Memória, identidade e fé na capela de Brasília: análise das relações de poder no restauro da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31877 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo discutir as relações estabelecidas entre a comunidade de Brasília e o patrimônio cultural, considerando a polêmica que se seguiu à restauração da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, conduzida pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Distrito Federal - Iphan/DF, quando foi inserida a pintura de um artista local - Francisco Galeno, onde antes havia uma pintura do artista Alfredo Volpi, que teria sido irrecuperavelmente destruída na década de 60. A metodologia para levantamento do problema se deu por meio de entrevistas com a comunidade que habita, trabalha, frequenta e administra o templo, em matérias publicadas na imprensa local e nacional, em levantamento bibliográfico sobre a cidade e no estudo de documentação referente à restauração realizada no templo, buscando entender o processo que envolveu a restauração e como se deu a relação entre o Iphan com a comunidade. A partir da contextualização histórica e artística da cidade, discorre sobre seu valor como Patrimônio Cultural da Humanidade e problematiza algumas questões relacionadas à sua preservação. A matéria do patrimônio tem como base a fundamentação dos monumentos e suas representações sociais e simbólicas ativadas pela memória, pela afetividade e pela identidade de grupos. Nesse contexto, busca entender como se processam as relações desenvolvidas entre a comunidade e a Igrejinha, tendo esta como espaço simbólico, carregado de valores e significados. Considera-se, dessa forma, a possibilidade de contribuir para o favorecimento e formalização de propostas de ações afirmativas em favor da cidade e de seus habitantes. |
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Perpetuo, Meiriluce SantosCosta, Heloísa Helena Fernandes Gonçalves daArgolo, José DirsonCerávolo, Suely Moraes2020-04-28T16:44:19Z2020-04-28T16:44:19Z2020-04-282018-11-06Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31877O trabalho tem como objetivo discutir as relações estabelecidas entre a comunidade de Brasília e o patrimônio cultural, considerando a polêmica que se seguiu à restauração da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, conduzida pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Distrito Federal - Iphan/DF, quando foi inserida a pintura de um artista local - Francisco Galeno, onde antes havia uma pintura do artista Alfredo Volpi, que teria sido irrecuperavelmente destruída na década de 60. A metodologia para levantamento do problema se deu por meio de entrevistas com a comunidade que habita, trabalha, frequenta e administra o templo, em matérias publicadas na imprensa local e nacional, em levantamento bibliográfico sobre a cidade e no estudo de documentação referente à restauração realizada no templo, buscando entender o processo que envolveu a restauração e como se deu a relação entre o Iphan com a comunidade. A partir da contextualização histórica e artística da cidade, discorre sobre seu valor como Patrimônio Cultural da Humanidade e problematiza algumas questões relacionadas à sua preservação. A matéria do patrimônio tem como base a fundamentação dos monumentos e suas representações sociais e simbólicas ativadas pela memória, pela afetividade e pela identidade de grupos. Nesse contexto, busca entender como se processam as relações desenvolvidas entre a comunidade e a Igrejinha, tendo esta como espaço simbólico, carregado de valores e significados. Considera-se, dessa forma, a possibilidade de contribuir para o favorecimento e formalização de propostas de ações afirmativas em favor da cidade e de seus habitantes.This work aims to discuss the relations established between the community of Brasilia and its cultural heritage, considering the controversy that followed the restoration of the Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, conducted by the National Institute of Historical and Artistic Heritage of the Federal District - Iphan / DF, when the painting of a local artist – Francisco Galeno was placed over what was before a painting by the artist Alfredo Volpi, that allegedly was irretrievably destroyed in the 1960s. The methodology for surveying the problem was through interviews with the community that works, attends, administers, and lives around the temple, through articles published in the local and national press, through a bibliographical survey about the city, and through the study of documentation related to the restoration of the temple, seeking to understand the process that involved the restoration and how the relationship between Iphan and the community was developed. From the historical and artistic contextualization of the city, it discusses its value as a Cultural Heritage of Humanity and problematizes some issues related to its preservation. The heritage material is based on the foundation of monuments and their social and symbolic representations activated by memory, affectivity and the identity of groups. In this context, this work seeks to understand how the relationships developed between the community and the church are processed, being mindful that the monument is a symbolic space, loaded with values and meanings. It is considered, therefore, the possibility of contributing to the favoring and formalization of affirmative action proposals in favor of the city and its inhabitants.Submitted by Programa de Pós-Graduação em Museologia (ppgmuseu@ufba.br) on 2020-03-13T14:22:24Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MESTRADO MEIRILUCE SANTOS.pdf: 5525193 bytes, checksum: 768b13b2c94d43dd89a2c3430aa0a7a8 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Portela (anapoli@ufba.br) on 2020-04-28T16:44:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MESTRADO MEIRILUCE SANTOS.pdf: 5525193 bytes, checksum: 768b13b2c94d43dd89a2c3430aa0a7a8 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-28T16:44:19Z (GMT). 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