O método da pesquisa-ação adaptada aplicada à articulação entre o artesanato tradicional e o mercado urbano: uma contribuição para o design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Marcelo Geraldo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15103
Resumo: Este trabalho tem como tema a relação entre Design e artesanato desenvolvida através de aplicação e teste de um método de pesquisa aqui denominado de Pesquisa-ação Adaptada, que promoveu a aproximação entre o artesanato produzido por uma comunidade tradicional rural, a Comunidade Quilombola de Giral Grande, e o mercado urbano, representado pelo Hotel Villa Bahia, na cidade de Salvador. O problema que orientou a pesquisa procurou investigar as ações mais adequadas para promover o acesso de produtos artesanais ao mercado urbano preservando as características identitárias da comunidade produtora. A hipótese testada sugeriu que o referido acesso dependeria da aplicação de um método específico de pesquisa capaz de promover a intermediação entre os dois universos e a adequação dos produtos artesanais gerados pela comunidade às exigências do mercado urbano, sem prejuízo de suas características identitárias. A tese defendida foi a de que a aplicação de um método de pesquisa e intervenção em uma comunidade tradicional rural permitiria a organização de formas de acesso de componentes do seu repertório cultural ao mercado urbano, preservando as características identitárias de origem. Seu objetivo geral propôs a aplicação de um método de pesquisa e intervenção capaz de promover o acesso de produtos artesanais oriundos dessas comunidades ao mercado urbano, mediante a intermediação entre esses dois universos e a adequação dos referidos produtos aos requisitos estabelecidos por aquele mercado, preservando as características identitárias do produto da comunidade de origem. O método proposto foi denominado de Pesquisa-ação Adaptada que, tomando como base o método de pesquisa-ação proposto por Thiollent, inseriu e adaptou neste método, de forma interdisciplinar, ferramentas dos métodos da pesquisa etnográfica, da observação participante, do estudo de caso e de metodologias em design. A Pesquisa-ação Adaptada, aplicada na comunidade Quilombola de Giral Grande, permitiu sua intermediação com o mercado urbano e a adequação de um produto do seu artesanato aos requisitos estabelecidos pelo referido estabelecimento hoteleiro. A aplicação do método proposto alcançou como resultados a geração de uma identidade visual aplicada nos produtos artesanais elaborados pela comunidade e a produção de protótipos de peças artesanais requeridas pelo estabelecimento hoteleiro. Estas peças expressaram a preservação da identidade cultural da comunidade de origem resultando na sua aceitação tanto na própria comunidade quanto no mercado urbano.
id UFBA-2_8ac09609b61a8e6f4180d49ad0e045f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/15103
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Teixeira, Marcelo GeraldoKiperstok, AsherCésar, Sandro FábioPereira, Lia KruckenDíaz Merino, Eugenio AndrésSantos, Aguinaldo dosSerra, Ordep José Trindade2014-07-03T14:42:19Z2014-07-03T14:42:19Z2014-07-032012-12-01http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15103Este trabalho tem como tema a relação entre Design e artesanato desenvolvida através de aplicação e teste de um método de pesquisa aqui denominado de Pesquisa-ação Adaptada, que promoveu a aproximação entre o artesanato produzido por uma comunidade tradicional rural, a Comunidade Quilombola de Giral Grande, e o mercado urbano, representado pelo Hotel Villa Bahia, na cidade de Salvador. O problema que orientou a pesquisa procurou investigar as ações mais adequadas para promover o acesso de produtos artesanais ao mercado urbano preservando as características identitárias da comunidade produtora. A hipótese testada sugeriu que o referido acesso dependeria da aplicação de um método específico de pesquisa capaz de promover a intermediação entre os dois universos e a adequação dos produtos artesanais gerados pela comunidade às exigências do mercado urbano, sem prejuízo de suas características identitárias. A tese defendida foi a de que a aplicação de um método de pesquisa e intervenção em uma comunidade tradicional rural permitiria a organização de formas de acesso de componentes do seu repertório cultural ao mercado urbano, preservando as características identitárias de origem. Seu objetivo geral propôs a aplicação de um método de pesquisa e intervenção capaz de promover o acesso de produtos artesanais oriundos dessas comunidades ao mercado urbano, mediante a intermediação entre esses dois universos e a adequação dos referidos produtos aos requisitos estabelecidos por aquele mercado, preservando as características identitárias do produto da comunidade de origem. O método proposto foi denominado de Pesquisa-ação Adaptada que, tomando como base o método de pesquisa-ação proposto por Thiollent, inseriu e adaptou neste método, de forma interdisciplinar, ferramentas dos métodos da pesquisa etnográfica, da observação participante, do estudo de caso e de metodologias em design. A Pesquisa-ação Adaptada, aplicada na comunidade Quilombola de Giral Grande, permitiu sua intermediação com o mercado urbano e a adequação de um produto do seu artesanato aos requisitos estabelecidos pelo referido estabelecimento hoteleiro. A aplicação do método proposto alcançou como resultados a geração de uma identidade visual aplicada nos produtos artesanais elaborados pela comunidade e a produção de protótipos de peças artesanais requeridas pelo estabelecimento hoteleiro. Estas peças expressaram a preservação da identidade cultural da comunidade de origem resultando na sua aceitação tanto na própria comunidade quanto no mercado urbano.This work has as its theme the relation between design and craftworks developed through application and testing of a research method called here Adapted Action-Research, which promoted the approach between the craftworks produced by a traditional rural community, the Quilombola Community of Giral Grande and the urban market, represented by the Hotel Villa Bahia, in Salvador. The problem that guided the research sought to investigate the most appropriate actions to promote the access of handmade products to the urban market while preserving the identitary characteristics of the producing community. The tested hypothesis suggested that such access would depend on the application of a specific method of research capable of promoting the intermediation between the two universes and the adjustment of handmade products generated by the community to the demands of the urban market, without prejudice to their original identitary characteristics. The argument held was that the application of a research method and the intervention in a traditional rural community would allow the organization of forms of components access of their cultural repertoire to the urban market, preserving the original identitary characteristics. Its general goal has proposed the application of a method of research and intervention capable of promoting the access of handicraft products arising from these communities to the urban market, by the intermediation between these two universes and the adjustment of such products to the requirements set by that market, preserving the identitary characteristics of the product of the original community. The proposed method was called Adapted Action-Research that, based on the method of action-research proposed by Thiollent, inserted and adapted in this method, in an interdisciplinary way, tools ethnographic research methods, of the participant observation, of the case study and of design methodologies. The Adapted Action-Research applied in the Quilombola Community of Giral Grande allowed its intermediation with the urban market and the adjustment of a product of its craftworks to the requirements set by the referred hotel establishment. The application of the proposed method achieved as results the generation of a visual identity applied in handicraft products produced by the community and in the production of prototype of handicrafts pieces required by the hotelier. These pieces expressed the preservation of the cultural identity of the community of origin resulting in its acceptance both in the community and in the urban market.Submitted by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2014-07-03T14:40:29Z No. of bitstreams: 1 TESE impressão.pdf: 8375683 bytes, checksum: dcc14e7733dd0b7f6a02b91df2717c59 (MD5)Approved for entry into archive by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2014-07-03T14:42:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE impressão.pdf: 8375683 bytes, checksum: dcc14e7733dd0b7f6a02b91df2717c59 (MD5)Made available in DSpace on 2014-07-03T14:42:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE impressão.pdf: 8375683 bytes, checksum: dcc14e7733dd0b7f6a02b91df2717c59 (MD5)Pesquisa-açãoArtesanatoDesignO método da pesquisa-ação adaptada aplicada à articulação entre o artesanato tradicional e o mercado urbano: uma contribuição para o designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal da Bahia. Escola PolitécnicaEngenharia IndustrialUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTESE impressão.pdf.txtTESE impressão.pdf.txtExtracted texttext/plain535342https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15103/3/TESE%20impress%c3%a3o.pdf.txtb23c832eb99d18b20ff5504a23f23918MD53ORIGINALTESE impressão.pdfTESE impressão.pdfapplication/pdf8375683https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15103/1/TESE%20impress%c3%a3o.pdfdcc14e7733dd0b7f6a02b91df2717c59MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15103/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52ri/151032021-12-30 10:02:20.338oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322021-12-30T13:02:20Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O método da pesquisa-ação adaptada aplicada à articulação entre o artesanato tradicional e o mercado urbano: uma contribuição para o design
title O método da pesquisa-ação adaptada aplicada à articulação entre o artesanato tradicional e o mercado urbano: uma contribuição para o design
spellingShingle O método da pesquisa-ação adaptada aplicada à articulação entre o artesanato tradicional e o mercado urbano: uma contribuição para o design
Teixeira, Marcelo Geraldo
Pesquisa-ação
Artesanato
Design
title_short O método da pesquisa-ação adaptada aplicada à articulação entre o artesanato tradicional e o mercado urbano: uma contribuição para o design
title_full O método da pesquisa-ação adaptada aplicada à articulação entre o artesanato tradicional e o mercado urbano: uma contribuição para o design
title_fullStr O método da pesquisa-ação adaptada aplicada à articulação entre o artesanato tradicional e o mercado urbano: uma contribuição para o design
title_full_unstemmed O método da pesquisa-ação adaptada aplicada à articulação entre o artesanato tradicional e o mercado urbano: uma contribuição para o design
title_sort O método da pesquisa-ação adaptada aplicada à articulação entre o artesanato tradicional e o mercado urbano: uma contribuição para o design
author Teixeira, Marcelo Geraldo
author_facet Teixeira, Marcelo Geraldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Marcelo Geraldo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kiperstok, Asher
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv César, Sandro Fábio
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira, Lia Krucken
Díaz Merino, Eugenio Andrés
Santos, Aguinaldo dos
Serra, Ordep José Trindade
contributor_str_mv Kiperstok, Asher
César, Sandro Fábio
Pereira, Lia Krucken
Díaz Merino, Eugenio Andrés
Santos, Aguinaldo dos
Serra, Ordep José Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-ação
Artesanato
Design
topic Pesquisa-ação
Artesanato
Design
description Este trabalho tem como tema a relação entre Design e artesanato desenvolvida através de aplicação e teste de um método de pesquisa aqui denominado de Pesquisa-ação Adaptada, que promoveu a aproximação entre o artesanato produzido por uma comunidade tradicional rural, a Comunidade Quilombola de Giral Grande, e o mercado urbano, representado pelo Hotel Villa Bahia, na cidade de Salvador. O problema que orientou a pesquisa procurou investigar as ações mais adequadas para promover o acesso de produtos artesanais ao mercado urbano preservando as características identitárias da comunidade produtora. A hipótese testada sugeriu que o referido acesso dependeria da aplicação de um método específico de pesquisa capaz de promover a intermediação entre os dois universos e a adequação dos produtos artesanais gerados pela comunidade às exigências do mercado urbano, sem prejuízo de suas características identitárias. A tese defendida foi a de que a aplicação de um método de pesquisa e intervenção em uma comunidade tradicional rural permitiria a organização de formas de acesso de componentes do seu repertório cultural ao mercado urbano, preservando as características identitárias de origem. Seu objetivo geral propôs a aplicação de um método de pesquisa e intervenção capaz de promover o acesso de produtos artesanais oriundos dessas comunidades ao mercado urbano, mediante a intermediação entre esses dois universos e a adequação dos referidos produtos aos requisitos estabelecidos por aquele mercado, preservando as características identitárias do produto da comunidade de origem. O método proposto foi denominado de Pesquisa-ação Adaptada que, tomando como base o método de pesquisa-ação proposto por Thiollent, inseriu e adaptou neste método, de forma interdisciplinar, ferramentas dos métodos da pesquisa etnográfica, da observação participante, do estudo de caso e de metodologias em design. A Pesquisa-ação Adaptada, aplicada na comunidade Quilombola de Giral Grande, permitiu sua intermediação com o mercado urbano e a adequação de um produto do seu artesanato aos requisitos estabelecidos pelo referido estabelecimento hoteleiro. A aplicação do método proposto alcançou como resultados a geração de uma identidade visual aplicada nos produtos artesanais elaborados pela comunidade e a produção de protótipos de peças artesanais requeridas pelo estabelecimento hoteleiro. Estas peças expressaram a preservação da identidade cultural da comunidade de origem resultando na sua aceitação tanto na própria comunidade quanto no mercado urbano.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-03T14:42:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-07-03T14:42:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15103
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia. Escola Politécnica
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Industrial
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia. Escola Politécnica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15103/3/TESE%20impress%c3%a3o.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15103/1/TESE%20impress%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15103/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b23c832eb99d18b20ff5504a23f23918
dcc14e7733dd0b7f6a02b91df2717c59
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459479789862912