Latim nos brasões das universidades federais brasileiras: alguns modelos de inscrições.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Eliana Correia Brandao
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Norma Suely da Silva, Almeida, Isabela Santos de, Carmo, Tereza Pereira do, Ribeiro, Maria Alice Santos, Santos, Zélia Gonçalves dos
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37825
Resumo: A universitas surge entre os séculos XI e XIII e o termo em latim remete à noção de universalidade aplicada às corporações eclesiásticas Universitas magistrorum et scholarium- universidade. Nesta instituição, ensino compunha-se do curriculum do Trivium (artes liberais e arte da lógica) e pelo curriculum do Quadrivium (artes dos números e da música), os quais tiveram a contribuição do filósofo romano Anicius Manlius Torquatus Severinus Boethius, fundador da educação escolástica e tradutor dos textos gregos de caráter didático para a língua latina. Esses Curricula serviriam de base à educação e foram ensinados em latim até o início do século XIX, nas universidades. A heráldica medieval assim como a origem e os valores das litterarum universitas são condizentes, ou seja, a grandeza dessa instituição está vinculada com a simbologia da índole heráldica. A tradição de adotar brasões para representar as universidades confere nobreza à instituição e constitui-se na sua imagem mais sintética, aquela que os olhos primeiro captam e que registra na memória, o seu vínculo com a universidade. (ALMEIDA FILHO 2011, informação verbal). O artigo apresenta uma síntese histórica sobre o surgimento das Universitas, no início do período medieval, quando o latim era a língua oficial nessas instituições, assim como tece breves comentários sobre as inscrições nos brasões de algumas universidades federais brasileiras. Com base na pesquisa descritiva, se reconhece a importância didática do ensino de latim na academia e, como objeto de estudo, sua colaboração para o avanço da pesquisa científica na área de Linguística. De modo igual, apresenta sua contribuição para a parte cultural de uma sociedade, assim como demonstra a relevância desta língua para a representação da identidade institucional das universidades, cuja inscrição em seus brasões traduz o ideal da instituição vinculado à missão, à visão e aos valores que se propõem para o ensino, a pesquisa e a extensão.
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Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36972.978-65-5630-470-0https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37825Submitted by Maria Alice Ribeiro (malice@ufba.br) on 2023-09-16T22:46:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Cap_10_Latim_Brasoes_Universidades_Brasileiras.pdf: 9614844 bytes, checksum: ab9b6ab628e39b4273f1c121d25d70ba (MD5)Approved for entry into archive by Daiane de Araújo Silva (daianeas@ufba.br) on 2023-09-18T12:20:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Cap_10_Latim_Brasoes_Universidades_Brasileiras.pdf: 9614844 bytes, checksum: ab9b6ab628e39b4273f1c121d25d70ba (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-18T12:20:00Z (GMT). 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A heráldica medieval assim como a origem e os valores das litterarum universitas são condizentes, ou seja, a grandeza dessa instituição está vinculada com a simbologia da índole heráldica. A tradição de adotar brasões para representar as universidades confere nobreza à instituição e constitui-se na sua imagem mais sintética, aquela que os olhos primeiro captam e que registra na memória, o seu vínculo com a universidade. (ALMEIDA FILHO 2011, informação verbal). O artigo apresenta uma síntese histórica sobre o surgimento das Universitas, no início do período medieval, quando o latim era a língua oficial nessas instituições, assim como tece breves comentários sobre as inscrições nos brasões de algumas universidades federais brasileiras. Com base na pesquisa descritiva, se reconhece a importância didática do ensino de latim na academia e, como objeto de estudo, sua colaboração para o avanço da pesquisa científica na área de Linguística. 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