Dramaturgias de desvio: recorrências em textos encenados no Brasil entre 1995 e 2015
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19583 |
Resumo: | Esta tese apresenta uma reflexão sobre dramaturgias contemporâneas a partir da análise comparativa de 100 textos encenados no Brasil entre 1995 e 2015. A pesquisa reconhece a emersão de elementos épicos e líricos na maioria das dramaturgias analisadas e a predominância da noção de situação dramática sobre a ideia de uma ação dramática em progressão linear. A autorreflexividade é a principal qualidade evidenciada nessas emersões épicas e líricas, as quais constituem diferentes estratégias de relativização/abertura de sentido, conceituadas neste estudo como desvios. Por meio de uma abordagem dos procedimentos dramatúrgicos relativos à construção da intriga, este estudo propõe uma tipologia básica de desvios e, para isso, baseia-se, particularmente, na noção de desvio do dramaturgo e teórico francês Jean-Pierre Sarrazac, assim como no modelo de drama lírico da também dramaturga e teórica brasileira Cleise Mendes, entre outras referências artísticas e teóricas como Bertolt Brecht e a noção de distanciamento; Mikhail Bakhtin e a noção de dialogismo; e Umberto Eco e a noção de obra aberta. Sobretudo, esta tese defende a associação de determinados procedimentos dramatúrgicos com o modo lírico, no sentido de ampliar teoricamente a noção de desvio, relacionando-a tanto às emersões épicas quanto às emersões líricas do drama. Palavras-chave: Dramaturgias contemporâneas; Desvio; Distanciamento; Dialogismo; Drama lírico. |
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Por meio de uma abordagem dos procedimentos dramatúrgicos relativos à construção da intriga, este estudo propõe uma tipologia básica de desvios e, para isso, baseia-se, particularmente, na noção de desvio do dramaturgo e teórico francês Jean-Pierre Sarrazac, assim como no modelo de drama lírico da também dramaturga e teórica brasileira Cleise Mendes, entre outras referências artísticas e teóricas como Bertolt Brecht e a noção de distanciamento; Mikhail Bakhtin e a noção de dialogismo; e Umberto Eco e a noção de obra aberta. Sobretudo, esta tese defende a associação de determinados procedimentos dramatúrgicos com o modo lírico, no sentido de ampliar teoricamente a noção de desvio, relacionando-a tanto às emersões épicas quanto às emersões líricas do drama. Palavras-chave: Dramaturgias contemporâneas; Desvio; Distanciamento; Dialogismo; Drama lírico.ABSTRACT This thesis presents a reflection on contemporary dramaturgy from the comparative analysis of 100 texts staged in Brazil between 1995 and 2015. The research recognizes the emergence of epic and lyrical elements in the analyzed dramaturgy and the predominance of the notion of dramatic situation over the idea of a dramatic action in linear progression. The self-reflexivity is the main quality evidenced in these epic and lyrical emergences, which are different strategies of relativity and open meaning, conceptualized in this study as deviations. Through an approach of dramaturgical procedures relating to the construction of intrigue, this study proposes a basic typology of deviations and, therefore, is based mainly on the notion of deviation formulated by the playwright and french theorist Jean-Pierre Sarrazac, as well as in the model of lyrical drama, formulated by the brazilian playwright and theoretical Cleise Mendes, among other artistic and theoretical references as Bertolt Brecht and his notion of estrangement; Mikhail Bakhtin and his notion of dialogism; and Umberto Eco and the notion of open work. Above all, this thesis defends the alignment of certain dramaturgical procedures with the lyrical genre, to theoretically extend the concept of deviation, relating it to the epic emergences and also to the lyrical emergences of drama. Keywords: Contemporary playwriting; Deviation; Estrangement; Dialogism; Lyrical drama.Submitted by João Sanches (sanchesjoao@ig.com.br) on 2016-06-28T20:43:46Z No. of bitstreams: 1 TESEJOÃOSANCHES.pdf: 1847782 bytes, checksum: d24bb8ebd4f84fea01031b7a6d6a79db (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2016-06-29T12:11:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESEJOÃOSANCHES.pdf: 1847782 bytes, checksum: d24bb8ebd4f84fea01031b7a6d6a79db (MD5)Made available in DSpace on 2016-06-29T12:11:44Z (GMT). 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Esta tese apresenta uma reflexão sobre dramaturgias contemporâneas a partir da análise comparativa de 100 textos encenados no Brasil entre 1995 e 2015. A pesquisa reconhece a emersão de elementos épicos e líricos na maioria das dramaturgias analisadas e a predominância da noção de situação dramática sobre a ideia de uma ação dramática em progressão linear. A autorreflexividade é a principal qualidade evidenciada nessas emersões épicas e líricas, as quais constituem diferentes estratégias de relativização/abertura de sentido, conceituadas neste estudo como desvios. Por meio de uma abordagem dos procedimentos dramatúrgicos relativos à construção da intriga, este estudo propõe uma tipologia básica de desvios e, para isso, baseia-se, particularmente, na noção de desvio do dramaturgo e teórico francês Jean-Pierre Sarrazac, assim como no modelo de drama lírico da também dramaturga e teórica brasileira Cleise Mendes, entre outras referências artísticas e teóricas como Bertolt Brecht e a noção de distanciamento; Mikhail Bakhtin e a noção de dialogismo; e Umberto Eco e a noção de obra aberta. Sobretudo, esta tese defende a associação de determinados procedimentos dramatúrgicos com o modo lírico, no sentido de ampliar teoricamente a noção de desvio, relacionando-a tanto às emersões épicas quanto às emersões líricas do drama. Palavras-chave: Dramaturgias contemporâneas; Desvio; Distanciamento; Dialogismo; Drama lírico. |
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