ORISUN ATI AWỌN AYIE ATI AWỌN ARÁYÉ: a cosmogonia iorubá como uma proposta didática para a explicação da origem do mundo e da vida no ensino de história do 6º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Rosiléia Santana da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23664
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar os impactos na prática docente do ensino de História, ao construir propostas didáticas que incorporem à bagagem praxeológica a Cosmogonia Iorubá. Apoiamo-nos em elementos da Teoria Antropológica do Didático e em referencial teórico do campo da História das Ciências com a intenção de fazer um estudo histórico e epistemológico das concepções, trajetória e institucionalização do objeto do saber “Origem do Mundo e da Vida”. Tais estudos nos possibilitaram promover construções didáticas pautadas nas Diretrizes Curriculares das Relações Étnico-Raciais numa perspectiva de descolonização didática. Formulamos, assim, um problema de investigação, para alcançar nosso objetivo, com base na seguinte questão: como incorporar na bagagem praxeológica, prevista para o ensino de História no 6º Ano, saberes referentes à diversidade etnicorracial, como, por exemplo, a cosmogonia iorubá, por meio de propostas didáticas que permitam explicar, institucionalizar e avaliar a presença desses saberes no processo de construção para o ensino? Nessa conjuntura, elegemos os mitos “Òrún Aiyê” e “Ara Aiyê” como elemento na construção metodológica do nosso Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP), que compõe a Engenharia Didática de Michèle Artigue, objetivando contribuir no fazer didático de docente do ensino de História. A pesquisa foi de caráter qualitativo, com abordagens multiculturais fundamentados por elementos de um percurso de estudo e pesquisa. Nosso campo prático do estudo foi desenvolvido em três escolas do município de Salvador-Ba, com participação de três professoras de história do 6º ano (anos finais do fundamental II). Os dados foram construídos por meio de observação naturalista das aulas, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, estudos, formação e experimentação, estruturadas em gravações de áudios e imagens fotográficas e de vídeos. A investigação nos permitiu identificar mudanças positivas nas leituras, no (re)conhecimentos e nas praxeologias da história escolar das(os) participantes (docentes e discentes envolvidos(as)), no que se refere às técnicas utilizadas para a execução dos tipos de tarefas propostos, assim como na explicação, institucionalização e funcionalidade do Saber no meio didático, o que nos revela a importância dos trabalhos técnicospráticos na formação de professores(as). Julgamos que essa realização influenciou positivamente nas práticas das professoras, o que leva a contribuir na realização de propostas com outros diferentes saberes nos mais diferentes anos e áreas de ensino. Além de garantir alternativas para o cumprimento das diretrizes prescritas a partir das Determinações Legais, utilizando a Descolonização Didática como alternativa para a sua efetiva funcionalidade e efetividade.
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Nosso campo prático do estudo foi desenvolvido em três escolas do município de Salvador-Ba, com participação de três professoras de história do 6º ano (anos finais do fundamental II). Os dados foram construídos por meio de observação naturalista das aulas, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, estudos, formação e experimentação, estruturadas em gravações de áudios e imagens fotográficas e de vídeos. A investigação nos permitiu identificar mudanças positivas nas leituras, no (re)conhecimentos e nas praxeologias da história escolar das(os) participantes (docentes e discentes envolvidos(as)), no que se refere às técnicas utilizadas para a execução dos tipos de tarefas propostos, assim como na explicação, institucionalização e funcionalidade do Saber no meio didático, o que nos revela a importância dos trabalhos técnicospráticos na formação de professores(as). Julgamos que essa realização influenciou positivamente nas práticas das professoras, o que leva a contribuir na realização de propostas com outros diferentes saberes nos mais diferentes anos e áreas de ensino. Além de garantir alternativas para o cumprimento das diretrizes prescritas a partir das Determinações Legais, utilizando a Descolonização Didática como alternativa para a sua efetiva funcionalidade e efetividade.The present work had as objective to analyze the impacts in the teaching practice of the teaching of History, when constructing didactic proposals that incorporate to the praxeological baggage the Cosmogonia Yoruba. We are based on elements of the anthropological theory of the didactic and theoretical framework of the history of science with the intention of making a historical and epistemological study of the conceptions, trajectory and institutionalization of the object of knowledge "Origin of the World and Life." These studies enabled us to promote didactic constructions based on the Curricular Guidelines of EthnicRacial Relations in a perspective of didactic decolonization. We thus formulate a research problem in order to reach our objective, based on the following question: how to incorporate in the praxeological baggage, foreseen for the teaching of History in the 6th year, knowledge related to ethnic-racial diversity, such as the yoruba cosmogony, through didactic proposals that allow to explain, institutionalize and evaluate the presence of these knowledge in the construction process for teaching? At this conjuncture, we chose the myths "Òrún Aiyê" and "AraAiyê" as an element in the methodological construction of our Study and Research Path (PEP), which composes the Didactic Engineering of Michèle Artigue, aiming to contribute to the didactic teaching of teaching of History. The research was qualitative, with multicultural approaches based on elements of a study and research route. Our practical field of study was developed in three schools in the city of Salvador-Ba, with three teachers participation in the 6th year (the final years of fundamental II). The data were constructed through naturalistic observation of classes, application of questionnaires and semi-structured interviews, studies, formation and experimentation, structured in audio recordings and photographic images and videos. The research allowed us to identify positive changes in the readings, in the (re) knowledge and praxeologies of the school history of the participants (teachers and students involved), regarding the techniques used to perform the types of tasks Proposed, as well as in the explanation, institutionalization and functionality of Saber in the didactic environment, which reveals the importance of technical-practical work in teacher training. We believe that this realization has positively influenced the teachers' practices, which leads to contribute in the realization of proposals with other different knowledge in the most different years and areas of teaching. In addition to guaranteeing alternatives for compliance with the guidelines prescribed by the Legal Determinations, using Didactical Decolonization as an alternative to its effective functionality and effectiveness.Submitted by ROSILÉIA SANTANA (leiasansilva@gmail.com) on 2017-07-20T16:17:11Z No. of bitstreams: 1 ORISUN ATI AWỌN AYIE ATI AWỌN ARÁYÉ_Rosiléia Santana.pdf: 7459344 bytes, checksum: 82cdfc1747c0a767ea27fbae97e38a12 (MD5)Approved for entry into archive by NUBIA OLIVEIRA (nubia.marilia@ufba.br) on 2017-07-25T19:54:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ORISUN ATI AWỌN AYIE ATI AWỌN ARÁYÉ_Rosiléia Santana.pdf: 7459344 bytes, checksum: 82cdfc1747c0a767ea27fbae97e38a12 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-25T19:54:59Z (GMT). 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