por Bardin (1977). A classificação da UTI Geral I foi de grau pleno de implantação, com 88,8% de adequação aos indicadores descritos no ML. A análise das entrevistas permitiu concluir que a direção do hospital definiu a gestão de qualidade bem-sucedida como meta institucional, sendo que, para sua implantação, foi decisivo o apoio da alta administração e a escolha pela metodologia de acreditação. |
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Pimentel, Luciana ReisPimentel, Luciana ReisBatista, Paulo Benigno Pena2013-10-02T19:33:49Z2013-10-02T19:33:49Z2013http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13089Este estudo objetivou analisar o grau de implantação da gestão de qualidade desenvolvida na UTI Geral I de um hospital filantrópico de alta complexidade, considerando o contexto e as estratégias, métodos e instrumentos utilizados. O estudo foi realizado em três fases: primeiramente elaborou-se o Modelo Lógico (ML) da gestão de qualidade desenvolvida na referida UTI; em seguida, foi elaborada a matriz de análise que permitiu estimar seu grau de implantação a partir de critérios definidos no ML. Na última fase, para compreender o contexto em que se deu a implantação da gestão da qualidade e os principais métodos utilizados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com informantes-chave, análise documental e observação direta. Essas entrevistas foram analisadas mediante a técnica de análise de conteúdo da forma proposta por Bardin (1977). A classificação da UTI Geral I foi de grau pleno de implantação, com 88,8% de adequação aos indicadores descritos no ML. A análise das entrevistas permitiu concluir que a direção do hospital definiu a gestão de qualidade bem-sucedida como meta institucional, sendo que, para sua implantação, foi decisivo o apoio da alta administração e a escolha pela metodologia de acreditação.Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2013-10-02T19:18:46Z No. of bitstreams: 1 Diss. MP Luciana Pimentel Final. 2013.pdf: 1924251 bytes, checksum: 246448230682abc45da65ba9925918ea (MD5)Approved for entry into archive by Maria Creuza Silva(mariakreuza@yahoo.com.br) on 2013-10-02T19:33:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Diss. MP Luciana Pimentel Final. 2013.pdf: 1924251 bytes, checksum: 246448230682abc45da65ba9925918ea (MD5)Made available in DSpace on 2013-10-02T19:33:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Diss. MP Luciana Pimentel Final. 2013.pdf: 1924251 bytes, checksum: 246448230682abc45da65ba9925918ea (MD5) Previous issue date: 2013SalvadorDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva, como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Saúde Coletiva.Gestão de QualidadeUnidade de Terapia IntensivaAcreditaçãoQuality ManagementIntensive Care UnitAccreditationGestão de qualidade: análise do grau de implantação em uma UTIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1365https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/13089/2/license.txt5371a150bdc863f78dcf39281543bd86MD52ORIGINALDiss. MP Luciana Pimentel Final. 2013.pdfDiss. 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Este estudo objetivou analisar o grau de implantação da gestão de qualidade desenvolvida na UTI Geral I de um hospital filantrópico de alta complexidade, considerando o contexto e as estratégias, métodos e instrumentos utilizados. O estudo foi realizado em três fases: primeiramente elaborou-se o Modelo Lógico (ML) da gestão de qualidade desenvolvida na referida UTI; em seguida, foi elaborada a matriz de análise que permitiu estimar seu grau de implantação a partir de critérios definidos no ML. Na última fase, para compreender o contexto em que se deu a implantação da gestão da qualidade e os principais métodos utilizados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com informantes-chave, análise documental e observação direta. Essas entrevistas foram analisadas mediante a técnica de análise de conteúdo da forma proposta por Bardin (1977). A classificação da UTI Geral I foi de grau pleno de implantação, com 88,8% de adequação aos indicadores descritos no ML. A análise das entrevistas permitiu concluir que a direção do hospital definiu a gestão de qualidade bem-sucedida como meta institucional, sendo que, para sua implantação, foi decisivo o apoio da alta administração e a escolha pela metodologia de acreditação. |
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