O EDIFÍCIO TEATRAL COMO ESPAÇO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO: A PRÁXIS DA MEDIAÇÃO CULTURAL NO TEATRO SESC-SENAC PELOURINHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicalho, Poliana Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23644
Resumo: Este trabalho descreve um estudo de caso sobre a ação Mediação Cultural- Formação do Espectador, realizada no Teatro SESC-SENAC Pelourinho, unidade do Serviço Social do Comércio (SESC-Bahia), no período de 2013 a 2015, na cidade de Salvador. Foram analisados os projetos Viva Teatro! Viva o Circo! e Mostra SESC de Artes Aldeia Pelourinho. A pesquisa delineou-se a partir da seguinte questão: Como ocorre a aplicabilidade da metodologia da mediação cultural no edifício teatral? Assim, discorreu-se sobre a metodologia da mediação teatral, a partir do seu percurso logístico e artístico-pedagógico: Sensibilização (pré-espetáculo), Apreciação (durante) e Reverberação (pós-espetáculo). Nesta discussão, foi importante identificar o edifício teatral, na sua perspectiva artístico-pedagógica, a configuração do campo de trabalho da mediação, assim como o perfil do profissional mediador cultural. Para responder as questões que aparecem na pesquisa, procedeu-se à revisão de literatura, observação participante e instrumentos como questionários, com entrevista semiestruturada. O estudo de caso aponta que a implementação de uma práxis mediadora junto ao equipamento cultural, apesar de complexa e com resultados em longo prazo é uma ação política de construção da cidadania cultural de crianças, jovens, adultos e idosos que têm o direito à cultura; a participar, ter acesso e contribuir para a vida cultural.
id UFBA-2_8bf34aab57549c447152d88de5473943
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/23644
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Bicalho, Poliana LimaFranca de Vilhena, Deolinda CatarinaFranca de Vilhena, Deolinda CatarinaAquino, Rita Ferreira deCajaiba, Claudio2017-07-25T12:14:39Z2017-07-25T12:14:39Z2017-07-252016-03-30CUTTER P766http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23644Este trabalho descreve um estudo de caso sobre a ação Mediação Cultural- Formação do Espectador, realizada no Teatro SESC-SENAC Pelourinho, unidade do Serviço Social do Comércio (SESC-Bahia), no período de 2013 a 2015, na cidade de Salvador. Foram analisados os projetos Viva Teatro! Viva o Circo! e Mostra SESC de Artes Aldeia Pelourinho. A pesquisa delineou-se a partir da seguinte questão: Como ocorre a aplicabilidade da metodologia da mediação cultural no edifício teatral? Assim, discorreu-se sobre a metodologia da mediação teatral, a partir do seu percurso logístico e artístico-pedagógico: Sensibilização (pré-espetáculo), Apreciação (durante) e Reverberação (pós-espetáculo). Nesta discussão, foi importante identificar o edifício teatral, na sua perspectiva artístico-pedagógica, a configuração do campo de trabalho da mediação, assim como o perfil do profissional mediador cultural. Para responder as questões que aparecem na pesquisa, procedeu-se à revisão de literatura, observação participante e instrumentos como questionários, com entrevista semiestruturada. O estudo de caso aponta que a implementação de uma práxis mediadora junto ao equipamento cultural, apesar de complexa e com resultados em longo prazo é uma ação política de construção da cidadania cultural de crianças, jovens, adultos e idosos que têm o direito à cultura; a participar, ter acesso e contribuir para a vida cultural.This paper describes a case study of the Cultural Mediation – Spectator Formation, held at SESC-SENAC Pelourinho Theater, a unit of Social Service of Commerce (SESC-Bahia), from 2013 to 2015, in the city of Salvador. The projects Viva Teatro!, Viva o Circo! and Mostra SESC de Artes Aldeia Pelourinho were analyzed. The research was established from the follow ing question: How does the applicability of cultural mediation methodology take place at the theater building? Thus, the methodology of theatrical mediation was addressed from its logistical and artistic-pedagogical path: Awareness (pre-show), Appreciation (during) and Reverberatio n (post-show). It was important to identify in this discussion, the theater building in its artistic - pedagogical perspective, the mediation’s work field setup, as well as the cultural mediator´s profile. To clarify the questions that emerge on the research, a literature review, participant observation and instruments such as questionnaires and semi-structured interviews were used. The case study indicates that the implementation of a mediation praxis with the cultural facilities, despite the complexity and long-term results, is a political action aiming a cultural citize nship construction of children, juveniles, adults and seniors, who have the right to culture, to participate, to access and contribute to the cultural life.Submitted by Poliana BICALHO (polianabicalho.producao@gmail.com) on 2017-05-23T18:46:26Z No. of bitstreams: 1 POLIANA LIMA BICALHO.pdf: 1531705 bytes, checksum: 1e458c713aac628b5e084294d3f9c8ac (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2017-07-25T12:14:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 POLIANA LIMA BICALHO.pdf: 1531705 bytes, checksum: 1e458c713aac628b5e084294d3f9c8ac (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-25T12:14:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLIANA LIMA BICALHO.pdf: 1531705 bytes, checksum: 1e458c713aac628b5e084294d3f9c8ac (MD5)CnpqArtes CênicasArtes CênicasEdifício TeatralMediação CulturalRecepçãoO EDIFÍCIO TEATRAL COMO ESPAÇO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO: A PRÁXIS DA MEDIAÇÃO CULTURAL NO TEATRO SESC-SENAC PELOURINHOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Teatro/Escola de DançaPrograma de Pós Graduação em Artes CênicasPPGACBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALPOLIANA LIMA BICALHO.pdfPOLIANA LIMA BICALHO.pdfapplication/pdf1531705https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23644/1/POLIANA%20LIMA%20BICALHO.pdf1e458c713aac628b5e084294d3f9c8acMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23644/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTPOLIANA LIMA BICALHO.pdf.txtPOLIANA LIMA BICALHO.pdf.txtExtracted texttext/plain350552https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23644/3/POLIANA%20LIMA%20BICALHO.pdf.txt90f6e86a94e354f700dd175d90a4b28aMD53ri/236442022-02-23 19:15:43.65oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-23T22:15:43Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O EDIFÍCIO TEATRAL COMO ESPAÇO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO: A PRÁXIS DA MEDIAÇÃO CULTURAL NO TEATRO SESC-SENAC PELOURINHO
title O EDIFÍCIO TEATRAL COMO ESPAÇO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO: A PRÁXIS DA MEDIAÇÃO CULTURAL NO TEATRO SESC-SENAC PELOURINHO
spellingShingle O EDIFÍCIO TEATRAL COMO ESPAÇO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO: A PRÁXIS DA MEDIAÇÃO CULTURAL NO TEATRO SESC-SENAC PELOURINHO
Bicalho, Poliana Lima
Artes Cênicas
Artes Cênicas
Edifício Teatral
Mediação Cultural
Recepção
title_short O EDIFÍCIO TEATRAL COMO ESPAÇO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO: A PRÁXIS DA MEDIAÇÃO CULTURAL NO TEATRO SESC-SENAC PELOURINHO
title_full O EDIFÍCIO TEATRAL COMO ESPAÇO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO: A PRÁXIS DA MEDIAÇÃO CULTURAL NO TEATRO SESC-SENAC PELOURINHO
title_fullStr O EDIFÍCIO TEATRAL COMO ESPAÇO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO: A PRÁXIS DA MEDIAÇÃO CULTURAL NO TEATRO SESC-SENAC PELOURINHO
title_full_unstemmed O EDIFÍCIO TEATRAL COMO ESPAÇO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO: A PRÁXIS DA MEDIAÇÃO CULTURAL NO TEATRO SESC-SENAC PELOURINHO
title_sort O EDIFÍCIO TEATRAL COMO ESPAÇO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICO: A PRÁXIS DA MEDIAÇÃO CULTURAL NO TEATRO SESC-SENAC PELOURINHO
author Bicalho, Poliana Lima
author_facet Bicalho, Poliana Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bicalho, Poliana Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franca de Vilhena, Deolinda Catarina
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Franca de Vilhena, Deolinda Catarina
Aquino, Rita Ferreira de
Cajaiba, Claudio
contributor_str_mv Franca de Vilhena, Deolinda Catarina
Franca de Vilhena, Deolinda Catarina
Aquino, Rita Ferreira de
Cajaiba, Claudio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes Cênicas
topic Artes Cênicas
Artes Cênicas
Edifício Teatral
Mediação Cultural
Recepção
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Cênicas
Edifício Teatral
Mediação Cultural
Recepção
description Este trabalho descreve um estudo de caso sobre a ação Mediação Cultural- Formação do Espectador, realizada no Teatro SESC-SENAC Pelourinho, unidade do Serviço Social do Comércio (SESC-Bahia), no período de 2013 a 2015, na cidade de Salvador. Foram analisados os projetos Viva Teatro! Viva o Circo! e Mostra SESC de Artes Aldeia Pelourinho. A pesquisa delineou-se a partir da seguinte questão: Como ocorre a aplicabilidade da metodologia da mediação cultural no edifício teatral? Assim, discorreu-se sobre a metodologia da mediação teatral, a partir do seu percurso logístico e artístico-pedagógico: Sensibilização (pré-espetáculo), Apreciação (durante) e Reverberação (pós-espetáculo). Nesta discussão, foi importante identificar o edifício teatral, na sua perspectiva artístico-pedagógica, a configuração do campo de trabalho da mediação, assim como o perfil do profissional mediador cultural. Para responder as questões que aparecem na pesquisa, procedeu-se à revisão de literatura, observação participante e instrumentos como questionários, com entrevista semiestruturada. O estudo de caso aponta que a implementação de uma práxis mediadora junto ao equipamento cultural, apesar de complexa e com resultados em longo prazo é uma ação política de construção da cidadania cultural de crianças, jovens, adultos e idosos que têm o direito à cultura; a participar, ter acesso e contribuir para a vida cultural.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-25T12:14:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-25T12:14:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23644
dc.identifier.other.none.fl_str_mv CUTTER P766
identifier_str_mv CUTTER P766
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro/Escola de Dança
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGAC
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro/Escola de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23644/1/POLIANA%20LIMA%20BICALHO.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23644/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23644/3/POLIANA%20LIMA%20BICALHO.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e458c713aac628b5e084294d3f9c8ac
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
90f6e86a94e354f700dd175d90a4b28a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502613811757056